MEC contesta Fake News e confirma Enem 2018: veja as recomendações para que tudo corra bem nos dias de prova

Fique ligado: as provas acontecem no primeiro dia da mudança para o Horário de Verão, por isso, atenção para não se atrasar!

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 estão confirmadas e começam mesmo hoje (4 de novembro) e no próximo domingo (11 de novembro).  Rolou um Fake News nas redes sociais com a falsa informação de que o Enem teria sido cancelado. Mas, é puro boato. O MEC e o INEP enviaram e-mail aos candidatos confirmando a prova.

Depois de muito tempo de preparação, é importante que os candidatos fiquem atentos para o que devem fazer antes e durante o exame, de forma que tudo ocorra sem contratempos.

No primeiro dia, serão cinco horas e meia para o participante resolver questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. Para ter um texto nota mil é importante que o candidato saiba que qualquer explanação que desrespeite os direitos humanos incorrerá na perda de 200 pontos.  Veja aqui Como fazer a Redação do Enem.

Download das Provas com gabarito – Veja no Blog do Enem o Download das Provas e o Gabarito com a correção feita pelos professores do Curso Enem Gratuito, e comece a calcular suas chances.

No segundo domingo serão cinco horas para o estudante desenvolver as questões propostas de ciências da natureza e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias. A seguir, confira algumas dicas valiosas:

Local de prova

Os candidatos devem procurar com antecedência saber o local de prova. Todas as informações necessárias estão disponíveis no cartão de confirmação, que pode ser acessado na página do participante e no aplicativo do Enem 2018. É interessante fazer o trajeto antes do dia do exame, para verificar a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar ao local de prova, evitando atrasos no dia da aplicação.

Horário

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, pelo horário de Brasília. A prova começa às 13h30. Como o horário de referência é o de Brasília, e domingo, 4, será o primeiro dia do horário de verão, o Inep alerta que os participantes se preparem para a mudança. Todos, onde quer que estejam, devem converter a hora local para o horário de Brasília, já adaptado ao horário de verão. Fique atento aos horários.

Cartão de confirmação

O documento informa número de inscrição, local de prova (com endereço e número da sala), datas e horários do exame e opção de língua estrangeira escolhida, além de atendimentos específicos ou especializados e recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados. É preciso informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição. Quem esqueceu a senha pode recuperá-la na página do Enem, por meio de um passo a passo elaborado pelo Inep.

Documentação

Nesta edição do Enem, vários documentos podem ser utilizados para identificação, mas só valem os originais, oficiais e com foto, como carteira de identidade, carteira de trabalho e previdência social, certificado de dispensa de incorporação, certificado de reservista, passaporte, carteira nacional de habilitação e identidade funcional. Não será aceito qualquer documento em formato eletrônico.

O que levar

Fique atento aos itens obrigatórios e proibidos no dia das provas. Todos os alunos devem levar, além do documento de identificação, uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Como a leitura ótica do cartão de respostas só identifica a cor preta, está vetado o uso de canetas de tinta azul ou vermelha, lápis e lapiseira. O ideal é que o estudante leve mais de uma caneta. É aconselhável também portar o cartão de confirmação de inscrição.

É proibido levar qualquer material impresso (livros, apostilas), borracha, caneta de material não transparente, corretivo, dispositivos eletrônicos, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados e imagens, vídeos e mensagens, óculos escuros, relógio, chapéus, gorros e bonés.

Durante a prova

Antes de entrar na sala, guarde os objetos não permitidos no envelope porta-objetos, feche o lacre e deixe-o debaixo da sua cadeira. Não esqueça de conferir seus dados no cartão-resposta ou folha de redação e certifique-se de que não esteja faltando nenhuma pergunta ou página em seu caderno de questões.

É possível se alimentar e hidratar durante as provas, mas é importante o candidato saber que os produtos poderão ser verificados a qualquer momento. O Inep recomenda que, nesse caso, o estudante leve alimentos de fácil manuseio e não exagere no consumo.

Vale a pena acessar a Cartilha da Redação do Enem, elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Resultado

A divulgação dos gabaritos se dará em 14 de novembro, sendo os resultados publicados em 17 de janeiro de 2019.

Fonte: Portal do MEC

recomendações MEC - Guia de Profissões

Veja o Cronograma do Enem 2018

Inscrições: De 7 a 18 de maio;
Data das Provas: 4 e 11 de novembro (aos domingos);
Prova de Redação: Será no 1º dia;
Duração das Provas: 5h30min no 1º dia (Redação, Linguagens, e Humanas); e, 5h no 2º dia (Matemática e Ciências da Natureza);
Divulgação do Resultado: Janeiro de 2019;
Taxa de Inscrição: R$ 82,00
Pedido de isenção de taxa: 2 a 11/04
Resultado dos pedidos de isenção: 23 de abril
Divulgação do Local de Prova: Outubro
Provas e Gabarito Identificados: Candidatos receberão cadernos de prova e gabaritos com o nome impresso;
Site para fazer a inscrição do Enem 2018: Só na Página do Participante.