Resolução da questão 94 da prova cinza do Enem 2015

Fique de olho nesta revisão para aprender a gabaritar as questões de Inglês no Enem!

Inglês Enem: A prova de inglês do Enem é em sua essência uma prova de interpretação de textos. Estes textos podem ser de vários tipos diferentes de gêneros textuais, como por exemplo, uma reportagem de jornal, uma carta, um conto, um poema, entre vários outros. Então, para tirar de letra as questões do Enem, veja este super resumo e fique fera em Inglês!

Como as questões de Inglês no Enem focam, principalmente, em interpretação, é essencial que você tenha um bom vocabulário deste idioma, um bom conhecimento de mundo,  além de muita atenção. Quanto mais você ler livros, revistas, blogs, melhor! Não apenas para sua bagagem de conhecimento de mundo, como também para ampliar o seu vocabulário – o que aumenta a sua chance de gabaritar as provas e conseguir uma vaga numa boa universidade!

Uma outra boa opção para aprender novas palavras é a música, pois ela ajuda a conhecer um monte de expressões da língua inglesa e também te ajuda a relaxar para a prova do Enem!

Neste post, temos uma questão cujo texto é um poema. Poemas geralmente exigem um vocabulário mais avançado por isso é necessário que você procure ler poetas famosos e tentar traduzi-los, comparando com uma tradução já realizada por alguém (é fácil de achar na Internet traduções feitas por autores renomados).

O exercício de hoje será traduzir esse pequeno poema que foi a Questão 94 da Prova Cinza-ENEM 2015, compará-lo com uma tradução do poema e resolver a questão da prova.

Vamos ao poema, então!

1 2

 

Esse pequeno glossário irá te ajudar:

3

Agora, que você já traduziu, eu vou te mostrar um exemplo deste poema em português:

4

Agora fica fácil responder à questão! Leia o enunciado:

 

(ENEM-2015) Produções artístico-culturais revelam visões de mundo próprias de um grupo social. Esse poema demonstra a estreita relação entre a tradição oral da cultura indígena norte-americana e a

 

a. transmissão de hábitos alimentares entre gerações.

b. dependência da sabedoria de seus ancestrais.

c. representação do corpo em seus rituais

d. importância dos elementos da natureza.

e. preservação da estrutura familiar.

 

As opções têm várias “pegadinhas”, com presença de palavras do poema que estão ali apenas para te confundir. Por isso que você tem que saber interpretar! Saber que apesar da palavra estar presente em uma das opções, ela não responde o que foi pedido. Por isso que você deve estar muito atento (a) na prova de interpretação!

A letra D é a correta. O texto apela para o irmão estrela, mãe a terra, pai o sol, e irmã a lua. Podemos notar claramente a importância dos elementos da natureza no poema. Os membros da família estão todos relacionados a elementos da natureza.

 

Para saber mais sobre interpretação de textos assista essa videoaula: https://www.youtube.com/watch?v=g_G2VPFEjNc com a professora Andréa Paula!

Boa sorte!

 

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel