Resultado do SiSU 2020 é publicado pelo MEC

O SiSU 2020 foi publicado nesta terça-feira e os estudantes já podem conferir se alcançaram a aprovação ou se ficaram na lista de espera. Veja o cronograma de matrículas e as melhores estratégias para adotar na lista de espera!

Terminou a novela do sai-não-sai do Resultado do SiSU 2020. Finalmente a Justiça liberou o Ministério da Educação para publicar o resultado. A decisão foi do presidente do Superior Tribunal de Justiça, o ministro João Carlos Noronha. O MEC divulgou o resultado por volta das 18h30 desta terça-feira (28). Confira o seu resultado no site do SiSU! 

Depois desta confusão toda, para quem não estiver na relação de aprovados na  primeira chamada, a dica do Blog do Enem é para ficar de olho também na Lista de Espera. As chances são muito grandes na Lista de Espera, pois todo ano as listas chamam milhares de candidatos. Muitos candidatos desistem da vaga porque não conseguem bancar os custos de ir morar longe de casa. 

A matemática do Resultado do Sisu já está fechada pelo MEC desde o lançamento do edital. Agora no primeiro semestre de 2020 foram 237 mil vagas para mais de 1,6 milhão de inscritos (cada candidato pode concorrer em até duas vagas, por isso o MEC divulga “três milhões de inscrições”).

Basta fazer uma conta simples para perceber que a disputa geral está em mais de sete candidatos por vaga. Em medicina passa de cem candidatos por vaga. Ao final do SISU mais de 1,3 milhões de participantes vão ter que buscar outro caminho para entrar na universidade.

No caminho tem que se ligar na Lista de Espera do Sisu 2020 e nas outras oportunidades. Tem o Prouni, o Fies, e as inscrições que já estão abertas nas Bolsas de Estudo Descomplicadas, com inscrição gratuita diretamente com as universidades privadas. Veja como participar da Lista de Espera do SISU:

lista de espera do Sisu

Confira abaixo o cronograma e o link para o  Resultado do Sisu e da Lista de Espera. E veja aqui as chances de outros programas para entrar na universidade.

Oportunidades depois do SISU > Se você não ‘passar de primeira’ no Resultado do Sisu, coloque o nome na lista e veja as chances que se abrem também nas Bolsas de Estudo do Prouni. Todo ano são 300 mil vagas no Prouni com Bolsas de 100% ou de 50% para todos os cursos.

  • Cronograma do Resultado do SISU 2020: 
  •  Resultado – 28/01- Acesse aqui: http://www.sisu.mec.gov.br/
  • Inscrição na Lista de Espera: 29/01 a 4/02
  • Matrículas da 1ª chamada: 29/01 a 4/02

Bolsas de Estudo com ingresso simplificado:

Bolsas de Estudo > E, há uma porta aberta com as Bolsas de Estudo e descontos com vagas disponíveis nas universidades particulares. Veja como conseguir Bolsa pela Nota do Enem com ingresso simplificado no Guia de Bolsas de Estudo:

É bem simples para consultar. Escolha um curso que você queira fazer, indique a cidade onde você mora, e o sistema mostra os cursos, as vagas e as bolsas de estudo disponíveis na sua cidade. Veja:

Encontre a bolsa de Estudos que você procura:

Digite pelo menos 3 caracteres.

Depois do PROUNI  ainda tem  a vez do FIES, com as inscrições abertas para o Financiamento Estudantil. E, neste ano têm 100 mil vagas com juro zero.. Veja aqui as inscrições do FIES.

 Acesse o Resultado do Sisu e a Lista de Espera:

Logo após o MEC liberar o Resultado do Sisu na página oficial você pode conferir a relação dos aprovados. Se o seu nome ainda não estiver ali, a dica do Blog do Enem é você colocar o seu nome na Lista de Espera. 

O endereço é o mesmo em que que você fez a inscrição. Acesse aqui a página do Resultado e da Lista

Mudanças na lista e espera do Sisu

Logo após o MEC liberar a relação dos aprovados já será possível colocar o nome na Lista de Espera do Sisu. O endereço para ver o Resultado do Sisu e para colocar o nome na lista de espera é o mesmo em que que você fez a inscrição do Sisu.

Nas edições anteriores do Sisu, o candidato que não passasse para a primeira opção, mas fosse aprovado na segunda, poderia se inscrever na lista de espera para aguardar uma vaga na primeira opção de curso. Em 2019, as regras mudaram.

Agora, o Sisu só permite a inscrição na Lista de Espera para os candidatos que não forem aprovados na primeira, nem na segunda opção de curso. Ou seja, só quem for reprovado em ambas as opções pode se inscrever na lista de espera.

Outra observação importante é que as chamadas das Lista de espera do Sisu serão feitas diretamente no site das instituições de ensino, e não no site do Sisu.

Acompanhe com a Jade Philippe, diretora do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito, como funciona a nova Lista de Espera do Sisu. Veja com ela as dicas para você manter suas chances na disputa.

A lista de espera costuma chamar muita gente, porque pessoas que passam para estudar longe de casa nem sempre se adaptam às condições do lugar ou dos custos envolvidos. E, ainda, há a questão do dinheiro. Custa caro morar fora de casa.

Mesmo para quem tem o apoio da família é preciso fazer as contas: aluguel, alimentação, transporte e etc. pode somar muito mais do que fazer um curso em faculdade ou universidade privada na cidade onde a pessoa já mora. Para quem já trabalha e paga os custos da própria vida, ter que largar o emprego nem sempre é possível.

Outro fator de desistência do curso é a falta de vocação mesmo para o curso selecionado. O candidato até passa para um determinado curso, mas acaba não se matriculando porque percebe que não tem muito a ver com ele e decide tentar outras alternativas (como o Prouni) para entrar na faculdade em um curso que realmente deseja fazer.

Vale a pena colocar o nome na Lista – As chamadas das Lista de Espera do Sisu serão feitas diretamente no site das Instituições. É super simples de participar. Entre no seu Boletim de Desempenho e logo dentro do campo da sua 1ª opção após o Resultado do Sisu vai aparecer o botão ‘Participar da lista de espera’. Basta clicar.

Veja na imagem. Automaticamente já aparece a sua classificação.Lista de espera passo 1a

Importante: A Lista de Espera Sisu 2019 vale apenas no curso da sua 1ª Opção. Esta é a regra e ouro, e não dá mais para trocar a opção de curso ou de instituição. Ou seja, o Resultado do Sisu e as chances da Lista de Espera já estão amarrados à sua 1ª  opção de curso.

Veja porque abrem muitas vagas na Lista de Espera do Sisu:

A  Lista de Espera sempre chama muita gente, porque pessoas que passam para estudar longe de casa nem sempre se adaptam às condições do lugar ou dos custos envolvidos. 

Outro fator de desistência do curso é a falta de vocação mesmo para o curso selecionado. No último dia de lances com as notas do Enem para disputar as vagas do Sisu muitos candidatos mudam a opção para cursos em que a nota do Enem 2015 ‘encaixa’ e dá para passar. Mas, depois do Listão, as pessoas tem uns dias para pensar e desistem.

E, ainda, há a questão do dinheiro. Custa caro morar fora de casa. Mesmo para quem tem o apoio da família é preciso fazer as contas: aluguel, alimentação, transporte e etc. pode somar muito mais do que fazer um curso em faculdade ou universidade privada na cidade onde a pessoa já mora.

Para quem já trabalha e paga os custos da própria vida, ter que largar o emprego nem sempre é possível.

A soma de todos estes fatores leva a um fenômeno de muitas vagas nas listas de espera. A dica do Blog do Enem é uma só: Se você não estiver no Listão do Resultado do Sisu, coloque o nome na Lista de Espera do Sisu se não aparecer o seu nome na 1ª Chamada.

E, ainda têm Bolsas de Estudo pela Nota do Enem. Mais uma chance para você!  – No país todo há mais de 800 faculdades e universidades com vagas sobrando na maioria dos cursos de graduação. As Inscrições estão abertas para você começar a estudar ainda neste semestre. Ou, se quiser, no semestre que vem. O cadastro é gratuito.

Veja bolsas de estudo para Direito, Pedagogia, Engenharia Civil, Adminstração, Fisioterapia e para todos os cursos de graduação no Guia de Bolsas de Estudo:Elas estão oferecendo descontos e bolsas de estudo promocionais de até 70% do valor das mensalidades. Pode ser uma boa chance também.

Confira tudo sobre as Bolsas de Estudo pela Nota do Enem.

Se você colocou seu nome na Lista de Espera do Sisu, fique de olho. Sempre têm muitas chances. E, depois têm ainda as chances de Bolsas de Estudo e descontos nas faculdades privadas!  

Bolsas de Estudo de até 70%

Veja aqui uma lista de 800 universidades e faculdades que dão Bolsas de Estudo parciais para você começar o Ensino Superior ainda no primeiro semestre.

Pirâmide das Notas de Corte do Sisu

Não tem moleza para entrar dentro das Notas de Corte do Sisu nas universidades mais procuradas. Veja aqui o post completo sobre a Pirâmide, e confira abaixo como ficam as notas de corte médias para os cursos mais disputados:

Pirâmide das notas de corte

Entenda a confusão das Notas do Enem na Justiça:

O MEC programou o Resultado do Sisu 2020 para 28 de janeiro. Mas, em função dos erros na nota do Enem 2019, e da forma como o Ministério da Educação conduziu o processo de revisão do cálculo, a Justiça Federal bloqueou a divulgação da lista dos aprovados até que o ministério e o INEP comprovasse que todos os candidatos que contestaram as notas foram atendidos.

O MEC recorreu e recorreu, até que na ter;ca-feira, dia 28 de janeiro, o presidente do Superior Tribunal de Justiça autorizou divulgar o resultado do SISU.

Na sexta-feira, 24 de janeiro de 2019, a A 8ª Vara Cível da Justiça Federal de São Paulo determinou ao Ministério da Educação e ao INEP que o resultado do SISU somente seja divulgado após todas as dúvidas sobre as notas do Enem serem resolvidas.

O MEC recorreu no sábado, mas o recurso foi julgado no domingo de noite, pela  desembargadora Therezinha Cazerta, presidente do TRF-3, que manteve a proibição de divulgar o resultado até que o MEC comprove que atendeu todas as reclamações do recálculo da nota do Enem 2019.

Na prática isto significava que a disputa pelas notas de corte do Sisu 2020 poderia prosseguir normalmente, mas que o resultado previsto para o dia 28, não será divulgado até que o MEC e o INEP comprovem ter revisado e respondido a todos os participantes que se manifestaram no e-mail de reclamações, e que os parâmetros das correções feitas sejam divulgados.

Mas, agora a novela terminou.

 

admin

Felipe Figueiredo

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos.
Categorias: Sisu Tags: , ,