Enem – Lista com 10 filmes para estudar filosofia e sociologia

Aprender enquanto vai ao cinema ou assiste filmes em casa mesmo? - Sim, claro que dá!. Veja as dicas para você curtir 10 filmes que têm tudo a ver com as discplinas de Filosofia e de Sociologia no Enem e no Vestibular. Confira abaixo.

Aprender e estudar para o Enem e o Vestibular enquanto se assiste um filme? – Sim, claro que dá. O segredo é o filme certo para a matéria certa. Há filmes para as matérias do eixo de Ciências da Natureza, de Linguagens, de Matemática, Redação e também de Humanidades. 

Veja neste post uma lista completa de filmes que ajudam você a marcar bem conceitos fundamentais de Sociologia e de Filosofia para o Enem e o Vestibular. Quem teve a ideia e fez a pesquisa foi a equipe de educação do Universo Online (UOL). Eles publicaram uma uma lista de filmes com temáticas relacionadas a questões de filosofia e sociologia e o Blog do Enem traz essas super dicas para você!

Afinal, nada melhor do que curtir um bom filme com pipoca e, ao mesmo tempo, aprender ou apenas revisar alguns conteúdos! Vamos unir o útil ao agradável!

filmes para estudar filosofia e sociologia

Dica 1 – Tirar uma nota boa no Enem faz toda a diferença na sua vida. Pode abrir as portas da universidade e do mundo. Estude com as apostilas e aulas gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você.

1 – MATRIX (Ficção científica)

Ficção científica em que as pessoas ficam conectadas a um computador e vivem em uma realidade virtual, levantando o questionamento sobre o que é real. TEMAS: Alienação e ideologia, a liberdade e o sentido.

2 – CRASH – NO LIMITE (Suspense)

O carro de uma mulher rica é roubado. A partir desse momento, uma série de incidentes aproxima personagens de diversas origens étnicas e sociais de Los Angeles. TEMAS: Racismo e problemas urbanos

3 – CARANDIRU (Drama)

Baseado no livro de Drauzio Varella, esse filme nacional relata o cotidiano do médico quando atendia os detentos da Casa de Detenção Carandiru, em São Paulo.

Dica 2 – Veja as Notas de Corte em todas as Universidades Públicas no Estado de São Paulo e que adotaram a nota do Enem para selecionar os estudantes, acabando com o vestibular: https://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

4 – O SHOW DE TRUMAN (Drama)

No filme, o personagem Truman participa de um reality show e não sabe. Ele nem imagina que está sendo televisionado e que tudo na sua vida é ilusório. TEMAS: Ideologia e alienação.

5 – MENINA DE OURO (Drama)

Um treinador de boxe, após haver rompido com sua filha, se isola e não mais se envolve com ninguém. Contudo, certo dia, entra em seu ginásio a boxeadora Maggie Fitzgerald. Os dois iniciam uma vitoriosa, dolorosa e trágica história de amor, em meio à força e fragilidade da vida. TEMAS: Liberdade, o sentido e a condição humana.

6 – TEMPOS MODERNOS (Comédia)

Clássico de Charlie Chaplin, ironiza o sistema fordista de trabalho em linha de montagem. TEMAS: Ideologia e alienação.

7 – A ILHA (Thriller de ação)

Em 2050, sobreviventes de um ataque de vírus mortal que devastou a Terra vivem em um grande complexo nos Estados Unidosa. O único lugar onde tal vírus não chega é chamado de A Ilha, e os moradores do complexo por vezes ganham uma visita a ele como prêmio. TEMAS: Filosofia da ciência e bioética e sobre o mito da caverna de Platão.

8 – DIÁRIOS DE MOTOCICLETA (Drama)

Baseado nos diários de Ernesto Che Guevara, mostra a viagem do líder revolucionário e Alberto Granado por diversos países da América do Sul. TEMAS: Cultura dos povos latinos e desigualdade social.

9 – ENTRE OS MUROS DA ESCOLA (Documentário)

Documentário francês sobre uma escola pública de Paris que recebe alunos filhos de imigrantes. TEMAS: preconceito, desigualdade social e violência.

10 – V DE VINGANÇA (Suspense)

Um dos grandes símbolos das manifestações no Brasil, a máscara do persongaem V tem marcado presença nas ruas do país.

O filme retrata a sociedade inglesa em um futuro próximo, que vive submetida a uma estrutura política autoritária e policialesca.

Um homem, V, desenvolve então ações visando destruir o regime. TEMA: ações políticas e controle do estado.

 

No nosso canal do Youtube temos um vídeo com mais 10 filmes para estudar para a prova do Enem. Veja a seguir:

Dica 3 – Confira detalhes sobre os cursos, seus mercados de trabalho e dicas de estudo que o Blog do Enem selecionou para você.
Dica 4 – Fazer um curso superior ajuda a mudar a sua história de vida. Veja como cresce o salário a cada nível de ensino concluído. Quem termina faculdade ganha 144% a mais do que os colegas que param no Ensino Médio.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel