Sisu – Candidato pode mudar escolha de curso até a última hora

Para ter mais chances de conseguir uma vaga pelo Sisu, candidato deve ficar atento as notas de corte! Até o final das inscrições, escolha pode ser alterada!

As inscrições para o Sisu 2013.2 terminam às 23h59 de hoje! Mas, se você quiser aumentar suas chances de conquistar uma vaga no ensino superior seguindo essas dicas, ainda dá tempo! Como o sistema é dinâmico, o candidato pode mudar sua inscrição quantas vezes achar necessário até o prazo final. O sistema irá considerar a última inscrição validada pelo candidato.

O Sisu 2013.2 reúne 39.724 vagas em cursos de graduação em universidades federais e institutos federais de ensino superior, segundo balanço preliminar divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 3 de junho. De acordo com os dados, 54 instituições que oferecem 1.179 cursos já aderiram ao sistema. Até o meio dia desta sexta-feira (14) havia 701.422 candidatos inscritos, segundo balanço do Ministério da Educação. Estes, fizeram 1.355.809 inscrições, já que cada candidato pode concorrer com até duas opções de curso.

Como tem muitos candidatos para poucas vagas, é preciso monitorar a nota de corte durante todo o período de inscrições para aumentar suas chances de entrar no curso que deseja. Se a nota de corte estiver muito acima da pontuação obtida no Enem de 2012, a melhor saída é escolher um outro curso e/ou instituição com nota de corte mais baixa.

Os candidatos que se enquadram na política de cotas também deve verificar se vale mais a pena concorrer entre os cotistas, onde o número de vagas é menor, ou pela ampla concorrência. Nem sempre a nota de corte dos cotistas é menor do que os dos demais concorrentes. Na primeira edição do Sisu, no começo do ano, por exemplo, o curso de engenharia civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, a nota de corte para os estudantes de escola pública que fossem pretos, pardos ou índios era 774,98 pontos. Pela a ampla concorrência, a nota era menor, 750,96 pontos.

O candidato consegue ter uma noção de quais são suas chances para ocupar determinada vaga pela classificação parcial.  Ela pode ser consultada pelo estudante durante o período de inscrição, em seu boletim na página do Sisu. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Se a posição não estiver satisfatória, o ideal é partir para outros cursos com notas de corte mais baixas, embora haja mais de uma chamada.

Caso aconteça um empate entre dois candidatos pela nota do Enem 2012, a decisão será tomada de acordo com cinco critérios, seguindo a seguinte ordem:

1. Nota obtida na redação;
2.  nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
3.  nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias;
4.  nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
5.  nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

E aí, acha que já conquistou sua vaga no ensino superior? Lembre-se que ainda dá tempo de mudar sua escolha! Confira a nota de corte do seu curso mais uma vez, só para garantir!

Sisu

Agora que você já sabe tudo sobre o Sisu, que tal conhecer nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E, claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem

 

 

 

Felipe Figueiredo

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos.
Categorias: Enem, Sisu, Universidades Públicas Tags: , , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel