Redação Enem é bem corrigida? Veja os furos do MEC

A Correção da Redação Enem está sob suspeita, muitas redações nota mil apresentaram erros graves. Os corretores vão ter que se explicar.

 A Correção da Redação Enem está sob suspeita, muitas redações nota mil apresentaram erros graves.

A Redação Enem é sem dúvida a prova mais temida por todos os candidatos, não é à toa que a gente sempre posta bastante dicas de construção de texto para a Redação Enem como AQUI e AQUI e são sempre os posts mais vistos. A galera pira.

Além da dificuldade em escrever, os cadidatos também tem muita apreensão com a correção da Redação Enem, essa sim, tem sido a parte mais polêmica. No começo deste ano o pessoal reclamou bastante das notas e pra você ter uma idéia, no Enem no ano passado foi montada uma estrutura muito mais complexa, com diversas bancas de correção e ainda os candidatos puderam ver suas redações corrigidas e digitalizadas no site do MEC em Fevereiro.

Passado todo o stress, agora surgiu uma nova polêmica: Algumas redações enem avaliadas com nota máxima continham erros gravíssimos de língua portuguesa. Opa, como assim? Se a nota é máxima significa que é exemplar, como pode então ter aparecido vários erros como “trousse”, “rasoável” e outras palavras grafadas sem acento e  ainda com problemas de concordância? Xi… alguns corretores do MEC vão ter que se explicar, ficou bem injusto…

É muito difícil para o candidato que passa muito tempo investindo nos estudos para a prova do Enem, encarar uma prova enorme com quase 200 questões e mais a Redação Enem, apostar todas as fichas do sonho de uma vaga no ensino superior e ter um furo desses na banca corretora. A Redação Enem agora mais do que nunca vai ficar no foco de atenção da sociedade, a galera tá em cima!

Veja quais foram os critérios de avaliação para a Redação Enem do ano passado:

  1. Domínio da norma padrão da língua escrita; (aqui pegou pros corretores do MEC nestas redações)
  2. Compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos das várias áreas do conhecimento para a elaboração do texto dissertativo-argumentativo;
  3. Capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação; e
  5. Elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.

A resposta doINEP foi: “uma redação nota 1.000 deve ser sempre um excelente texto, mesmo que apresente alguns desvios em cada competência avaliada. A tolerância deve-se à consideração, e isto é relevante do ponto de vista pedagógico, de ser o participante do Enem, por definição, um egresso do ensino médio, ainda em processo de letramento na transição para o nível superior”.

E você? O que ta achando disso tudo? Vai encarar a Redação Enem 2013 com segurança? Pode comentar!

Redação-Enem

Fonte: O Globo, Clic RBS

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel