MEC abre consulta de vagas do Prouni 2023

Os candidatos do Enem já podem consultar as vagas disponíveis na primeira edição do Prouni 2023. São mais de 288 mil bolsas disponíveis. Saiba mais!

O Programa Universidade para todos (Prouni) já liberou a consulta de vagas da primeira edição de 2023. Serão ofertadas 288 mil bolsas distribuídas em 995 instituições privadas de ensino superior em todo o Brasil. Ao todo, são 14.346 cursos de graduação com vagas no Prouni 2023.

As inscrições vão de 28 de fevereiro a 3 de março, e o resultado dos pré-selecionados será divulgado no dia 7 de março. Você poderá concorrer a uma das 209.758 bolsas de estudos integrais ou a 78.354 bolsas parciais, dependendo da sua situação socioeconômica.

Como consultar as vagas do Prouni 2023

Para consultar as vagas disponíveis no Sisu é necessário entrar no site do programa. Em seguida, escolha se você deseja buscar por curso, instituição ou município. Por fim, é só digitar a opção que você deseja e clicar em “Pesquisar”.

Consulta de vagas do Prouni 2023

Assim, você já poderá decidir a quais bolsas irá concorrer e qual seria o valor das mensalidades integrais. No entanto, em alguns casos, é necessário entrar em contato com as instituições para saber o valor das mensalidades já com o desconto do Prouni.

Notas de corte do Prouni

A nota de corte de um curso é a menor nota que você precisa tirar para ser aprovado. Se uma universidade disponibiliza 10 vagas para determinado curso na ampla concorrência, por exemplo, vão ser selecionados os 10 inscritos que tiverem as maiores notas. Ou seja, a nota de corte é a da pessoa que teve a décima maior nota.

As notas de corte são diferentes para ampla concorrência, para as cotas e para as bolsas parciais e integrais. Então, se você se inscrever na ampla concorrência para bolsas integrais, por exemplo, você só vai concorrer com quem se inscreveu nessa mesma modalidade.

Durante o período de inscrição, o sistema do Prouni calcula todos os dias a nota de corte de cada curso com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência. A partir do dia seguinte à sua inscrição, a nota de corte temporária aparece na sua 1ª e 2ª opção de curso.

Aqui no Blog do Enem você pode conferir as notas de todos os cursos e universidades que participam do Prouni. Confira:

Cronograma do Prouni 2023

  • Inscrições: 28 de fevereiro a 3 de março
  • Resultado da 1ª chamada: 7 de março
  • Comprovação de informações da 1ª chamada: em breve
  • Resultado da 2ª chamada: 21 de março
  • Comprovação de informações da 2ª chamada: em breve
  • Inscrições na lista de espera: em breve
  • Divulgação da lista de espera: em breve
  • Comprovação de informações da lista de espera: em breve

Tipos de bolsas do Prouni

Existem dois tipos de bolsas com vagas no Prouni 2023: as integrais e as parciais. Veja a qual você pode concorrer:

  • Integral (100%): destina-se a candidatos com a renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
  • Parcial (50%): destina-se a quem possui renda familiar mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.

É no momento da inscrição que você deve informar sua renda familiar mensal per capita. A partir dos dados que você informar, o sistema de inscrição irá determinar se você pode receber uma bolsa integral ou parcial.

Quem pode concorrer a uma vaga do Prouni 2023

De acordo com edital do Prouni 2023, pode concorrer a uma bolsa o candidato que:

  • Fez o Enem 2021 ou 2022;
  • Não fez o Enem como treineiro;
  • Obteve nota igual ou superior a 450 pontos na média das 5 provas;
  • Tirou nota acima de zero na redação;
  • Tem renda familiar mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.

Quem quiser se inscrever no Prouni também não pode ter diploma de ensino superior, com exceção de professores da rede pública, que também não precisam comprovar renda.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Prouni, Tudo sobre
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel