Revisão Biologia Fuvest – Conheça melhor o Metabolismo celular

O vestibular da Fuvest está chegando e é hora de revisar os principais conteúdos de biologia que podem aparecer no exame! Estudar o metabolismo das células pode ser uma boa pedida!

O vestibular da Fuvest é o maior do país. Isso gera certo “temor” nos estudantes. Mas, é claro que você vai estar preparado e não terá nada a temer! Nós do Blog do Enem vamos te dar aquela ajudinha para você chegar bem seguro ao exame e se dar bem nas questões de Biologia!  Para isso, é bom lembrar que questões sobre o metabolismo celular são figurinhas carimbadas em qualquer vestibular, e na prova da Fuvest não poderia ser diferente!  Vamos revisar?

Um conteúdo um tanto complicado envolvendo metabolismo celular que pode pintar no exame da Fuvest este ano é “respiração celular”. Este conteúdo está diretamente relacionado com uma tragédia que marcou a vida de todos os brasileiros: o incêndio da Boate Kiss, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. O fogo que tirou a vida de tantos jovens revoltou o país. A ideia de mais de 240 jovens morrendo de maneira tão cruel já é terrível, ainda mais quando isso foi gerado pela irresponsabilidade e pelo descaso de quem deveria zelar pela segurança dessas pessoas. O fato foi amplamente discutido nas diferentes mídias, principalmente para chamar a nossa atenção para que saibamos escolher bem o local onde vamos curtir nossa baladinha. Portanto, querido vestibulando, o conteúdo de respiração celular relacionando o que aconteceu no incêndio pode aparecer nas questões dos vestibulares.

A principal causa de morte das vítimas do incêndio foi por envenenamento por cianeto e monóxido de carbono, provenientes da queima de materiais presentes na boate, como a espuma que forrava o teto. Essas duas substâncias são altamente tóxicas aos seres humanos.

O monóxido de carbono (CO) é um gás comum no ar, está presente, por exemplo, na fumaça que sai do escapamento dos carros. O problema, é que nossas hemácias “adoram” esse gás e quando se juntam a ele, não soltam mais. Isto quer dizer que a ligação estável entre hemácia e CO inutiliza a célula, impedindo que ela volte a carregar o oxigênio ou o gás carbônico. Assim, se alguém inala muito monóxido de carbono, suas hemácias ficam saturadas e não conseguem mais carregar o oxigênio para os tecidos. Dessa maneira, as células não podem mais realizar a respiração celular para quebrar os nutrientes e obter energia para realizar suas atividades.

O cianeto de potássio é um “veneno” que age diretamente sobre a cadeia respiratória, uma das fases da respiração celular. Durante essa fase, elétrons obtidos nas etapas anteriores da respiração “saltam” em uma série de moléculas presentes nas cristas das mitocôndrias. Ao fazerem isso, os elétrons liberam energia para a produção de ATPs (moléculas que armazenam energia temporariamente) – objetivo principal da respiração celular. No fim da cadeia o gás oxigênio (obtido na respiração pulmonar) recebe o elétron e reage com íons de hidrogênio formando água. Quando uma pessoa inala cianeto ele irá bloquear a passagem dos elétrons que estão saltando na cadeia respiratória para o oxigênio. Assim, uma pessoa contaminada pelo cianeto pode respirar desesperadamente, mas não conseguirá completar a respiração celular e poderá morrer, pois suas células não conseguirão produzir energia suficiente.

Agora, para finalizar sua revisão, veja estes posts que abordam dois temas relacionado à este assunto:

Post 1- ATP: a moeda energética das células à Revise com este post o que são ATPs e sua importância para o metabolismo celular: https://blogdoenem.com.br/biologia-atp-energia/

Post 2 – Biologia – Introdução à respiração celular à Este post tem uma super vídeo-aula da Khan Academy que resume todo o processo da respiração celular. Vale a pena conferir – https://blogdoenem.com.br/biologia-khan-academy-3/

Dica 1: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Dica 2: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos

Agora que você já sabe tudo sobre Biologia na Fuvest, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel