Reações químicas de deslocamento – Química Enem

Que tal relembrar um pouco sobre as reações químicas de deslocamento dos metais? O Blog do Enem preparou um super resumo para você mandar ver na prova do Enem e dos vestibulares de todo Brasil? Não deixe de conferir!

Há vários tipos de reações químicas. Neste post estudaremos as reações químicas de deslocamento. Para você entender como elas funcionam, é importante que você lembre de um dos princípios básicos da química, a Lei de Lavoisier, diz que “na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”.

Esta lei se aplica muito bem neste tipo de reação, uma vez que nela os átomos simplesmente se deslocam, trocando posições. Você conhece como funcionam as reações químicas de deslocamento e como identificá-las? Não?

Então se liga neste excelente post que a professora Munique Dias preparou para o Blog do Enem. É Química Enem para você conquistar sua vaga na universidade! Vem com a gente!

Reações Químicas de Deslocamento

As chamadas reações químicas de deslocamento ou reações químicas de simples troca, são reações onde ocorre a troca de posição do metal, que é colocado para reagir com o cátion de outro reagente.

O princípio desses processos químicos é de que um determinado átomo desloca outro átomo presente em certa substância composta, o que resulta em uma nova substância química.

  • Vamos ver de uma forma genérica, como ocorre essa reação:
  • Substância Simples (A) + Substância Composta  (XY); resulta em Substância Composta (AX) + Substância Simples (Y)
  • Agora, na equação simplificada: A + (XY) > (AX) + Y

 

Resumo sobre os tipos de reações

Confira agora com a professora Larissa uma aula-resumo do canal do Curso Enem Gratuito sobre as Reações de Deslocamento e as Reações de  Troca.

As dica da professora Larissa:

  1. Reações inorgânicas são fenômenos químicos que ocorrem quando substâncias inorgânicas são colocadas em um mesmo recipiente, o que gera substâncias diferentes das que foram utilizadas como reagentes.
  2. Vem que a professora Larissa te explica os quatro tipos de reação e te dá exemplos! 😀

 

A Reação de troca

Para que ocorra uma reação química de simples troca, a substância simples (A) deve ser mais reativa que o elemento que será deslocado da substância composta (Y), elemento este, que se transformará em uma substância simples.

Os metais mais reativos são aqueles que possuem grande tendência a perder elétrons, logo, formam íons positivos com mais facilidade. Eles podem ser ordenados por meio de sua reatividade química, conforme mostrado abaixo, estando os metais mais reativos à esquerda, e os menos reativos à direita.

O elemento hidrogênio é mostrado em destaque, apesar de não ser metálico, em vista de muitas literaturas o considerarem como um padrão, ao qual demais elementos são relacionados em sua reatividade química.

(+)Li>Cs>Rb>K>Ba>Sr>Ca>Na>Mg>
Be>Al>Zn>Cr>Fe>Cd>Co>Ni>Pb>H>
Sb>Bi>Cu>Hg>Ag>Pd>Pt>Au(-)

A sequência significa que o lítio é mais reativo que o Césio, que é mais reativo que o Rubídio e assim por diante.

Dica 1– Entenda mais sobre o rendimento das reações químicas com este post da professora Munique Dias.
Dica 2 – Reveja também outro assunto muito importante e muito cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares de todo Brasil. Acesse o nosso blog do Enem e veja um super-resumo sobre ligações iônicas preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa?

A reatividade química dos não-metais varia com a eletronegatividade, logo, quanto mais eletronegativo for o elemento, mais reativo será o não-metal. Eles também podem ser organizados de acordo com sua reatividade, como mostra a sequência abaixo, que segue o mesmo padrão da anterior.

(+)F>O>N>Cl>Br>I>S>C>P(-)

Entendeu? Vamos ver um exemplo:

Quando uma lâmina de zinco (Zn) é colocada em uma solução aquosa de sulfato de cobre (CuSO4), observamos que a solução de sulfato de cobre passa de um azul escuro para um azul mais claro, pois há um depósito de cobre sobre a lâmina de zinco.

Essa reação pode ser representada pela equação:

Zn + CuSO4 → ZnSO4 + Cu

Através da equação podemos observar que o zinco deslocou o cobre, o que mostra ele é mais reativo, como podemos observar na fila de reatividade apresentada anteriormente.

E aí, aprendeu um pouco mais sobre as reações químicas de deslocamento ou simples troca? Beleza!

Agora para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, assista esta videoaula do Química completa! Não fique de fora dessa!

Agora, para finalizar sua revisão de Química Enem, que tal testar seu conhecimento? Você consegue resolver este exercício?

(UFPA) O sódio é um metal mole, de cor prateada, que reage violentamente com água, como está equacionado a seguir:
2 Na(s) + 2 H2O(l) → 2 NaOH(aq) + H2(g)
Essa reação química é identificada como:
a) adição.
b) análise.
c) dupla troca.
d) simples troca.
e) neutralização.

Resposta: d

Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel