USP, UNICAMP e UNESP com plano de Cotas, sugerem substituição do Vestibular

USP, UNICAMP e UNESP podem ter uma alternativa ousada: a criação  um colégio comunitário substituindo o vestibular.

As universidades estaduais de São Paulo- USP, Unicamp e Unesp- podem alterar a forma de ingresso para alunos cotistas. A proposta é do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alkmin, que propõe a criação de um colégio comunitário substituindo o vestibular; este é o diferencial da proposta em relação à Lei de Cotas federal, que provocou o debate em São Paulo.

Os alunos da rede privada continuam prestando a Fuvest para USP, UNICAMP e UNESP normalmente. Os alunos da rede pública têm a opção de se beneficiar da bonificação das universidades no vestibular tradicional, com acesso direto, ou ainda disputar um vaga no colégio comunitário, pela nota do Enem ou do Saresp (avaliação estadual ). A partir daí, em até dois anos, eles terão um cardápio de caminhos a seguir na USP, Unesp, Unicamp e até no Centro Paula Souza .

A proposta para as universidades já tem um exemplo, que é o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (Profis), criado pela Unicamp, cuja primeira turma se forma este ano. Os 50 concluintes tiveram aulas presenciais e online. Esta pode ser uma boa alternativa para ingresso na USP e UNESP também.

Veja as vantagens para os alunos da USP, UNESP e UNICAMP se usado o Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (Pimesp):

1) tirar um diploma de curso sequencial de 1,6 mil horas, já previsto em lei, que permitirá disputar concursos públicos;

2) com um ano adicional de estudos, sair com diploma de tecnólogo;

3) escolher vaga nos cursos tradicionais, mesmo os mais disputados, como Medicina, abatendo créditos de algumas disciplinas;

4) fazer parte de uma reserva qualificada para ocupar vagas ociosas.

Trouxemos um vídeo com uma matéria para ilustrar para você.

Achou justo? Você poderia ser um beneficiado ou ficaria com mais concorrentes no Vestibular?

USP

Dá uma olhada no nosso calendário Enem 2012!

– 3 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; (UFA, já passou!)

– 4 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; de Matemática e suas Tecnologias; e da Redação; (UFA, já passou!)

– 7 de novembro – Gabarito Enem 2012;  E ai, foi bem??

– 28 de dezembro – Resultado Enem 2012.

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Passaporte

Fonte: IG e Estadão

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel