Confira as pegadinhas que mais derrubam os candidatos. Chega de vacilar e perder pontos repetindo os erros mais comuns na Redação do Enem. Veja agora no resumo:
A redação Enem é a prova mais temida pelos participantes. Mas, você que está com a gente vai chegar muito mais preparado para se dar bem. Veja os 10 erros mais comuns na Redação do Enem. E, de quebra, aprenda a fazer a dissertação argumentativa que é o tipo de texto solicitado no Enem.
Fuja dos erros mais comuns!
Acompanhe também a vídeo-aula da professora Tharen Teixeira que explica e dá dicas para a Redação Enem. Entenda o que é Dissertação Argumentativa e se prepare para fazer uma Redação nota mil! Agora dê uma olhada nas escorregadas de redação Enem selecionadas pela professora Sabrina Vilarinho do Brasil Escola e veja se você também está fazendo parte dessa galera.
Os 10 erros mais comuns na Redação do Enem:
1 – “Fazem dez anos que não vemos tantas mudanças”. O verbo “fazer” no sentido de tempo, de tempo decorrido ou de fenômenos atmosféricos é impessoal, ou seja, fica no singular: Faz dez anos… Faz muito frio…
2 – “Há muito tempo atrás, comprei uma bicicleta.” O verbo “há” tem sentido de tempo passado, logo não há necessidade de adicionar “atrás”. Ou você escolhe um ou outro: Há muito tempo… Tempos atrás… Há dez anos… Dez anos atrás.
3 – “Houveram muitas passeatas nesta semana em prol da igualdade racial.” O verbo haver acompanha o mesmo raciocínio do verbo “fazer”, citado acima. No sentido de existir ou na ideia de tempo decorrido, o verbo haver é impessoal: Houve muitas passeatas… Há tempos não o vejo… Havia algumas cadeiras disponíveis.
4 – “Para mim escolher, preciso de um tempo.” Na dúvida verifique quem é o sujeito do verbo. No caso, o verbo “escolher” não tem sujeito, pois “mim” não pode ser! O certo seria o pronome “eu”: para eu escolher.
5 – A expressão “para mim” só funciona quando é objeto direto: Traga essa folha para mim. Dessa forma, sempre diga e escreva: Para eu fazer, para eu levar, para eu falar, pois o verbo precisa de um sujeito!
6 – “A situação vinha de encontro ao que ele desejava.” Se é uma situação que a pessoa desejava, será: ao encontro de, expressão que designa favorecimento, estar de acordo. Já a locução “de encontro a” tem sentido de oposição, de choque: Ele foi de encontro ao poste.
Aula grátis: Como tirar 1000 na Redação do Enem
Confira com a professora Tharen Teixeira, do canal Curso Enem Gratuito, aula completa sobre como elaborar o texto dissertativo-argumentativo exigido pelo Ministério da Educação na Redação do Enem.
Conferiu como elaborar a Redação do Enem?
Veja agora o restante dos erros comuns na Redação:
7 – “Esse assunto fica entre eu e você!” Quando a preposição existe, neste caso “entre”, usa-se o pronome oblíquo. O correto é: entre mim e você ou entre mim e ti. Portanto, use pronome oblíquo tônico (mim, ti, si, ele, ela, nós, vós, si, eles, elas) após preposição: falava sobre mim, faça por nós, entre mim e você não há problemas, falavam entre si.
8 – “Então, pegou ele pela gola.” Quando for necessário que um pronome seja objeto direto (pegou algo: ele), nunca coloque pronome pessoal, opte pelo caso oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, se, os, as, lhes): Pegou-o, avisou-o, apresentei-a, levou-nos, ama-me, leva-nos.
9 – Aonde você estava? “Aonde” indica ideia de movimento, enquanto “onde” refere-se somente a lugar. Portanto: Onde você estava? E Aonde nós vamos agora?
10 – “Esse ano vamos fazer diferente.” Se é o ano vigente, então use o pronome “este”, uma vez que indica proximidade.
Confira o pronome “este” indicando proximidade: Esta sala de aula, esta semana está sendo ótima, este dia vai ser abençoado, este ano está sendo o melhor de todos, esta noite veremos estrelas.
Viu os erros mais repetidos pelos candidatos
Não é à toa que a Redação Enem assusta mas, como tudo na vida depende da nossa força de vontade siga em frente assista a aula quantas vezes precisar e pratique muito! Para você fechar com chave de ouro, veja agora uma aula com foco em mandar bem na redação.
Dicas da Redação nota 1000
A receita para tirar uma boa nota na Redação do Enem começa bem antes da prova. É preciso ler bastante, o ano todo. Livros, jornais, blogs de conteúdos, e também escrever muito: rascunhos de redação, mensagens para os amigos, colegas e parentes, escrever resenhas de livros, e sempre buscando a norma culta do Idioma Português.
Confira agora com a professora Tharen as técnicas básicas para você utilizar na hora de criar o seu texto dissertativo-argumentativo:
Viu como não tem segredo para mandar bem na Redação do Enem? Agora, é com você. Bora lá!