Senso Comum e Razão Filosófica: veja as diferenças

Aprenda agora o que é o conhecimento por tradição, crença ou convição, e o que é o conhecimento produzido pela observação, análise, verificação e demonstração. Gabarite nas diferenças de Senso Comum e Razão Filosófica.

É fácil acertar as questões de Filosofia ou de conteúdo interdisciplinar que exigem de você um discernimento sobre o Senso Comum, que se aprende ou se reproduz no cotidiano, e o conhecimento produzido através de um método, de uma lógica construída pela razão filosófica.

O Senso Comum é similar a uma opinião, a uma crença, uma tradição ou convicção. Platão chamava o Senso Comum de “doxa”, um entendimento particular. O Senso Comum produz um conhecimento informal, inconcluso, uma opinião subjetiva.

O que é o Senso Comum

O Senso Comum também pode ser identificado com um tipo de “sabedoria de vida’, pois é construído no dia a dia, sobre a realidade de cada pessoa ou grupo. Porém, é um entendimento que não foi testado ou verificado de maneira científica.

Não podemos afirmar que é verdadeira ou falsa este tipo de sabedoria de vida, quando ela é produto do Senso Comum, pois este conhecimento não foi verificado para ver o que de fato permaneceria ou sobreviveria.

O que é a Razão filosófica

Por outro lado, quando temos a Razão Filosófica, que se estabelece a partir de uma produção de conhecimento que nasce de uma observação e de uma argumentação sobre a realidade objetiva. E que exige análise, cálculos, raciocínios e uma dedução que, somados, levam o indivíduo a uma conclusão. Não é uma opinião, é uma ciência.

Traduzindo pra você: o Conhecimento, na ótica da Razão Filosófica, é aquele que parte de ideias mais simples em direção às ideias mais complexas, que vira conceitos que se sustentam por evidências, por uma argumentação, uma comprovação.

A Razão Filosófica busca uma exatidão. É um paradigma que se estabelece. Transforma-se num ponto de partida seguro sobre a dúvida que buscamos esclarecer. Pode não ser definitivo, pois uma nova análise ou descoberta pode produzir um patamar superior de explicação ou compreensão, e refutar o conhecimento anterior.

Senso Comum x Razão Filosófica

Para você não se perder numa questão de Filosofia do Enem sobre as diferenças entre Senso Comum e Razão Filosófica, procure se lembrar do Senso Comum com a frase daquele personagem do Auto da Compadecida, o Chicó.  Para explicar alguma situação ou fato, ele dizia “Não sei. Só sei que é assim”.

Por outro lado, a Razão Filosófica está orientada pela exatidão, pela precisão, pela evidência e pela demonstração argumentativa segura sobre um determinado fato. É um conhecimento para além da opinião, porque apresenta uma razão justificada.

Veja a comparação do conhecimento de vida x conhecimento filosófico

Confira agora com o professor Marciel Evangelista Cataneo, do Canal do Curso Enem Gratuito, um resumo rápido para você dominar as diferenças entre Senso Comum e Razão Filosófica.

Gostou do resumo com o professor de Filosofia Marciel Evangelista? Ele é mesmo uma fera nos temas do conhecimento. Este post foi elaborado a partir da transcrição desta aula espetacular que ele deu.

Quer saber mais? Veja aqui um resumo sobre o Método Científico.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Apostilas Enem Gratuitas, Filosofia
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel