Saiu o local de prova do Enem 2018! Veja como acessar o cartão de inscrição

Veja no post o passo a passo para ver o seu local de prova e todas as informações sobre o Enem 2018. Acesse o cartão de inscrição com antecedência para conferir tudo certinho.

Já foi divulgado, na página do participante, o cartão de inscrição do Enem 2018. Lá, você pode conferir as orientações detalhadas sobre a prova deste ano e o seu local de prova!

Você pode conferir o seu cartão de inscrição do Enem na Página do Participante. No cartão estão registrados todos os seus dados e você recebe ali também a informação sobre o local de prova do Enem. Veja o passo a passo da Página do participante. Confira as dicas para os dias de prova, e depois o caminho para o cartão de inscrição.

Minha caneta, minha vida! – De acordo com o edital, é permitido o uso, apenas, de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O candidato deve ficar atento a este e outros itens que serão ou não permitidos nos dias 4 e 11 de novembro, quando será aplicado o exame do Enem 2018

A apresentação de documento de identidade original com foto é obrigatória. São considerados documentos, por exemplo, carteira de identidade, passaporte e carteira nacional de habilitação.

Dica importante: Não precisa levar o cartão de prova. Mas, para se garantir de não errar de Local de Prova ou de sala, bata uma foto e leve no celular!

Atenção: carteira de estudante não será aceita. Lanches são permitidos, mas serão vistoriados pelo fiscal de sala. Todos serão vistoriados antes do ingresso na sala. Não é permitido portar armas de qualquer espécie, exceto para os casos previstos na Lei nº 10.826/2003.

Declaração de Comparecimento – Não se assuntes se aparecer para você antes de acessar o Cartão de Inscrição no Enem um aviso do INEP com as dicas para quem precisa ‘comprovar’ o comparecimento nas provas. É uma medida simples para desburocratizar.

Os candidatos que precisarem de uma comprovação formal de que fizeram o Enem terão que imprimir esta declaração (antes de ir para as provas!) e pegar uma assinatura do coordenador da sala onde realizar as provas. É preciso dar o ‘OK’ neste aviso antes de acessar o Cartão. Confira o seu Local de Prova no Cartão de Inscrição.

Veja como acessar o seu cartão de prova do Enem

 1 – Acesse aqui a Página do Participante do Enem:

página do participante

2 – Clique em ‘Página do Participante‘, e coloque os seus dados de Inscrição: CPF e a Senha do Enem 2018. Confirme a imagem de validação que o sistema solicita. Clique na imagem.

O sistema pede para você confirmar a imagem destacada na ferramenta anti-robô. É bem simples. Clique no ícone indicado, e pronto.

3 – Local de Prova do Enem

Logo após o login, serão exibidos avisos sobre o horário de verão e a declaração de comparecimento. Leia ambos e, depois de fechar os avisos, o cartão de confirmação da inscrição será exibido com o seu local de prova!

local de prova

Cartão de Inscrição na mão!

Planos de Estudo e Simulados Gratuitos para o Enem

Dá tempo sim de você recuperar os conteúdos que mais caem nas provas. O Blog do Enem preparou para você Planos de Estudo de todas as matérias com foco nos dez temas que mais caem de cada disciplina no Enem.

Veja aqui os Planos de Estudo Enem para Matemática, Química, Física, Biologia, História, Filosofia, Geografia, Gramática, Literatura e Inglês: plano de estudos do EnemConfira as 10 questões que mais caem de cada matéria. Os Planos de Estudos Grátis do Blog do Enem estão organizados pelas disciplinas que formam cada uma das quatro áreas do Enem.

Veja o que mais cai nas provas do Enem

 

O candidato não deverá levar para o local de prova nenhum dos seguintes itens:

  1. lápis,
  2. caneta de material não transparente,
  3. lapiseira,
  4. borracha,
  5. livros,
  6. manuais impressos,
  7. anotações,
  8. dispositivos eletrônicos (máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio, alarmes de qualquer espécie),
  9. chaves,
  10. fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens,
  11. óculos escuros, e,
  12. artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares).

Uma vez que os objetos citados acima são proibidos em sala, aqueles que estiverem com algum desses itens precisarão depositá-los em um porta-objeto diante do fiscal antes do ingresso no local da prova.

O envelope será lacrado e identificado com o nome do candidato. Celulares e outros dispositivos eletrônicos também serão guardados e precisarão, obrigatoriamente, estar desligados.

Simulado Enem Gratuito

Quer testar o seu nível para as provas do Enem? – Veja os Simulados Pré-Enem Online Gratuitos do Blog do Enem. São rápidos para fazer e o gabarito sai na hora. As provas têm apenas 10 questões, e você resolve no tempo do Enem: até três minutos por questão.

Clique na imagem para escolher um simulado e ver como está a sua preparação: ( ) Forte;  ( ) Média: ou, ( ) Fraca. Simulado Enem

Escolha aqui um Simulado Enem Gratuito:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Fonte: Portal do MEC