Petróleo: Veja a Química do combustível que move o mundo!

Você sabe tudo sobre o petróleo? Ele faz parte de diversos produtos do nosso dia-a-dia, muito comum em provas de química dos vestibulares e Enem. Vamos relembrar?

Sim, Petróleo cai no Enem. É conteúdo de Química, e também pode cair em Geografia ou Atualidades. Veja o que é o petróleo.

Petróleo – do latim Petra(pedra) e Oleum(óleo).  É uma mistura viscosa, menos densa do que a água, composta por grande quantidade de hidrocarbonetos e pequenas quantidades de substâncias contendo enxofre, oxigênio e nitrogênio. Contêm alcanos, alcenos,cicloalcanos e compostos aromáticos. Sua cor varia entre marrom e preta, embora também possa ser encontrado na cor verde ou azul, dependendo de sua composição.

Mas como é utilizado o petróleo e quais os seus derivados?

Além de gerar a gasolina, que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.

Você lembra como é explorado o petróleo? O blog do Enem te ajuda a relembrar!

Química - PetróleoA exploração do petróleo compreende três passos importantes:

  • A localização de bacias sedimentares;
  • As perfurações;
  • A extração.

 

Quer aprender mais sobre os combustíveis?

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/
Dica 2 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem te da a dica, acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. Aproveite! https://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

O que significa refinar o petróleo?

Devido a sua composição variável, e ao seu grande número de substâncias que o compõem, o petróleo não pode ser empregado diretamente na produção de seus derivados. Antes de sua utilização, ele é transportado para uma indústria chamada refinaria.

Refinar petróleo é, portanto, separar suas frações, processá-lo, transformando-o em produtos de grande utilidade: os derivados de petróleo.

A primeira etapa de separação dos diversos componentes do petróleo do mundo é uma destilação fracionada. Esse processo ocorre dentro de uma torre de destilação. Nela à medida que a torre aumenta a temperatura diminui. A separação ocorre em função da diferença na temperatura de ebulição de cada fração da mistura. Frações com menor número de átomos de carbono são obtidas nas partes superiores da torre; e as com maior número de átomos de carbono, nos níveis inferiores.

O CRAQUEAMENTO DO PETRÓLEO

É o aquecimento a altas temperaturas com o auxilio de catalisadores adequados e na ausência de oxigênio, das frações de cadeias carbônicas maiores, para aumentar o rendimento de certos componentes como a gasolina e o óleo diesel.

Veja um exemplo:

C36H74 →C8H18 + C4H10 + C3H8 + outros hidrocarbonetos

Craqueamento catalítico do C36H74, chamado de gasóleo parafínico

Química - destilação fracionadaColuna de destilação fracionada

Você sabe quem são os maiores países produtores de petróleo?

Os países que possuem maior número de poços de petróleo estão localizados no Oriente Médio, e, por sua vez, são os maiores exportadores mundiais. Os Estados Unidos da América, Rússia, IrãArábia SauditaVenezuela, Kuwait, Líbia, IraqueNigéria e Canadá, Cazaquistão, China e Emirados Árabes Unidos são considerados os maiores produtores mundiais.

Saiba mais sobre a origem do petróleo acessando a escola Edison e assistindo a um vídeo superinteressante sobre o petróleo. É para tirar de letra esse assunto. Se liga! Cai nas provas de química dos vestibulares e no Enem.

Pré-sal um assunto da atualidade! Saiba mais e saia na frente! Cai nas provas de química dos vestibulares e no próximo Enem.

FONTES ALTERNATIVAS MINERAIS AO PETRÓLEO

Em função do elevado consumo de petróleo no mundo, diversos países investem grandes somas de dinheiro em pesquisas para encontrar substitutos para essa fonte tão importante de energia e matérias-primas para a indústria atual.

  • Xisto: É uma rocha muito comum no país, rica em querogênio, percursor do petróleo. Quando aquecida essa rocha libera gases e óleos ricos em hidrocarbonetos leves, valiosos para a indústria petroquímica.
  • Biogás: É produzido pela decomposição de matéria orgânica na ausência do oxigênio. Durante esse processo é produzido principalmente o gás metano conhecido também como gás do pântano.
Dica 3 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.

“ Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para céu, pois lá você esteve e para lá você desejará voltar.”

Leonardo da Vinci

Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel