Reaplicação do Encceja 2023: pedidos devem ser enviados até sexta-feira

Pessoas com problemas de logística ou doença podem pedir a reaplicação do Encceja 2023 até o dia 1º de setembro. Saiba como fazer a solicitação!

No último domingo, 27 de agosto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) concluiu a aplicação regular do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, às 20h30 (horário de Brasília). Os pedidos de reaplicação do Encceja 2023 devem ser realizados até sexta-feira, dia 1º de setembro. 

Mais de 1,1 milhão de pessoas estavam inscritas para participar desta edição. No entanto, apenas 355,85 mil compareceram para fazer o exame. 

As provas foram realizadas em todos os estados do Brasil, abrangendo 622 municípios e 2.313 locais de aplicação. A realização do Encceja contou com a mobilização de mais de 120 mil colaboradores.

Se você não conseguiu participar e deseja solicitar a reaplicação do Encceja 2023, acompanhe a leitura e saiba como proceder. 

Avaliação dos Níveis Fundamental e Médio

Os participantes do ensino fundamental foram submetidos a avaliações abrangendo ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história e geografia. A redação abordou o tema “A importância do respeito às religiões de matrizes africanas”.

No caso do ensino médio, os avaliados enfrentaram questões relacionadas a ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, além de ciências humanas e suas tecnologias. O tema da redação foi “Ações para cuidar da saúde mental do trabalhador”.

Reaplicação do Encceja 2023

O Inep aceitará solicitações de reaplicação do Encceja 2023 até a próxima sexta-feira, 1º de setembro. 

Essa opção está disponível apenas para os participantes que enfrentaram problemas logísticos no dia 27 de agosto ou que apresentaram sintomas de doenças infectocontagiosas na véspera do exame, conforme especificado no edital

Os pedidos devem ser feitos através do Sistema Encceja, acompanhados de um documento comprobatório legível que justifique a ausência.

Justificativa de ausência e próxima edição

Aqueles que faltaram a todas as provas nas áreas em que se inscreveram, por motivos não previstos no edital, não podem solicitar a reaplicação. No entanto, precisam justificar a ausência caso desejem participar da próxima edição do exame, com o prazo a ser anunciado no edital do Encceja 2024.

Datas importantes

  • Gabarito do Encceja 2023: será publicado no Portal do Inep até o 10º dia útil após o exame, ou seja, até 11 de setembro, conforme o edital.
  • Resultado do Encceja 2023: estará disponível em 22 de dezembro de 2023, no Sistema Encceja, mediante login com CPF e senha.

Critérios de aprovação

Para obter a certificação, os candidatos precisam atingir uma pontuação mínima de 100 pontos em cada área de conhecimento e 5 pontos na redação.

Importância e impacto do Encceja

Realizado desde 2002 pelo Inep, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, o Encceja possibilita que jovens e adultos retomem seus estudos. Essa participação é voluntária e gratuita, abrindo oportunidades para aqueles que não concluíram a educação formal na idade convencional. As provas avaliam habilidades e saberes adquiridos tanto na escola quanto fora dela.

Os resultados do Encceja são usados pelas secretarias de Educação e institutos federais para certificar participantes no nível de conclusão do ensino fundamental e médio. Além disso, o exame fornece uma referência nacional para avaliação de jovens e adultos, exercendo um papel multifacetado na educação brasileira.

O Encceja também orienta a implementação de medidas e políticas visando aprimorar a qualidade da educação para jovens e adultos, além de contribuir para análises e indicadores sobre o sistema educacional do Brasil.

Estude com o Curso do Encceja Gratuito

Para quem vai pedir a reaplicação do Encceja 2023, ou mesmo se preparar para as próximas edições da prova, é possível estudar de graça com o Curso do Encceja Gratuito.

A plataforma traz aulas escritas, videoaulas, cursos especiais e simulados de acordo com os conteúdos mais cobrados no exame. 

Sua chance de conquistar o diploma está mais perto do que você imagina! Estamos com você! 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Encceja
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel