10 temas de Geografia que mais caem no Enem e no Vestibular

As crises do Meio-Ambiente estão na ordem do dia: Secas. Enchentes. Aquecimento Global, Incêndios Florestais; Poluição Ambiental; Migração e Mudanças no Perfil da População. Tudo isto tem a ver com as questões de Geografia do Enem e dos Vestibulares. Veja os 10 temas que mais caem para você revisar e mandar bem:

Globalização, Analfabetismo, Geografia Humana, Desenvolvimento e Subdesenvolvimento, Fuso Horário, Alimentos Transgênicos e Mudanças Climáticas estão entre os temas que mais caem nas provas do Enem, do Encceja, e dos Vestibulares. Confira aulas gratuitas.

São conteúdos de fundamentos de cada área ou disciplina e que podem ser articulados com assuntos mais atualizados. E, no caso do Enem, conseguem ser usados em questões multidisciplinares.Os 10 temas que mais caem de Geografia no EnemEstude na lista abaixo 10 tópicos de Geografia entre os mais prováveis de aparecerem em sua próxima prova. Em cada um deles você encontra uma aula completa com textos, vídeos, exercícios e dicas para melhorar o seu desempenho. É contigo!

1 – Globalização, que fenômeno é esse?

Você já ouviu falar em globalização diversas vezes. Esse tema está presente em nosso dia-a-dia, nos jornais, TV, propagandas. Mas afinal será que sentimos os efeitos da globalização? Clique na imagem para ver aula gratuita:Globalização

2 – Vias de Transporte e a Transamazônica

A região Norte ainda possui grandes áreas preservadas. Contudo rodovias foram construídas levando a proposta do desenvolvimento. Mas, em alguns casos, o resultado foi uma tragédia. Confira os detalhes clicando na imagem para acessar aula gratuita: Vias de Transporte e a Transamazônica

https://blogdoenem.com.br/transamazonica-geografia/

Globalização, que fenômeno é esse? – Geografia Enem

3 – A População Mundial

O Planeta Terra suporta uma população de oito bilhões de seres humanos? Será que a Terra aguenta a pressão exercida pelos humanos sobre o meio-ambiente? Os humanos estão no topo da cadeia ambiental (para o bem ou para o mal).

Confira aula gratuita sobre os aspectos da população mundial e as consequência para o meio-ambiente.
A População Mundial

Veja agora aula gratuita sobre a poluição gerada pelos seres humanos e as consequências para o meio-ambiente. Clique na imagem: Poluição, Efeito Estufa e Aquecimento Global

 

4 – O Analfabetismo no Brasil

Um país que quer ser reconhecido, precisa investir em educação. Vamos relembrar e entender como o analfabetismo influencia na vida da população?

No Brasil a taxa de analfabetos na população varia muito entre as regiões. Chega a mais de 16% na Região Nordeste, e fica abaixo de 5% na Região Sudestes. Veja aula gratuita clicando na imagem: O Analfabetismo no Brasil

O Analfabeto Político

Outra dimensão considerada para definir se uma população está educacional e culturalmente evoluída é a capacidade de discernimento e de articulação de pensamento diante do cotidiano. O entendimento dominante é de quanto maior a escolarização formal da população e quanto maiores forem as qualificações culturais, mais capacidade de formulação de pensamento político as pessoas teriam.

O Analfabetismo Político

Clique na imagem acima para ver uma aula completa sobre O Analfabeto Político.

 

 

Revisão de Geografia sobre Consumo e Consumismo

Vivemos em um mundo onde as propagandas nos bombardeiam a todo o momento. Será que percebemos? Que estamos preparados para essa enxurrada de produtos oferecidos?

https://blogdoenem.com.br/geografia-consumo-consumismo/

06

Os alimentos Transgênicos, que bicho é esse?

Você sabe o que são os transgênicos? Ultimamente ouvimos muito sobre, mas será que realmente estamos por dentro deste assunto? Então se prepare, essa aula ajudará você a entender melhor!

https://blogdoenem.com.br/alimentos-transgenicos-geografia-enem/

07

Os Fusos Horários Brasileiros – Geografia Enem

Os fusos horários determinam a hora em todos os lugares do planeta. Você sabia que o Brasil também possui um sistema de fusos? Vamos entender como o Brasil se organiza com os horários?

https://blogdoenem.com.br/fusos-horarios-brasileiros/

blogdoenem-apostilas

08

Geografia- Enem – O derretimento das Calotas Polares

Você sabia que as regiões mais extremas do planeta são motivos de preocupação na área de estudo da Geografia? Isso acontece, pois estão sendo ameaçadas.

https://blogdoenem.com.br/geografia-derretimento-calotas-polares/

09

Vamos entender um pouco sobre o Aquecimento Global

Você sabe quais os efeitos e as consequências da temperatura no mundo hoje? O aquecimento global é uma temática muito abordada no Enem e nos vestibulares de todo Brasil.

https://blogdoenem.com.br/aquecimento-global/

10

Furacão, fúria da natureza – Geografia Enem

Sistemas com o poder destrutivo de uma bomba atômica. Esse é o furacão, capazes de dizimar uma cidade. Como ele se forma? Como lidar com um fenômeno desses?

https://blogdoenem.com.br/furacao-geografia-enem/

Veja neste resumo do professor Carrieri mais temas que mais caem no Enem e se prepare para a prova

 

V

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel