Funções Orgânicas: veja os Hidrocarbonetos. Química Enem

Vamos relembrar de uma função orgânica bastante utilizada como combustível? É isso ai! Hidrocarbonetos! O Petróleo é o maior exemplo. O tema cai nas provas de química dos vestibulares e no do Enem

Você está com tudo em cima para as questões de Química no Enem e no Vestibular? – Então, responda sem pensar: O que são os Hidrocarbonetos?

– Demorou! É hora de revisar, pois eles fazem parte de uma área super importante da Química Orgânica. vamos lá! Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados unicamente por carbono e hidrogênio unidos tetraedricamente por ligação covalente. hidrocarbonetos

Os hidrocarbonetos são a chave principal da química orgânica, visto que são eles que fornecem as coordenadas principais para formação de novas cadeias e posteriormente para nomenclatura de outros compostos.

Veja a Estrutura da Cadeia Carbônica

Confira agora com o professor Felipe Sobis, do canal do Curso Enem Gratuito.

A dica do professor Felipe Sobis:

Não basta que a cadeia seja a maior para ser considerada a cadeia principal. Ela deve conter a função, as insaturações e o máximo de ramificações.

estado físico dos hidrocarbonetos geralmente é gasoso ou líquido, em virtude de seu baixo ponto de fusão e ebulição. Por ser apolares, e unidos por forças intermoleculares fracas, são pouco solúveis em água, ou seja, seu grau de dissociação é bastante pequeno até que seja atingido o equilíbrio.

Veja a subdivisão dos hidrocarbonetos

Os hidrocarbonetos são subdivididos em alcanos, alcenos e alcinos, podendo ser de cadeias ramificadas, cíclicos ou acíclicos, saturados e insaturados e aromáticos onde:

Alcanos: são hidrocarbonetos alifáticos saturados, isto é, apresentam cadeia aberta com simples ligações apenas.   Fórmula geral: CnH2n+2 Química - ButanoButano: C4H10

Alcenos: ou olefinas, são hidrocarbonetos alifáticos insaturados que apresentam uma dupla ligação.
Fórmula geral: CnH2nQuímica - EtenoEteno: C2H4

Alcinos: são hidrocarbonetos alifáticos insaturados por uma tripla ligação.
Fórmula geral: CnH2n-2Química - Etino

Etino: C2H2, também conhecido como Acetileno.Química - Alcanos

A parafina é composta por alcanos. Você sabia?

RADICAIS  DERIVADOS DE HIDROCARBONETOS

São grupos átomos obtidos de um hidrocarboneto quando se retiram um ou mais átomos de hidrogênio. Assim se obtêm radicais monovalentes, bivalentes etc.

Dica de Química: Quer rever outras funções orgânicas? Acesse o blog do Enem e reveja as principais funções orgânicas. Aproveite essa chance! https://blogdoenem.com.br/quimica-funcoes-organicas/.

Aula Gratuita sobre as funções orgânicas

Veja os principais Radicais:

Vamos relembrar os radicais? O blog do Enem preparou um resumo simples para você nunca mais esquecer!

Química - Hidrocarbonetos

Veja as dicas de Redação Enem e aulas grátis de todas as matérias
Veja as dicas de Redação Enem e aulas grátis de todas as matérias

Quer saber quais hidrocarbonetos fazem parte do seu cotidiano? Acesse o link e confira!
https://www.soq.com.br/cotidiano/hidrocarbonetos/

Dica 4. Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br  e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.

“Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis. Entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las.”  Sêneca

Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula sobre os Hidrocarbonetos foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel