Os Recursos Minerais no Brasil e a exploração econômica

Nos tempos da Colônia os Recursos Minerais no Brasil mais explorados eram Diamante e Ouro. Hoje o país está entre os líderes globais de Ferro, Nióbio, Bauxita e outros minérios.

Para você entender os Recursos Minerais no Brasil vamos começar pelo básico: Estruturalmente, a geologia do Brasil se apresenta de duas maneiras: os Escudos Cristalinos e as Bacias Sedimentares.

Com essas formações e o tamanho territorial brasileiro, o país está entre os maiores produtores de minério do mundo, junto com Canadá, China, Austrália, Rússia e Estados Unidos. Você sabe quais são os principais Recursos minerais no Brasil são os mais explorados? Não? Então, vem com a gente e curta esta super revisão de Geografia para o Enem!Recursos minerais no Brasil

O Brasil conta com grande variedade de minérios disponíveis, cerca de 55 diferentes e alguns aparecem entre as maiores reservas do mundo. Sacou a importância mineral do Brasil no cenário mundial? Não?

Então, olha só o ferro, por exemplo: o Brasil é responsável por 8% da produção mundial.  A companhia Vale (antiga Vele do Rio Doce) está entre as líderes mundiais. Mesmo com a redução temporária da produção de minério de ferro após os acidentes com barragens nas cidades mineiras de Mariana, e Brumadinho, ela continua líder mundial. Além disso, no ocidente,  somos os maiores produtores de nióbio.

Os principais minérios encontrados no Brasil são: ferro, bauxitacobrecromoouroestanhoníquelmanganêszinco, potássio, entre outros.

Os Recursos Minerais no Brasil

Veja com o professor Raphael Carrieri, do canal Curso Enem Gratuito, um super resumo sobre os Recursos Minerais no no Brasil.

Toda essa variedade de minério está localizada em algumas várias províncias minerais, mas dentre as mais importantes temos:

  • Quadrilátero Ferrífero

Localizado em Minas Gerais, é a província mais antiga, no que se trata de exploração mineral, que vem lá do Séc. XVII, quando encontraram ouro e começaram a explorar. Recursos Minerais no BrasilPosteriormente, outras jazidas foram encontradas, como prata e ferro, na qual, essa última, é a mais explorada atualmente.

  • Serra do Carajás

Localizada no Pará, é a grande responsável pela exploração da bauxita, mas encontramos também, ferro, tungstênio, ouro, prata, níquel, manganês, cromo, cobre, zinco e estanho.2

  • Maciço do Urucum

Uma pequena área de exploração, porém, com grande potencial, localizado em Mato Grosso do Sul, produz manganês, ferro, bauxita, cassiterita. O grande problema enfrentado pela região, é a questão transporte, com poucas rodovias e a enorme distância dos grandes centros.Recursos Minerais no Brasil

Aspectos legais da Mineração no Brasil:

Você sabia que a exploração do subsolo deve ter prévia autorização da União? Segundo a Constituição brasileira:

Art. 176. As jazidas, em lavra ou não, e demais recursos minerais e os potenciais de energia hidráulica constituem propriedade distinta da do solo, para efeito de exploração ou aproveitamento, e pertencem à União, garantida ao concessionário a propriedade do produto da lavra.

As concessões ou autorizações para explorações realizadas com capital estrangeiro eram restritas pela Constituição até 1995, quando, por meio de uma Emenda Constitucional, tais restrições foram removidas. Desde então, com a entrada dos investimentos das multinacionais, o crescimento do setor tem sido ampliado.

Ainda há, a exploração dos minérios não-metálicos, como:

  • Sal marinho – Litoral do Rio de Janeiro e Natal
  • Carvão mineral – Região Sul, mas principalmente, sul de Santa Catarina
  • Água mineral – regiões Sul e Sudeste são grandes produtores

 

A Mineração no Brasil Colonial

Veja um resumo da Mineração de ouro e diamantes nos tempos do Brasil Colônia com o professor Felipe, que dá aulas de História no canal do Curso Enem Gratuito:

Muito bom este resumo do professor Felipe. Ele é mesmo uma fera.  Se você quer saber mais sobre os Recursos Minerais no Brasil na época da Colônia, confira aqui uma aula que aprofunda esse tema.

Agora, os Exercícios sobre os Recursos Minerais no Brasil

1- (Cesgranrio) A existência de grandes jazidas minerais, como as de ferro e manganês no Quadrilátero Ferrífero (MG) e na Serra dos Carajás (PA), pode ser explicada por processos geológicos ligados à:

  • a) predominância de bacias sedimentares que facilitam os depósitos de minerais mais pesados.
  • b) existência de escudos cristalinos, de formação recente, os quais contêm ouro e bauxita, além de ferro e manganês.
  • c) concentração de dobramentos modernos, formados na Era Cenozóica, tanto no Pará como em Minas Gerais.
  • d) ocorrência de terrenos muito antigos, do Arqueozóico e Proterozóico, favorecendo a concentração desses minérios.
  • e) formação de amplas áreas sedimentares muito antigas, onde se concentram, predominantemente, jazidas de ferro.

 

2- (Mackenzie) A principal dificuldade para a exploração integral das riquezas minerais do Maciço de Urucum, no Mato Grosso do Sul, está ligada:

  • a) ao clima extremamente úmido.
  • b) à deficiente rede de transportes.
  • c) às fazendas que ocupam a região.
  • d) à elevada densidade demográfica.
  • e) ao baixo preço do cobre.

GABARITO

1– D

2– B

Os textos e exemplos acima sobre os Recursos Minerais no Brasil foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel