Sistemas mecânicos com mais de um corpo – Física Enem

Você sabe calcular a força resultante em um sistema mecânico? Não? Então, aprenda neste post e gabarite Física no Enem!

Você já sabe calcular a velocidade, aceleração e a força de um corpo. Mas como é que faz quando a prova do Enem pede a força resultante em sistemas mecânicos? O primeiro passo é ler o problema, o segundo é fazer um esquema e o último é resolver os exercícios. Pintou dúvida? Acompanhe a explicação abaixo.

O Blog do Enem já explicou a relação das Leis de Newton com a Física Clássica, mostrou a diferença entre massa, peso e gravidade, e também como funciona a decomposição das forças em um plano inclinado. Agora vamos tirar as principais dúvidas sobre os sistemas mecânicos com mais de um corpo. Confira!
Três exemplos de sistemas mecânicos com mais de um corpo:

Os corpos estão em contato

Como você vê:

Como ele realmente é:

Quando o sistema mecânico trata de corpos em contato existem pares de força de ação e reação atuando nos corpos, para facilitar a resolução do problema, basta imaginar os dois corpos como sendo um só. Acompanhe a resolução;

Para o bloco A:

Quer memorizar bem o que você aprendeu nos exercícios? Então assista essa super aula da professora de física Lia, do nosso canal Curso Enem Gratuito, no Youtube.

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino

Acesse aqui os Aulões do Blog do Enem! São videoaulas gratuitas e completas com os conteúdos mais relevantes para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Rosângela Menezes é formada em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Amazonas e em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como professora por 10 anos e, atualmente, escreve textos sobre Ciência e Tecnologia.

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel