PUC-SP: Conheça a universidade e seus cursos de graduação

Vai fazer vestibular em São Paulo? Conheça as opções de cursos de graduação da PUC-SP. Confira tudo sobre a universidade, seu calendário acadêmico, os cursos oferecidos e as formas de ingresso.

Vai fazer vestibular? O Blog do Enem reúne para você as principais informações sobre as maiores universidades do Brasil e seus cursos de graduação. Hora de conhecer a PUC-SP.

puc-sp-2 Fundada em 1946, a partir da união da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) desde cedo procurou desenvolver aquela que seria sua essência: a qualidade acadêmica vinculada à preocupação social.

A PUC-SP é uma universidade de ponta, valorizando igualmente o ensino, a pesquisa e a extensão, considerando-os indissociáveis.

puc-sp-3Mantida pela Fundação São Paulo, a PUC-SP é uma grande universidade, contando com 9 faculdades, 47 cursos de graduação e 31 programas de pós-graduação (28 mestrados acadêmicos, 4 mestrados profissionais e 21 doutorados). Em nível de aperfeiçoamento, especialização e extensão a PUC-SP oferece cerca de 330 cursos. Atualmente a Universidade é composta por seis campi (Monte Alegre, Marquês de Paranaguá, Santana, Ipiranga, Barueri e Sorocaba) e duas unidades (Cogeae-Consolação e Derdic).

A PUC-SP encontra-se preparada para enfrentar os desafios atuais e futuros do ensino superior brasileiro. E numa posição privilegiada: a primeira (2008) e a segunda (2009) edições do ranking oficial de instituições superiores do Ministério da Educação (MEC) apontaram a PUC-SP como a melhor universidade particular de todo o Estado de São Paulo e a segunda melhor do Brasil.

 

Dica 1 – Ainda em dúvidas sobre qual profissão escolher após o Enem ou Vestibular? Confira as dicas da Coach Caroline Nunes para ajudá-lo a tomar decisões em relação à escolha da sua carreira – https://blogdoenem.com.br/qual-profissao-escolher-enem-vestibular/

 

Cursos de Graduação da PUC-SP:
Administração, Arte: História Crítica e Curadoria, Ciências da Computação, Ciências Atuariais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação das Artes e do Corpo, Comunicação e Multimeios, Direito, Enfermagem, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Estatística, Filosofia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Serviço Social, Sistemas de Informação, Tecnologia e Mídias Digitais, Teologia, Turismo.

Cursos de Graduação Tecnológica:
Gestão Ambiental, Jogos Digitais, Marketing, Secretariado

Veja mais: http://www.pucsp.br/graduacao

 

Forma de Ingresso:
Para ingressar na PUC-SP é preciso realizar o Vestibular Unificado.

Veja mais: http://www.vestibular.pucsp.br/

 

Bolsas de Estudo e Financiamento:

A PUC-SP oferece quatro modalidades de bolsas de estudos, são elas:

  • ProUni. Bolsas integrais oferecidas para alunos de baixa renda, como parte do Programa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC). Os candidatos devem realizar a prova do ENEM do ano letivo corrente para inscrever-se no processo seletivo do MEC e submeter-se aos critérios de seleção.
  • Bolsa FundaSP. A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo mantém uma política consolidada para a concessão de Bolsas de Estudo aos alunos da Graduação. Através de Editais Públicos, semestralmente, são ofertadas Bolsas de Estudo institucionais aos alunos cujo perfil socioeconômico atende a Lei de Filantropia (Lei 12.101 de 27 de Novembro de 2009). São concedidas bolsas de estudo integrais e parciais (50%). A abertura dos referidos Editais é amplamente divulgada através dos meios de comunicação da Universidade.
  • Bolsa Mérito Acadêmico. A PUC-SP concede uma bolsa de estudos integral (100%) ao 1º classificado no Vestibular Unificado de Verão em cada campus. Também concede uma bolsa de estudo parcial (50%) ao melhor classificado em cada curso, em primeira opção no Vestibular Unificado de Verão, que seja comprovado o egresso de Escola Pública. As duas modalidades são pessoais e intransferíveis e para renovação será exigida a aprovação em pelo menos 75% das disciplinas cursadas.
  • FIES. Trata-se de uma programa de financiamento do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, em convênio com o Ministério da Educação – MEC.

Veja mais: http://www.pucsp.br/alunos/bolsas-e-financiamentos

 

Dica 2 – O que é Prouni? Veja como concorrer a bolsas de estudo pelo programa – https://blogdoenem.com.br/prouni-bolsas-estudo/

Dica 3 – Fies, o que é? – Veja como fazer faculdade agora e pagar depois – https://blogdoenem.com.br/fies-faculdade-pagar/

 

Confira o calendário acadêmico da PUC-SP para o ano de 2014: http://www.pucsp.br/sites/default/files/download/calendario-pucsp_2014.pdf

 

puc-sp-1

 

Dica 4 – Quer mais opções de universidades em São Paulo? Conheça a UNIP. Confira os cursos de graduação e saiba mais sobre a universidade. Você pode usar a nota do Enem – https://blogdoenem.com.br/vestibular-unip-saiba-tudo/

compartilhe
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel