Tecido Muscular: resumo de biologia para arrasar no Enem

O tecido muscular atua na locomoção. Mas esta não é a única função da musculatura em nosso corpo! Revise biologia aqui e arrase no Enem!

O corpo humano possui três tipos de tecido muscular: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco. Todos os três tecidos possuem a capacidade de contração, que permite movimentos. Porém, cada um tem estruturas diversas que permitem diferentes tipos de movimentos.

Você conhece os tipos e as diferenciações dos Tecidos no Corpo Humano? Se ainda não, a hora é de fazer uma pequena parada aqui para ver o resumo inicial da professora Cláudia Aguiar, do canal do Curso Enem Gratuito.

Confira agora, antes de avançar no resumo escrito:

Agora chegou a vez de mergulhar na estrutura e as funções de cada tipo de tecido muscular Revise Biologia com este post e arrase nas questões do Enem e dos vestibulares!

Dica 1: Esta aula é a segunda de uma série sobre os tecidos conjuntivos. Então, antes de continuar estudando sobre o sangue e a linfa, que tal dar uma espiadinha também nos outros tipos de tecidos conjuntivos? https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-tecido-conjuntivo/

E aí, curtiu o vídeo? Legal, não é mesmo? Agora, para finalizar sua revisão, veja o resumo que preparamos para você:

Tecido muscular estriado esquelético:

O tecido muscular estriado esquelético é o tecido muscular que geralmente está ligado ao esqueleto (daí seu nome). É um tecido que possui contração rápida e voluntária, ou seja, comandada pela nossa vontade.

O tecido muscular esquelético é formado por células muito compridas, originadas da fusão de várias células embrionárias. Sendo assim, as fibras musculares são polinucleadas, ou seja, possuem vários núcleos (até mesmo centenas).

A principal característica destas células são as estrias: nestas células há faixas claras (discos claros, I ou J) e escuras (discos escuros, A ou Q) transversais que podem ser vistas ao microscópio. Essas faixas são as unidades de contração, onde estão localizadas proteínas que formam uma espécie de grade deslizante. Há duas proteínas agindo nessas estrias: filamentos grossos de miosina e fininhos de actina.

Nos discos escuros há uma faixa mais clara, formada por miosina, chamada de linha ou zona H. Por sua vez, nos discos claros há uma zona Z, que é escura.

O espaço entre duas linhas Z é chamado de sarcômero ou miômero – a unidade de contração da fibra muscular. Isso quer dizer que a linha Z corresponde ao espaço que a célula pode diminuir, contraindo-se, ou aumentar de tamanho, distendendo-se.

A contração muscular se dá pelo deslizamento dos filamentos grossos em relação aos fininhos, como em uma grade. Como consequência, a faixa H desaparece e a distâncias entre as linhas Z diminui consideravelmente. Vish, compliquei sua vida?

Então, para te ajudar, veja o vídeo que achei mostrando a contração muscular em uma simulação bem interessante (está em inglês mas, como os nomes são parecidos e a simulação é bem legal, vale a pena dar uma olhada):

Dica 2: Revise também o sangue e a linfa, tipos especiais de tecido conjuntivo. Tem resumo que pode te ajudar a gabaritar as questões de Biologia do Enem! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-tecidos-conjuntivos/

Tecido muscular estriado cardíaco: O tecido muscular estriado cardíaco forma o miocárdio, o músculo do coração. As células desse tecido são células alongadas, com um núcleo e ramificações. Neste tecido é possível ver, assim como no tecido muscular estriado esquelético, estrias transversais. Estas células possuem contração rápida e involuntária.

Dica 3: Revise também o tecido epitelial e suas características! Veja este super post com uma divertida videoaula do professor Paulo Jubilut e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-tecido-epitelial/

Tecido muscular liso:

O tecido muscular liso recebe este nome, pois, ao microscópio óptico, suas células não possuem estrias transversais aparentes, como nos outros tipos de tecidos musculares. As células desse tecido são monucleadas e fusiformes (em forma de fuso, ou seja, “gordinhas” no meio e fininhas nas pontas).

Geralmente encontramos estas células nas paredes de órgãos ocos, como o tubo digestório, o útero e na bexiga. Também podemos encontrar tecido muscular liso na base dos pelos (músculo eretor) e ao redor das glândulas (ajudando a expelir sua secreção).

A contração desse tipo de tecido geralmente é lenta e involuntária, ou seja, ocorrem sem a nossa vontade consciente. Em cada órgão haverá uma função diferente para o tecido muscular liso: pode ajudar nos movimentos peristálticos; na contração do útero para expelir o endométrio ou o bebê na hora do parto; ajudar a eliminar urina da bexiga; regular a entrada de ar nos pulmõesatravés do controle da largura dos brônquios e bronquíolos.

Tecido Muscular – Revise Biologia para arrasar no Enem

Agora que você já sabe tudo sobre os tecidos musculares, que tal testar seus conhecimentos?

Exercícios sobre o Tecido Muscular

1) (UESPI) Os atletas olímpicos geralmente possuem grande massa muscular devido aos exercícios físicos constantes. Sobre a contração dos músculos esqueléticos, é correto afirmar que:
a) Os filamentos de miosina deslizam sobre os de actina, diminuindo o comprimento do miômero.
b) A fonte de energia imediata para contração muscular é proveniente do fosfato de creatina e do glicogênio.
c) Na ausência de íons Ca2+, a miosina separa-se da actina provocando o relaxamento da fibra muscular.
d) A fadiga durante o exercício físico é resultado do consumo de oxigênio que ocorre na fermentação lática.
e) A ausência de estímulo nervoso em pessoas com lesão da coluna espinal não provoca diminuição do tônus muscular.
2)  (UECE) Analise as afirmações a seguir:
I. Os discos intercalares são as junções do tipo gap, apresentadas pelas células musculares estriadas cardíacas nas ramificações de conexão com as células vizinhas.
II. O tecido muscular cardíaco é de natureza lisa porque sua contração é involuntária.
III. A musculatura lisa é encontrada em órgãos viscerais como o estômago e o intestino, daí sua denominação de tecido muscular visceral.
É correto o que se afirma em:
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.
Dica 4: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 5: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel