Técnicas de leitura – Inglês Enem e Vestibular – Resolva a questão 92 do Enem 2015

Neste post, vou ajudá-lo(a) a resolver a questão 92 da prova cinza do Enem 2015. Você vai aprender a fazer skimming e scanning para interpretar os textos em inglês e arrasar no Enem e nos vestibulares!

A maior parte das questões de Inglês do Enem consiste na leitura e interpretação de textos. Por isso, é essencial que você saiba fazer uma rápida e eficiente leitura desses textos e, assim, “tirar de letra” a interpretação deles!

Por isso, o Blog do Enem preparou este super post cheio de dicas para você se dar bem nas questões de Inglês do Enem e dos vestibulares!

Para começar, veja o texto apresentado na questão 92 da prova cinza do Enem 2015:

HOW FAKE IMAGES CHANGE OUR MEMORY AND BEHAVIOUR

For decades, researchers have been exploring just how unreliable our own memories are. Not only is memory fickle when we access it, but it’s also quite easily subverted and rewritten. Combine this susceptibility with modern image-editing software at our fingertips like PHOTOSHOP, and it’s a recipe for disaster. In a world where we can witness news and world events as they unfold, fake image surround us, and our minds accept these pictures as real and our minds remember them later. These fake memories don’t just distort how we see our past, they affect our current and future behavior too – from what we eat to how we protest and vote the problem is there’s virtually nothing we can do to stop it.

Old memories seem to the easiest to manipulate. In one study, subjects were showed images from their childhood. Along with real images, researches snuck in manipulated photographs of the subject taking a hot-air balloon ride with his or her family. After seeing those images, 50% of subjects recalled some part of that hot-air balloon ride – though the event was entirely made up.

EVELETH, R. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 16 jan.2013 (adaptado)

A reportagem apresenta consequências do uso de novas tecnologias para a mente humana. Nesse contexto, a memória das pessoas é influenciada pelo(a)

a)    alteração de imagens.
b)    exposição ao mundo virtual.
c)    acesso a novas informações.
d)    fascínio por softwares inovadores.
e)    interferência dos meios de comunicação.

Os passos que você tem que seguir para conseguir gabaritar essa questão são:

  • Compreensão geral do texto, o famosos SKIMMING. Você vai ler o texto, sem interrupções, mesmo não entendo certas palavras, apenas para obter uma ideia geral do texto.
  • Ler a pergunta da questão e fazer uma segunda leitura para uma compreensão das ideias principais (SCANNING).
  • Ler novamente para uma compreensão mais detalhada, para que então você consiga se decidir qual é a melhor resposta para a questão.

Leitura em inglês - skimming e scanning

Entendeu os passos? Então, vamos lá!

A compreensão geral do texto foi dada pela própria pergunta. O texto fala sobre “consequências do uso de novas tecnologias para a mente humana”. Esse foi o skimming.

Depois, quando você lê a pergunta: “a memória das pessoas é influenciada pelo(a)”: Aí, você volta ao texto, faz a segunda leitura já procurando pela a resposta.

Então você lê no segundo parágrafo:

“These fake memories don’t just distort how we see our past, they affect our current and future behavior too – from what we eat to how we protest and vote the problem is there’s virtually nothing we can do to stop it”.

fake = falsa

to distort = distorcer

to affect = afetar

behavior = comportamento

E reconhece algumas palavras como “memories” e “affect.” O texto diz que essas “fake memories”, ou seja, “memórias falsas” afetam nosso comportamento atual e futuro.

No segundo parágrafo, nos deparamos com a palavra “memory”. Ela é um cognato, ou seja, palavras similares. “Memory” é bem parecida com a palavra “memória” e tem o mesmo significado, memória, lembranças.

Opa! MEMÓRIA na pergunta e MEMÓRIA no texto. Estamos nos aproximando da resposta! Depois disso, lemos a palavra “manipulate”, outro cognato que significa “manipular”.

Fácil, não é?! “Estou entendo o texto!”, você deve estar pensando.

E também a  palavra “images”, outro cognato! Manipulate images, quer dizer, manipular imagens.

Chegamos a resposta Letra A: alteração de imagens.

Essa foi fácil!

Se você ficou em dúvida com algumas palavras presentes no texto, segue um glossário, para você aumentar seu vocabulário!

GLOSSÁRIO 1º. Parágrafo

 

Behavior –

Fake –

Fickle –

Fingertips –

Mind(s) –

Nothing –

Picture(s) –

Quite –

Recipe –

Remember –

Researcher(s) –

Rewritten –

Stop –

Surround –

Unreliable –

Unfold –

Witness –

(substantivo) comportamento

(adjetivo) falso(a)

(adjetivo) inconstante

Fingertips – (substantivo) ponta dos dedos (ao alcance)

(substantivo) mente

(pronome) nada

quadro, pintura

(advérbio) bastante

(substantivo) receita

(verbo) lembrar

(substantivo) pesquisador

(adjetivo) reescrita

(verbo) parar

(verbo) rodear

(adjetivo) duvidoso

(verbo) desdobrar, revelar

(verbo) testemunhar

 

GLOSSÁRIO 2º parágrafo
After

Along with

Balloon

Childhood

Entirely

Easiest

Hot-air

Made up

Recalled

See

Subject(s)

Snuck in

Take a hot-air ballon ride

Though

(advérbio) depois

(preposição) juntamente com

(substantivo) balão

(substantivo) infância

(advérbio) totalmente

(adjetivo) easy= fácil; the easiest = o mais fácil

(adjetivo) ar quente

(adjetivo) inventado

(verbo; passado) lembraram

(verbo) ver

(substantivo) indivíduo

(verbo) Colocar secretamente

(verbo)Dar uma volta de balão de ar-quente

(conjunção) embora

Para finalizar sua revisão, veja esta excelente videoaula e saiba mais sobre como se preparar melhor para a prova de inglês do Enem.

Isabel Inglês
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca