Ex-Ministro da Educação recomenda ler sobre Ética

Sim, é verdade. Um candidato perguntou ao Ministro Renato Janine no Facebook sobre o tema da Redação do Enem 2015. A resposta do ministro veio na forma direta: Estude ética. Confira abaixo a pergunta, a resposta, e os temas mais cotados para a Redação do Enem.

Um candidato perguntou o Tema da Redação Enem 2015 ao então Ministro da Educação e a dica do ministro foi clara: Estude ética.

Mas, será que o MEC teria coragem de propor um tema de Redação Enem para discutir Ética e Corrupção na administração pública? Impossível não é, pois o próprio ministro já falou que pretende levar o tema da corrupção para as escolas. Confira.

Por essa ninguém esperava: Um ligeirinho escreveu e o ex-Ministro da Educação respondeu com uma sugestão de estudos para o Tema da Redação Enem 2015.  Reproduzimos aqui para você a pergunta do candidato e a resposta do Excelentíssimo:

CandidatoBoa noite, ministro. Eu já estou estudando a (sic) algum tempo para o Enem, e estou pensando em alguns temas que podem cair na redação. excelentíssimo não poderia me informar algo a respeito. Ficarei muito agradecido.

Ministro da Educação: Minha resposta: Estude ética. Muita ética! E pratique.

E agora? Será mesmo que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas toparia colocar Ética como tema da Redação Enem, justo agora quando o Brasil está afundado em crimes de corrupção de alto a baixo? Veja na imagem o exemplo da manifestação contra a corrupção, e pedindo ética na gestão pública, realizada em abril de 2015, em Florianópolis.

impeachment 2015 victor carlson
O Brasil grita conta nas ruas contra a corrupção, pedindo ética. O MEC teria coragem de propor o tema da Ética na redação do Enem?

Se você acha mesmo que Ética pode ser o tema da Redação veja estas duas aulas especiais de Filosofia para o Enem que separamos para você. Elas tratam de Ética e Moral com ênfase no cotidiano, como defende o Ministro da Educação no aconselhamento ao candidato, e de Direitos dos Cidadãos, considerando a cidadania.

1 – Ética e Moral na perspectiva de Aristóteles

2 – Direitos, Cidadania e Movimentos Sociai

– Mas, o que foi mesmo que o ministro da época disse, de verdade, quando recomendou o estudo e a prática da ética para o candidato do Enem 2015?

Se você está em dia com os estudos de Interpretação de Texto para o Enem deve ter logo percebido que o ministro Renato Janine, na verdade, deu foi uma bronca no candidato.  Quando ele recomendou o estudo e a prática da ética ele expressava mais ou menos o seguinte:

‘Trate de estudar e de ter uma vida direita, correta e digna na perspectiva de competir em pé de igualdade com os demais candidatos. Se eu te contasse o Tema da Redação Enem 2015 eu estaria infringindo as regras, corrompendo ética e moral, e praticando um ato de corrupção’. Veja a resposta do ex-ministro na imagem, e perceba o estilo elegante dele ao ‘passar um pito’ no candidato.

ministro recomenda ler sobre ética redação enem

Então, a dica do Blog do Enem para você que vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio é seguir remando firme nos estudos para chegar em dia para a Redação Enem.

Veja aqui os temas mais quentes que o Blog do Enem está recomendando:

A crise da Água no Brasil

crise da água

O Casamento Gay

casamento gay

10 Temas sugeridos para Redação Enem. Veja aqui.

10 temas redação destacada

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Destaques, Redação Enem Tags: , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel