Resultado do Sisu 2021 já está disponível: confira os aprovados

Já saiu o resultado da segunda edição do Sisu 2021. Confira a lista de aprovados, veja como participar da lista de espera e conheça oportunidades para conseguir bolsas de estudo!

O resultado do Sisu do segundo semestre de 2021 foi divulgado na manhã do dia 10 de agosto. Foram mais de 62 mil vagas distribuídas em universidades de todo o Brasil e as inscrições ocorreram entre 3 e 6 de agosto. Mas, se você não foi aprovado na chamada regular, ainda tem as chances com a lista de espera!

Como conferir o resultado do Sisu

A lista de aprovados pode ser conferida no site oficial do Sisu 2021. Ao entrar no site, basta clicar em “Lista de aprovados”. Assim você pode conferir as listas de aprovados de cada curso e universidade participante.

Resultado do Sisu

Além disso, é possível conferir o resultado do Sisu na página do boletim de desempenho individual. Também é lá que deve ser manifestado o interesse em participar da lista de espera nos casos em que não houve aprovação na chamada regular.

Lista de espera do Sisu

Os candidatos que não forem aprovados em nenhuma das duas opções podem manifestar interesse na lista de espera do Sisu. Nesse caso, podem escolher entrar na lista de espera da 1ª ou da 2ª opção selecionada no momento da inscrição. Mas lembre-se que se você for aprovado em qualquer das opções, não pode entrar na lista de espera.

O prazo para participar da lista de espera vai de 10 a 16 de agosto. Para isso, é só entrar no boletim de desempenho e clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Diferentemente da 1ª chamada, na lista de espera são as instituições de ensino que divulgam os aprovados em seu próprio site. Assim, é importante acompanhar as convocações da lista de espera no site da universidade que você se inscreveu.

Confira o post do nosso perfil no Instagram com dicas de como escolher o curso na lista de espera do Sisu:

Bolsas de Estudo direto com as Universidades Privadas

Outra alternativa bem prática é você conferir as Bolsas de Estudo de até 100% do valor das mensalidades, direto com as instituições privadas. Tem bolsas pela nota do Enem, por concurso de Redação Online, e bolsas por Transferência. As dicas de hoje do Blog do Enem  para você conferir são estas três oportunidades:

  1. Bolsas promocionais da Uniasselvi;
  2. Bolsas com vagas abertas da UniCesumar;
  3. As vagas do programa Quero Bolsa.

Bolsas de Estudo com ingresso simplificado

Há uma porta aberta com as Bolsas de Estudo e descontos com vagas disponíveis nas universidades particulares. Veja como conseguir Bolsa pela Nota do Enem com ingresso simplificado no Guia de Bolsas de Estudo:

É bem simples para consultar. Escolha um curso que você queira fazer, indique a cidade onde você mora, e o sistema mostra os cursos, as vagas e as bolsas de estudo disponíveis na sua cidade. Veja:

Encontre a bolsa de Estudos que você procura:

Digite pelo menos 3 caracteres.

Mudanças na lista de espera do Sisu

Logo após o MEC liberar a relação dos aprovados já será possível colocar o nome na Lista de Espera do Sisu. O endereço para ver o Resultado do Sisu e para colocar o nome na lista de espera é o mesmo em que que você fez a inscrição do Sisu.

Nas edições anteriores do Sisu, o candidato que não passasse para a primeira opção, mas fosse aprovado na segunda, poderia se inscrever na lista de espera para aguardar uma vaga na primeira opção de curso. Em 2019, as regras mudaram.

Agora, o Sisu só permite a inscrição na Lista de Espera para os candidatos que não forem aprovados na primeira, nem na segunda opção de curso. Ou seja, só quem for reprovado em ambas as opções pode se inscrever na lista de espera.

Outra observação importante é que as chamadas das Lista de espera do Sisu serão feitas diretamente no site das instituições de ensino, e não no site do Sisu.

Acompanhe com a Jade Philippe, diretora do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito, como funciona a nova Lista de Espera do Sisu. Veja com ela as dicas para você manter suas chances na disputa.

A lista de espera costuma chamar muita gente, porque pessoas que passam para estudar longe de casa nem sempre se adaptam às condições do lugar ou dos custos envolvidos. E, ainda, há a questão do dinheiro. Custa caro morar fora de casa.

Mesmo para quem tem o apoio da família é preciso fazer as contas: aluguel, alimentação, transporte e etc. pode somar muito mais do que fazer um curso em faculdade ou universidade privada na cidade onde a pessoa já mora. Para quem já trabalha e paga os custos da própria vida, ter que largar o emprego nem sempre é possível.

Outro fator de desistência do curso é a falta de vocação mesmo para o curso selecionado. O candidato até passa para um determinado curso, mas acaba não se matriculando porque percebe que não tem muito a ver com ele e decide tentar outras alternativas (como o Prouni) para entrar na faculdade em um curso que realmente deseja fazer.

Bolsas de estudo pela nota do Enem

No país todo há mais de 800 faculdades e universidades com vagas sobrando na maioria dos cursos de graduação. As Inscrições estão abertas para você começar a estudar ainda neste semestre. Ou, se quiser, no semestre que vem. O cadastro é gratuito.

Veja bolsas de estudo para Direito, Pedagogia, Engenharia Civil, Administração, Fisioterapia e para todos os cursos de graduação no Guia de Bolsas de Estudo. Elas estão oferecendo descontos e bolsas de estudo promocionais de até 70% do valor das mensalidades. Pode ser uma boa chance também.

Confira tudo sobre as Bolsas de Estudo pela Nota do Enem.

Se você colocou seu nome na Lista de Espera do Sisu, fique de olho. Sempre têm muitas chances. E, depois tem ainda as chances de Bolsas de Estudo e descontos nas faculdades privadas!

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Sisu Tags: , ,