Revisão de Química. Reação de dupla troca

Você lembra da reação química de dupla troca? Vamos relembrar? Cai nas provas de química vestibulares de todo e Brasil e também no Enem.

A reação é de dupla troca quando há dois reagentes e dois produtos, todas substâncias inorgânicas compostas, e ocorre um espécie de “troca”.

XY +ZW  →  ZY  +  XW 

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Você lembra quais são as condições de ocorrência de uma reação de dupla-troca? Vamos rever? Cai nas provas dos vestibulares e no Enem!

Uma reação de dupla-troca ocorre quando pelo menos uma das condições abaixo for satisfeita.

a) Um dos produtos é insolúvel (veja a tabela no final).

b) Um dos produtos é um eletrólito mais fraco que um dos reagentes.

c) Um dos produtos é volátil.

d) Um dos produtos é um gás.

Química - Reação de Dupla Troca

Dica 2 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem te da a dica, acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. Aproveite! http://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

Assista mais sobre as reações de dupla troca assistindo a vídeoaula totalmente gratuita do vestibulando digital, vamos lá! Cai nas provas dos vestibulares e no Enem!

Dica 3 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.

Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre Reação de dupla troca foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique .

Munique Química

Agora que você já sabe tudo sobre Química e Reações de Dupla Troca, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem)

Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem