Saiu o Resultado do Sisu: veja os aprovados e a Lista de Espera!

Já está no ar o resultado da primeira edição do Sisu 2022. Confira como acessar a relação de aprovados; veja como participar da lista de espera; e conheça oportunidades de inscrição no Prouni e nas bolsas das universidades privadas.

O resultado do Sisu do primeiro semestre de 2022  já saiu. Foram mais de 1 milhão de candidatos disputando as 222 mil vagas. A tensão está no ar.

Foi muita adrenalina. A expectativa era geral. As inscrições terminaram às 23h59min da última sexta-feira. Foram 58 horas de agonia. O listão dos aprovados fez a alegria imediata para mais de 200 mil participantes.

E, para quem não passou na primeira chamada, ainda têm as opções da Lista de Espera do Sisu, e das Inscrições do Prouni, que começam nesta terça-feira, e vão até sexta (22 a 25 de fevereiro). Têm 273 mil vagas para Bolsas de Estudo do Prouni, com notas de corte mais baixas.  Confira também as dicas da inscrição e como funciona o Prouni 2022.

Como conferir o resultado do Sisu

A lista de aprovados pode ser conferida no site oficial do Sisu 2022. Ao entrar no site, basta clicar em “Lista de aprovados”. Assim você pode conferir as listas de aprovados de cada curso e universidade participante.

Resultado do Sisu

Além disso, é possível conferir o resultado do Sisu na página do boletim de desempenho individual. Também é lá que deve ser manifestado o interesse em participar da lista de espera nos casos em que não houve aprovação na chamada regular.

Lista de espera do Sisu

Os candidatos que não forem aprovados em nenhuma das duas opções podem manifestar interesse na lista de espera do Sisu. Nesse caso, podem escolher entrar na lista de espera da 1ª ou da 2ª opção selecionada no momento da inscrição. Mas lembre-se que se você for aprovado em qualquer das opções, não pode entrar na lista de espera.

O prazo para participar da lista de espera vai de  22 de fevereiro a 8 de março. Para isso, é só entrar no boletim de desempenho e clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Diferentemente da 1ª chamada, na lista de espera são as instituições de ensino que divulgam os aprovados em seu próprio site, a partir de 8 de março. A Lista der Espera sempre chama.  Assim, é importante acompanhar as convocações da lista de espera no site da universidade que você se inscreveu.

Confira o post do nosso perfil no Instagram com dicas de como escolher o curso na lista de espera do Sisu:

Bolsas de Estudo das Universidades Privadas

Outra alternativa bem prática é você conferir as Bolsas de Estudo de até 100% do valor das mensalidades, direto com as instituições privadas. Tem bolsas pela nota do Enem, por concurso de Redação Online, e bolsas por Transferência. As dicas de hoje do Blog do Enem  para você conferir são estas três oportunidades:

  1. Bolsas promocionais da Uniasselvi;
  2. Bolsas com vagas abertas da UniCesumar;

Mudanças na lista de espera do Sisu

Logo após o MEC liberar a relação dos aprovados já será possível colocar o nome na Lista de Espera do Sisu. O endereço para ver o Resultado do Sisu e para colocar o nome na lista de espera é o mesmo em que que você fez a inscrição do Sisu.

Nas edições anteriores do Sisu, o candidato que não passasse para a primeira opção, mas fosse aprovado na segunda, poderia se inscrever na lista de espera para aguardar uma vaga na primeira opção de curso. Em 2019, as regras mudaram.

Agora, o Sisu só permite a inscrição na Lista de Espera para os candidatos que não forem aprovados na primeira, nem na segunda opção de curso. Ou seja, só quem for reprovado em ambas as opções pode se inscrever na lista de espera.

Outra observação importante é que as chamadas das Lista de espera do Sisu serão feitas diretamente no site das instituições de ensino, e não no site do Sisu.

Acompanhe com a diretora do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito como funciona a nova Lista de Espera do Sisu. Veja com ela as dicas para você manter suas chances na disputa.

A lista de espera costuma chamar muita gente, porque pessoas que passam para estudar longe de casa nem sempre se adaptam às condições do lugar ou dos custos envolvidos. E, ainda, há a questão do dinheiro. Custa caro morar fora de casa.

Mesmo para quem tem o apoio da família é preciso fazer as contas: aluguel, alimentação, transporte e etc. pode somar muito mais do que fazer um curso em faculdade ou universidade privada na cidade onde a pessoa já mora. Para quem já trabalha e paga os custos da própria vida, ter que largar o emprego nem sempre é possível.

Outro fator de desistência do curso é a falta de vocação mesmo para o curso selecionado. O candidato até passa para um determinado curso, mas acaba não se matriculando porque percebe que não tem muito a ver com ele e decide tentar outras alternativas (como o Prouni) para entrar na faculdade em um curso que realmente deseja fazer.

Confira tudo sobre as Bolsas de Estudo pela Nota do Enem.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Sisu
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel