Redação e Literatura: 5 filmes pra você ver antes do Enem

1 O Diabo veste Prada; 2 Cidade de Deus; 3 O Tempo e o Vento; 4 Vidas Secas; e 5 O Menino do Pijama Listrado: A lista dos 5 filmes para você ver antes do Enem. Confira:

A prova do Enem exige visão integrada para interpretar e resolver problemas. Livros e filmes ajudam a ampliar seu conhecimento e, na Redação, ajudam em dobro! Confira nossas dicas com os 5 filmes para ver antes do Enem. Se você conseguir ler o livro antes de ver o filme, ajuda muito também.

O foco desta seleção de filmes de sucesso, que você encontra fácil na internet está nos aspectos do texto estruturado que cada história traz. Você aprende e estuda enquanto assiste se colocar a atenção nas particularidades da fala de cada personagem, e que podem ter variações linguísticas, por exemplo!

Confira na seleção os 5 filmes para ver antes do Enem: O menino do Pijama Listrado; Cidade de Deus; O Diabo veste Prada; Vidas Secas; e O Tempo e o Vento. Veja agora os resumos e as dicas de cada filme para você escolher o que vai assistir.

5 filmes para ver antes do Enem

Você sabe que vários livros ganham versões em filmes. Os fãs do bruxinho Harry Pottter, por exemplo, já vivenciaram dois momentos de ansiedade: o do lançamento dos livros, e o da estreia nos cinemas.  O Senhor dos Anéis, Jogos Vorazes, As crônicas de Nárnia, O poderoso chefão e a saga Crepúsculo são alguns exemplos de livros que se tornaram sucesso também nas telonas e que conquistaram uma legião de fãs.

Virou mania discutir se a adaptação cinematográfica foi fiel à literária, qual cena surpreendeu e qual deixou a desejar. No entanto, nem todas as obras que ganharam sua versão em filme se tornaram febre.  Essas também merecem a sua atenção.Dicas de 5 filmes para ver antes do EnemSeparamos novas sugestões de livros/filmes que trabalham temáticas que podem te ajudar tanto a fixar alguns conteúdos quanto servir de inspiração na hora de fazer a Redação Enem. É uma maneira de dar um repouso a sua mente, sem deixar de agregar conhecimento.

 

O Menino do Pijama Listrado

O livro O Menino do Pijama Listrado é do autor irlandês John Boyne e foi publicado em 2006. A versão cinematográfica é do cineasta Mark Herman, produzida nos Estados Unidos e no Reino Unido e foi lançada em 2008.

A história se passa na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno, de 8 anos, é filho de um oficial nazista que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele.

Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel, um garoto da mesma idade, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam. O filme resgata parte do cenário da Segunda Guerra, mostra os campos de concentração e a crueldade com que os nazistas tratavam os judeus. Está na lista dos 5 filmes para ver antes do Enem.

Dica 1 – Veja lista com 10 filmes para estudar Sociologia e Filosofia para o Enem: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-filmes-sociologia/

 

Cidade de Deus

 O romance Cidade de Deus de 1997, de autoria de Paulo Lins. Os diretores Fernando Meirelles e Katia Lund lançaram a adaptação cinematográfica em 2002. O filme traz a história de Buscapé, um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade.

Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão.

É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita. A questão do crescimento desordenado da cidade do Rio de Janeiro e suas consequências, como a favelas e a criminalidade, é um dos temas norteadores da trama.

Dica 2 – O que mais cai na prova de Linguagens no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/linguagens/ 

 

O Diabo veste Prada

Publicado em 2002, o livro é um best-seller norte-americano, escrito por Lauren Weisberger.  Em 2006, o diretor David Frankel o trouxe para as telonas. No enredo, Andrea Sachs é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly, principal executiva da revista.

Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim. São abordadas no filme temáticas como: inversão de valores, indústria do consumo e o estresse da vida urbana.

 

Vidas secas

O romance de Graciliano Ramos foi escrito entre 1937 e 1938 e publicado originalmente em 1938. O livro conta a história de uma família de retirantes do sertão brasileiro, que enfrentam problemas sociais como a seca, a pobreza e a fome, buscando meios de sobrevivência. Essa história ainda se faz presente na situação social do nosso país. O filme é de Nelson Pereira dos Santos e foi lançado em 1963.

Dica 3 – Dicas para uma Redação Enem nota 1000 – Desvende as 5 competências para tirar a nota máxima na Redação Enem: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-competencias/ 

 

O Tempo e o Vento

A adaptação da obra de Érico Veríssimo ganhou os cinemas em 2012, com o diretor Jayme Monjardim. O filme traz o Rio Grande do Sul do final do século XIX contando a história das famílias Amaral e Terra-Cambará que são inimigas. O enredo se passa na cidade de Santa Fé, o sobrado dos Terra-Cambará é cercado pelos Amaral, todos os integrantes da família são obrigados a defender o local com as armas que têm à disposição.

Esta vigília dura vários dias, o que faz com que logo a comida escasseie. Entre os membros da família Terra-Cambará  está Bibiana, matriarca da família que recebe a visita de seu falecido esposo, o capitão Rodrigo. Juntos eles relembram a história não apenas de seu amor, mas de como nasceu a própria família Terra-Cambará.

Fonte: As sinopses dos filmes indicados neste post foram pesquisadas no site: www.adorocinema.com  E, para quem aprecia os clássicos, ficam aqui a as sugestões do site Guia da Semana. Hamlet, Romeu e Julieta, Madame Bovary e O retrato de Dorian Gray são alguns dos nomes sugeridos.  Fonte: http://www.guiadasemana.com.br/cinema

Como citar filmes na Redação

Pra finalizar, assista à este vídeo da prof. Dani sobre como citar filmes na redação!

Gostou das dicas da professora Daniela Garcia? Têm mais vídeos com ela no canal do Curso Enem Gratuito.

Dica 4 – Redação Enem – utilize sua criatividade para enriquecer seu texto – https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-criatividade/
Dica 5: Enem 2013 – Parar de se concentrar por alguns minutos pode ajudar – https://blogdoenem.com.br/enem-2013-parar-concentrar/
Dica 6: Redação Enem – Dicas para mandar bem na Redação – https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dicas/

Este post aobre 5 filmes para ver antes do Enem foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .

Amanda Nascimento - Blog do Enem

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel