Redação do Enem em 1 hora: veja como fazer a sua

Chega de nervosismo. Chega de agonia. Confira com a professora Daniela Garcia como você consegue fazer uma excelente redação em 60 minutos no dia da prova. Veja o passo a passo que ela criou para você não se perder no controle do tempo:

Para facilitar a sua vida e reduzir a sua carga de tensão e de ansiedade a professora Daniela organizou tudo o que você precisa fazer em três tempos de 20 minutos cada um. A) Planejamento; B) Escrita; C) Revisão e Passar a Limpo.  Assim, com três etapas de 20 minutos em cada uma, você consegue fazer a Redação do Enem em uma hora.

As dúvidas de todos os candidatos são sempre muito parecidas: Por onde eu começo? Faço a redação e depois as provas objetivas? Ou, começo pelas questões objetivas e depois faço a redação? Como distinguir o enunciado do tema sem me confundir com os textos motivadores de apoio?

E, a principal dúvida é a de como se organizar no tempo na prova, como fazer a redação do Enem em uma hora. Para todas estas dúvidas a professora Daniela tem a solução. Mas, é importante você lembrar que para fazer uma boa redação é preciso dominar dois fundamentos básicos, e que você já pode ver agora mesmo.

Os fundamentos básicos:

  • A) A estrutura do texto (Introdução (tese); Desenvolvimento (argumentos); Conclusão (proposta de intervenção);
  • B) As cinco competências cobradas na correção. Se você já chega na prova sabendo o que vale ponto, e o que não vale, fica muito mais fácil decidir o que fica e o que não fica no seu texto na hora de passar a limpo a Redação do Enem

 

As cinco competências são estas:

  • 1 Uso correto do Português – 200 pontos;
  • 2 Compreender e Desenvolver o Tema – 200 pontos;
  • 3 Argumentar em defesa do seu Ponto de Vista – 200 pontos;
  • 4 – Capacidade de argumentação – 200 pontos;
  • 5 – Criar a Proposta de Intervenção – 200 pontos.

 

A redação do Enem em uma hora:

Confira agora como foi que a  professora Daniela preparou para você, de uma forma bem simples e lógica, a divisão do tempo para você conseguir realizar uma boa redação do Enem em uma hora, sem se perder no controle do tempo. Ela sugeriu que você faça uma divisão do tempo em três momentos, com 20 minutos cada parte, uma no Planejamento, outra na Escrita, e a última na revisão e passar a limpo. Veja cada uma delas:

Etapa 1 – Planejar o texto – 20 minutos

Recebi o Caderno de Prova, e o fiscal de sala autorizou abrir. E agora?

A dica é você logo matar a curiosidade. Abra o caderno na página da Redação, para conhecer o tema, e ver os textos motivadores.  É preciso “ler” o tema com atenção. Entenda o Enunciado, e grife as palavras-chave.

Em seguida, vá aos textos motivadores. Leia com atenção, porque eles vão ajudar você a compreender o enunciado do tema e principalmente o contexto. Leitura feita, é hora de planejar o objetivo de cada um dos seus parágrafos da redação.

Anote os elementos que você considera importantes para um parágrafo de introdução. Em seguida, dois parágrafos resultam em uma boa estrutura para o desenvolvimento. E, mais um parágrafo na conclusão. Cada parágrafo tem uma função.

Como planejar o texto

É hora de planejar o que você vai colocar em cada parágrafo. E sempre ter em mente para não esquecer de anotar os elementos que valem  pontos, e que são as  competências cobradas na correção.

 As dicas do Planejamento

  1. Estabeleça um objetivo para o primeiro parágrafo, e pense na sua tese e no contexto, pois eles estarão presentes como um fio condutor em toda a redação
  2. Pense nos objetivos para o desenvolvimento, e planeje uma estrutura com dois parágrafos de desenvolvimento, sem esquecer os elementos de coesão.
  3. Anote os exemplos para dar sustentação ao seu objetivo. Anote também as citações que você poderá utilizar para cumprir o seu objetivo.
  4. Anote também a sua noção inicial da estrutura da sua Proposta de Intervenção, para a Conclusão.
  5. Não se esqueça de definir quem será o agente da ação sugerida, o modo, o efeito pretendido, e o detalhamento.
  6. Com o domínio da estrutura básica do texto dissertativo-argumentativo, distribua as suas anotações iniciais  de acordo com cada um destes blocos de 20 minutos.

 

Dica da Daniela: É proibido pegar o tema da redação e sair logo escrevendo o texto. Na Etapa 1 valem somente anotações.

Etapa 2 – Hora da Escrita. 20 minutos

Agora chegou a hora de colocar no papel o que você anotou no planejamento inicial. Essa parte funciona como um fluxo de ideias que vão para o papel, para você encaixar na fórmula da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Você já tem as anotações que fez durante a leitura e o planejamento. Agora, é deixar fluir, e colocar a mão na massa:

Pegue a sua folha de rascunho, e vamos lá. Como você já têm os objetivos definidos para cada parágrafo, coloque a sua atenção na Estrutura do Texto:

  • Introdução, com a Tese e o Contexto;
  • Desenvolvimento, com os Argumentos, em dois parágrafos, e sempre pensando nos objetivos, e colocando os elementos de ligação.
  • Proposta de Intervenção, indicando os agentes, a ação sugerida, e as consequências que você imagina.

Importante:

Com o rascunho feito, é hora de fazer uma pausa, e partir para resolver as provas de Linguagens, e de Ciências Humanas. É hora de “esquecer o texto da redação”, para você voltar depois, e conseguir fazer a revisão final com distanciamento.

Chegou a hora da pausa

Logo depois de fazer o rascunho, você cumpriu o tempo inicial de 40 minutos. Faltam 20 minutos para você fazer a revisão. Mas, é importante agora “fechar a página da redação” e seguir para resolver as questões das provas objetivas. Esta parada na redação vai ajudar você a conseguir um “distanciamento” do texto de rascunho.

Etapa 3 – Revisão e passar a limpo. 20 minutos

Agora, quando você voltar para rever o rascunho, você vai ler e logo encontrar soluções para os problemas que ficaram pendentes, e vai corrigir pequenos erros de pontuação, de repetição de palavras, e de estrutura e coesão.  Outro foco importante é conferir se as ideias estão no lugar, e com os elementos de coesão para fazer a ligação entre as partes do texto.

Os cuidados essenciais:

  1. Corrigir a pontuação;
  2. Evitar repetição de palavras;
  3. Dar uma geral na gramática;
  4. Garantir a ligação entre os parágrafos;
  5. Caprichar na letra. Pode ser cursiva, ou de forma.
  6. Cumprir os requisitos da Proposta de Intervenção: ação, agente, modo, efeito e detalhamentos 

 

Veja com a Dani: A redação do Enem em 1 hora

Veja agora no resumo geral, que está disponível no canal do Curso Enem Gratuito, uma aula de revisão com a professora Daniela, onde ela conversa com você o passo a passo para fazer a redação do Enem em uma hora.

Valeu pra você? As equipes do Blog do Enem, e do Curso Enem Gratuito lhe desejam uma boa redação. Agora, é com você.  Ajuda muito ler redações aprovadas com nota 1000nas edições anteriores. você vai logo perceber que não tem nenhum mistério, e que você consegue chegar lá.

Veja aqui redações Enem nota 1000

Se ainda quiser mais alguma dica, confira a seguir a orientação sobre como conquistar os avaliadores logo no primeiro parágrafo.

Como fazer uma Introdução Perfeita

A introdução da redação do Enem é uma parte muito importante do texto dissertativo-argumentativo. Nela, você tem uma possibilidade de deixar uma boa impressão e trazer um primeiro elemento que mostre o seu repertório sociocultural.

Além disso, na introdução da redação você irá apresentar o seu ponto de vista e mostrar ao seu leitor como esse posicionamento será desenvolvimento no decorrer do texto

A síntese sobre a Introdução: Este único parágrafo te ajuda na argumentação e organização do seu texto. De maneira geral, a introdução da redação do Enem precisa apresentar três elementos que são:

  1. ✅ Assunto/contexto;
  2. ✅ Tema;
  3. ✅ Tese.

Nesta aula acima, a professora Dani te explica cada um desses elementos e te mostra dois exemplos de introdução de redações que foram nota mil em provas passadas! 🙂

redação do enem em uma hora - veja como fazer

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Apostilas Enem Gratuitas, Redação Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel