Vale a pena fazer a universidade pelo Fies? É só até sexta. Veja as dicas para decidir.

Aprovei no Sisu ou no Prouni? Estou na Lista de Espera do Sisu ou do Prouni? E agora? Vou ou não vou no Fies? Confira as dicas da professora Ana Célia Bohn para ajudar você a tomar a melhor decisão.

Então, se você está em dúvida, e se há uma opção preferencial para você estudar mais perto de casa, ou na instituição que você deseja, e se der pelo Fies, ao menos tente para ver se vence nas notas de corte. E, depois, você coloca tudo na balança, e decide.  Veja as dicas da professora Ana Célia Bohn, do Centro Universitário Católica de Santa Catarina.

A principal recomendação da Ana Celia é esta: Na dúvida, pelo menos tente! O prazo da inscrição no Fies está já terminando, vai só até nesta sexta-feira. Veja o Passo a Passo para fazer a sua inscrição, e continue em seguida com a conversa com a professora Ana Célia, para você decidir se vale a pena fazer a universidade pelo Fies.Inscrição Fies Passo a Passo

Veja as dicas da Ana Célia Bohn

Olá internauta, tudo bem com você? Espero que sim! Afinal, estas últimas semanas foram muito intensas.  Você passou pelo Resultado do Enem, pelas disputas de Notas de Corte no Sisu, depois a maratona das Bolsas de Estudo do Prouni, e agora estamos já terminando a etapa de inscrições e disputa de uma vaga em universidade pelo Fies. Ufa!

Meu querido e minha querida, a intensão com a conversa deste post é trazer para você uma visão do que pode ser estudar uma Universidade privada de qualidade. Eu mesma atuo em uma delas. Sou professora no Centro Universitário Católica de Santa Catarina, com sedes em Joinville e Jaraguá do Sul. Vamos lá…

A realidade do país é que 75% dos alunos do Ensino Superior presencial estudam em instituições privadas. Na Educação a Distância este indicador sober para 90%. As vagas pelo Sisu são muito poucas perto do número de candidatos, e simplesmente ‘não cabem’ nas universidades públicas a quantidade de aluno que todo ano busca o ensino superior. Veja no quadro:  mais de dois milhões de jovens precisam buscar alternativa de estudos no Ensino Privado.

Então, se você ainda está na Lista de Espera do Sisu, ou se ainda não conseguiu uma Bolsa de Estudos do Prouni, sei que vaté pode estar um pouco chateado por não ter conseguido uma vaga nestes sistemas. Mas, … nada de desânimo! Dá sim para entar na universidade pelo Fies.

A hora é agora, e você tem ainda a oportunidade no Fies de escolher um bom curso em uma ótima instituição de ensino privada, portanto, aproveite! E, vale também para quem já passou mas que ainda não está ‘no curso’ ou ‘na faculdade’ que deseja.

E agora, como devo proceder?

Para fazer a sua inscrição, nada de perder tempo no processo de tentativa e erro no site. Veja o Passo a Passo do Blog do Enem e entre com tudo no processo.

Feita a parte burocrática (chata) que foi a junção dos documentos que compuseram o dossiê para o Prouni, por exemplo, na fase do Fies quem for selecionado irá agora, além de entregar sua documentação; conhecer o local que será, a partir de alguns dias, a sua segunda casa! Um pedaço da sua vida (dois, três, quatro, cinco e até seis anos) será na instituição responsável pela sua formação acadêmica e profissional.

Dilema entre o Ensino Público e o Ensino Privado

Veja que, às vezes, relutamos por ingressar em Universidades, Centros Universitários ou Faculdades particulares, e por quê? Penso que seja pela cultura arraigada que temos de que as federais são “as melhores”. Melhor só porque você não paga mensalidade? Se for só por isso, este argumento está descaracterizado em detrimento a sua bolsa integral ou parcial do Prouni, concorda?

E aí, o que resta de preconceito ainda?

Pense comigo: a escola particular é a aquela que prima pela qualidade do ensino, que se preocupa com a infraestrutura e respectiva manutenção, implantação e expansão dos laboratórios, títulos literários constantemente atualizados na biblioteca, professores que recebem capacitação docente continuada, enfim…

Eu poderia lhes citar dentre estas, muitas outras questões que são gerenciadas, cuidadas e constantemente avaliadas dentro de uma Universidade Particular, mas, deixo sob sua responsabilidade conhecer a instituição apontada no processo seletivo do Prouni ou do Fies.

Para sua maior segurança, acesse o site da Universidade, familiarize-se com seu curso, observe a matriz curricular, os professores que irão lecionar as disciplinas, observe o que a Universidade oferece em temos de projetos de pesquisa e extensão, verifique se há informações acerca dos laboratórios e por aí vai… navegue ! pesquise ! faça uma visita in loco ! Consulte o Inep, inclusive: http://portal.inep.gov.br/educacao-superior

Estou feliz pelo seu esforço de buscar o caminho. Parabéns para quem já encontrou a vaga ideal no Sisu ou no Prouni, e força total para quem segue ainda na busca do Fies ou das Bolsas de Estudo nas IES privadas.  As Inscrições do Fies ocorrem aqui. Acesse o site e fique ligado, as inscrições estão no final.

Dica para Santa Catarina – Para quem reside no Estado de Santa Catarina há, ainda, a possibilidade de inserção em projetos de pesquisa pelo artigo 170, do Programa UNIEDU (http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/)  que possibilitam mais uma oportunidade de concessão de bolsa de estudos. Atente para os prazos também! Consulte sua Universidade escolhida…

Veja aqui os outros textos que já publiquei no Blog do Enem

O Mundo novo do Teletrabalho

O Futuro é agora – Você e sua nota do Enem

Orientação Profissional – Como escolher o curso

Estamos todos torcendo por vocês! Força e muito sucesso! Até breve…

Este post sobre como escolher seu curso foi escrito pela professora Ana Célia Bohn. Ela é formada em Administração, com especialização em Gestão de Recursos Humanos e tem Mestrado em Administração. Ana Célia Bohn dá aulas no Centro Universitário Católica de Santa Catarina, e na Faculdade SENAC na cidade de Jaraguá do Sul.

Ana Célia Bohn foi premiada em 2015 com o melhor artigo científico brasileiro com o tema “Educação à Distância”, no XXV ENANGRAD, e também atua como orientadora educacional para graduação e pós-graduação.  Contato: [email protected]

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Aulão Enem, Basicão, FIES
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel