As características do texto dissertativo-argumentativo na Redação Enem

Veja o que caracteriza o Tipo Textual Dissertativo-Argumentativo. É a forma de Redação exigida no Enem. Confira abaixo os tipos textuais e se prepare para as provas de Linguagens e de Redação também.

Veja os Tipos Textuais para você se dar bem em Linguagens e Redação no Enem e no vestibular. O foco é o dissertativo-argumentativo. Entenda aqui.

E aí, gente, tudo bem com vocês? Espero que sim! Imagino que a quantidade de coisas que vocês têm para estudar os esteja deixando um pouco fora das CNTP’s (olha a interdisciplinaridade com a química aí, minha gente!).

Mas calma! Tudo dará certo! Voltando às linguagens e suas tecnologias nesta aula preparatória para o Enem sobre tipologia textual. O Enem exige um texto dissertativo argumentativo. Vamos lá?

Quando se precisa defender uma tese ou levantar uma nova ideia embasada em fatos, faz-se uma dissertação. Precisamos ficar muito atentos a esse tipo textual se aproxima ao exigido na Redação do Enem. Quais são as suas características?

Um texto dissertativo é aquele que  que analisa, interpreta, explica e avalia dados da realidade. Esse tipo textual requer reflexão, pois as opiniões sobre os fatos e a postura crítica em relação ao que se discute têm grande importância.

Veja uma aula especial sobre como escrever um bom texto dissertativo argumentativo.

O texto dissertativo é temático, pois trata de análises e interpretações. Nesse tipo de texto a expressão das ideias, valores, crenças são claras, evidentes, pois é um tipo de texto que propõe a reflexão, o debate de ideias.

A objetividade é um fator importante, pois dá ao texto um valor universal, por isso geralmente o enunciador não aparece porque o mais importante é o assunto em questão e não quem fala dele.

É interessante que percebamos a semelhança e a proximidade entre o texto dissertativo e o argumentativo. O argumentativo tem a função de persuadir o leitor, convencendo-o de aceitar uma ideia imposta pelo texto. É o tipo textual mais presente em manifestos e cartas abertas, e quando também mostra fatos para embasar a argumentação, se torna um texto dissertativo-argumentativo e sabe onde este estilo híbrido de texto é exigido?

redação fonte hiperativo ponto com
veja aqui como fazer uma Redação

Na redação do Enem. É importante ou não é? É! Por isso, abaixo, temos um vídeo do canal “Aulas de português” que, apesar de focar nos concursos públicos, elucida de maneira bastante objetiva características básicas de um texto dissertativo-argumentativo.

Bacana, não é? E o legal desta aula, inclusive, é que ela já nos dá dicas para a redação. Está tudo interligado, minha gente, o conhecimento e aplicação dele no Enem é uma grande teia. Por último, temos o texto injuntivo. O que é um texto injuntivo? Ele indica como realizar uma ação. Também é utilizado para predizer acontecimentos e comportamentos. Utiliza linguagem objetiva e simples. Confira as Redações com Nota Máxima para ver como fazer certinho. Segue o link:

Confira 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000

10 exemplos de Redação Enem Nota 1000
Veja exemplos de Redação Enem nota 1000

Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo (aquele modo verbal que dá ordens), porém nota-se também o uso do infinitivo (o verbo não conjugado, lembram? Amar, beber, comer…) e o uso do futuro do presente do modo indicativo.

Exemplos: previsões do tempo, receitas culinárias, manuais, leis, bula de remédio, convenções, regras e eventos.

E, agora, pra fechar com chave de ouro nosso estudo sobre a tipologia textual, que tal uma revisão? Abaixo segue um vídeo do “Agora vou aprender” que resume muito desde a ideia de gênero até as características dos tipos textuais, perfeito para o Enem. Vamos com tudo, galerinha! Estamos juntos nesse desafio.

Prestem atenção nas aulas e resolvam as questões para fixar o conteúdo. Desta vez, coloquei questões tiradas do Enem mesmo, para que o estudo seja mais direcionado para aquilo que será cobrado no Enem . A gente se fala na próxima aula! Abraços virtuais!

EXERCÍCIOS para você resolver e compartilhar as soluções

1 – (Questão 109 – ENEM 2010)

O Chat e sua linguagem virtual

O significado da palavra chat vem do inglês e quer dizer “conversa”. Essa conversa acontece em tempo real, e, para isso, é necessário que duas ou mais pessoas estejam conectadas ao mesmo tempo, o que chamamos de comunicação síncrona. São muitos os sites que oferecem a opção de bate-papo na internet, basta escolher a sala que deseja “entrar”, salas são divididas por assuntos, como educação, cinema, esporte, música, sexo, entre outros. Para entrar, é necessário escolher um nick, uma espécie de apelido que identificará o participante durante a conversa. Algumas salas restringem a idade, mas não existe nenhum controle para verificar se a idade informada é realmente a idade de quem está acessando, facilitando que crianças e adolescentes acessem salas com conteúdos inadequados para sua faixa etária.

Segundo o texto, o chat proporciona a ocorrência de diálogos instantâneos com linguagem específica, uma vez que nesses ambientes interativos faz-se uso de protocolos diferenciados de interação. O chat, nessa perspectiva, cria uma nova forma de comunicação porque

a) possibilita que ocorra diálogo sem a exposição da identidade real dos indivíduos, que podem recorrer a apelidos fictícios sem comprometer o fluxo da comunicação em tempo real.

b) disponibiliza salas de bate-papo sobre diferentes assuntos com pessoas pré-selecionadas por meio de um sistema de busca monitorado e atualizado por autoridades no assunto.

c) seleciona previamente conteúdos adequados à faixa etária dos usuários que serão distribuídos nas faixas de idade organizadas pelo site que disponibiliza a ferramenta.

d) garante a gravação das conversas, o que possibilita que um diálogo permaneça aberto, independente da disposição de cada participante.

e) limita a quantidade de participantes conectados nas salas de bate-papo, a fim de garantir qualidade e eficiência dos diálogos, evitando mal-entendidos.

2 – (Questão 99 – ENEM 2010)

Câncer 21/06 a 21/07

O eclipse em seu signo vai desencadear mudanças na sua autoestima e no seu modo de agir. O corpo indicará onde você falha – se anda engolindo sapos, a área gástrica se ressentirá. O que ficou guardado virá à tona, pois este novo ciclo exige uma “desintoxicação”. Seja comedida em suas ações, já que precisará de energia para se recompor. Há preocupação com a família, e a comunicação entre os irmãos trava. Lembre-se: palavra preciosa é palavra dita na hora certa. Isso ajuda também na vida amorosa, que será testada. Melhor conter as expectativas e ter calma, avaliando as próprias carências de modo maduro. Sentirá vontade de olhar além das questões materiais – sua confiança virá da intimidade com os assuntos da alma.

Revista Cláudia. Nº 7, ano 48, jul. 2009.

O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se aos conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é

a) vender um produto anunciado.

b) informar sobre astronomia.

c) ensinar os cuidados com a saúde.

d) expor a opinião de leitores em um jornal.

e) aconselhar sobre amor, família, saúde, trabalho.

3 – ( Questão 112 – ENEM 2010)

O dia em que o peixe saiu de graça

Uma operação do Ibama para combater a pesca ilegal na divisa entre os Estados do Pará, Maranhão e Tocantins incinerou 10 km de redes usadas por pescadores durante o período em que os peixes se reproduzem. Embora tenha um impacto temporário na atividade na região, a medida visa preservá-la ao longo prazo, evitando o risco de extinção dos animais. Cerca de 15 toneladas de peixes foram apreendidas e doadas para instituições de caridade.

Época. 23 mar. 2009 (adaptado).

A notícia acima, do ponto de vista de seus elementos constitutivos,

a) apresenta argumentos contrários à pesca ilegal.

b) tem um título que resume o conteúdo do texto.

c) informa sobre uma ação, a finalidade que a motivou e o resultado dessa ação.

d) dirige-se aos órgãos governamentais dos estados envolvidos na referida operação do Ibama.

e) introduz um fato com a finalidade de incentivar movimentos sociais em defesa do meio ambiente.

e) limita a quantidade de participantes conectados nas salas de bate-papo, a fim de garantir qualidade e eficiência dos diálogos, evitando mal-entendidos.

RESPOSTAS

1- a) possibilita que ocorra diálogo sem a exposição da identidade real dos indivíduos, que podem recorrer a apelidos fictícios sem comprometer o fluxo da comunicação em tempo real

Comentários: Para responder a essa é só interpretar o texto. O texto informativo explica o que é um chat e questiona exatamente o que está dizendo o texto. Uma das formas de responder é ir por exclusão, pois em cada uma das demais alternativas há afirmações que não se sustentam: “pessoas pré-selecionadas” (b); “seleção prévia de conteúdos” (c); “gravação de conversas”(d) ou “limite de participantes” (e).

2- e) aconselhar sobre amor, família, saúde e trabalho.

Comentários: Há alguns anos, o ENEM vem explorando bastante a noção de gêneros e na prova do ano passado não foi diferente. Das oito questões que postei, mais da metade aborda a questão. Os gêneros são os modos como os variados textos se apresentam na sociedade (contexto social, como eles gostam de dizer), todo texto se materializa em um gênero, ou seja, em um certo formato textual, que reconhecemos com facilidade. No campo literário, temos: conto, crônica, poema, romance, novela; no campo jornalístico/publicitário: notícia, reportagem, matéria, editorial, artigo de opinião, anúncio publicitário; no campo pessoal/familiar/cotidiano, temos: carta, bilhete, receita, bula, manual de instruções e por aí vai. O ENEM geralmente questiona os vestibulandos as funções desses vários gêneros. Por exemplo, uma notícia tem a função de informar, uma receita, de orientar, um manual, de instruir, um artigo de opinião, de opinar, argumentar. A questão 99 do ENEM 2010 apresenta um gênero muito comum, o horóscopo e questiona sobre a sua função, que só pode ser a de aconselhar (resposta e), não se trata de expor opinião, nem de vender um produto ou ensinar sobre saúde (o texto em questão não tem essa pretensão). A dúvida poderia ser entre a “e” e a “b”, mas lembrem-se que o horóscopo vem da “astrologia” e não da “astronomia”.

3 – 6 – c) informa sobre uma ação, a finalidade que a motivou e o resultado dessa ação.

Comentários: Novamente há a abordagem de um gênero textual e a solicitação ao candidato para identificar a função do texto, o que o constitui como tal gênero. Foi a vez da notícia, cuja palavra principal é “informar”. Não se trata de apresentar “argumentos” (a), pois a notícia apresenta fatos e não opiniões (argumentos). Também nem toda notícia tem um título que resume o assunto que ela aborda, como é o caso do exemplo da questão. Também não se “dirigi” a ninguém, o gênero em que há um “direcionamento” é a carta. Por fim, a notícia não busca “incentivar”, nem convencer ninguém, isso é função, por exemplo, das campanhas publicitárias.

Mais questões em:

http://profekarina.wordpress.com/2011/10/16/questoes-do-enem-2010-em-breve-com-respostas-comentadas/

Enem 2013