Faltam:
para o ENEM

Sociologia vestibular e Enem – Revise Max Weber com aulas gratuitas.

Não confunda Max Weber com Karl Marx. São polos praticamente opostos na Sociologia. Veja neste post uma síntese sobre o pensamento do alemão Max Weber, com duas vídeo-aulas gratuitas. Fique super preparado para as questões de Sociologia no Enem. Confira abaixo.

Veja o pensamento de Max Weber, um dos clássicos da Sociologia. Ele fez a previsão da sociedade burocratizada, prisioneira das próprias regras criadas pelos homens, gerando uma espécie de Gaiola de Ferro. Confira!

Ah, Sociologia… Está costurada em nossas vidas desde que começamos a berrar na maternidade. O fio que nos prende a ela é invisível e infinito, não podemos distinguir onde um começa e outro termina, seremos sempre dois pedaços de um todo sem fim. Max Weber

Mas que filosofada hein? Para alguns estudantes os conteúdos de Sociologia podem parecer uma coisa meio vaga, até difícil de visualizar na hora do estudo, mas, o Enem adora saber se você está por dentro dos conceitos e ideias dos grandes pensadores da nossa história.

Lembre-se que, enquanto houver sociedade, haverá a Sociologia, com questionamentos, problemas, ideias, conceitos e debates sem fim. E já que o Exame Nacional do Ensino Médio está chegando, que tal dar uma revisada em Max Weber pra mandar bem na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias? Separamos alguns pontos interessantes pra você, olha só:

A ação social no conceito de Max Weber

Segundo Weber, dentro da sociedade a influência das relações sociais podem desencadear problemas econômicos ou políticos. Quanto maior for a percepção dos sujeitos sobre suas ações, melhor será para a sociedade. As ações emotivas, não deliberadas, geralmente causam dificuldades nas sociedades.

As situações relacionadas com ação racional relativa a fins, ação racional relativa a valores, ação afetiva e ação tradicional podem ser identificadas e canalizadas para uma melhor organização social. *Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/vestibular

Poder e Dominação

O conceito de poder é amorfo já que significa a probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, mesmo contra toda a resistência e qualquer que seja o fundamento dessa probabilidade. Dominação é a probabilidade de encontrar obediência dentro de um grupo a um certo mandato. Veja na equação:

Poder + Legitimidade = Dominação.

Sociologia Enem - Max Weber

Tipos puros de ação social

As ações dos seres humanos podem ser previsíveis quanto mais forem racionais. Pensando deste modo Weber constrói quatro tipos puros de ação social: ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores, ação tradicional e ação afetiva. Trata-se de um modelo de conduta, construído pelo pensador para que se possa compreender as relações sociais racionais, e a partir delas interpretar, até certo limite, outras conexões de sentido, as afetivamente condicionadas e as que sofrem influências irracionais.

A ação racional com relação a fins são aquelas em que se quer atingir um objetivo específico e para isso há um planejamento utilizando-se de meios necessários e adequados que são avaliados e combinados do seu próprio ponto de vista, por exemplo, uma ação científica ou econômica. A conexão entre os fins e os meios serão mais racionais caso não haja a interferência de afetos.

Ação racional com relação a valores o agente atua não levando em conta os fins, mas está a serviço de suas próprias convicções, guiado por valores que inspiram sua conduta. Nesta ação o agente estará, por exemplo, cumprindo um dever, uma exigência de seu próprio senso de dignidade, uma crença religiosa, moral, política ou é movido a valores como a honestidade, honra, justiça, beleza, fidelidade, etc. Nessa ação pode existir, muitas vezes, uma certa irracionalidade quanto mais forte for o valor que o motiva.

Ação afetiva é quando não há motivação racional, o agente é inspirado pelas emoções imediatas, como medo, orgulho, vingança, entusiasmo, ciúme, paixão, e etc, ou seja, atitudes que podem levar a pessoa a destruir algo precioso para si ou a produzir uma obra de arte, por exemplo. Esta ação é diferente da racional orientada por valores, já que nesta última o agente planeja, segue um certo direcionamento, agindo de forma racional.

Na ação tradicional o sujeito é guiado pelos hábitos e costumes arraigados, reagindo a estímulos habituais, por exemplo o casal que batiza seu filho mesmo estando descomprometido com a religião.

Tipos de ação Social
Fonte: http://pt.slideshare.net/alisonunes/a-sociologia-de-max-weber

Essas categorias desenvolvidas por Weber auxiliam a compreensão do sentido que um sujeito atribui a sua ação e seu significado social. Podemos nos utilizar dessas categorias para analisar inúmeras ações sociais como comprar, casar, estudar, dar esmola, participar de uma associação, ir à igreja e etc. Fonte: https://blogdoenem.com.br/max-weber-sociologia/

Tipos Puros de Dominação Legítima

Dominação Legal: obedece-se não à pessoa em virtude de seu direito próprio, mas à regra estatuída, que estabelece ao mesmo tempo a quem e em que medida deve obedecer. Seu tipo mais puro é a burocracia.

Dominação Tradicional: se estabelece em virtude da crença na santidade das ordenações e dos poderes senhoriais de há muito existentes. Seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal.

Dominação Carismática: se dá em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma) e, particularmente: a faculdades mágicas, revelações ou heroísmo, poder intelectual ou de oratória. Seu tipo mais puro é a dominação do profeta, do herói guerreiro e do grande demagogo.** **Disponível em: http://www.professorrenato.com/sociologia/resumo-teorias-max-weber

Aula Gratuita sobre Max Weber

Confira agora uma videoaula do Professor de Sociologia Geraldo Élvio, no Canal Preparação Digital, no Youtube. Ele faz um breve resumo sobre as principais linhas de pensamento de Marx, Weber e Durkheim. Solta o play!

 

Pra dar mais uma relembrada sobre Weber, também vale uma conferida nessa aula do Professor Daniel Gomes, no Canal Sistema Poliedro, no Youtube.

Ele fala especialmente sobre “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, saca só:

Aproveite as nossas dicas para ficar super preparado e arrasar no Exame Nacional do Ensino Médio