Vestibular ULBRA: a universidade e seus cursos de graduação

Vai fazer vestibular no Rio Grande do Sul? Conheça as opções de cursos de graduação da ULBRA. Você pode usar sua nota do Enem. Confira tudo sobre a universidade, calendário acadêmico, cursos oferecidos, formas de ingresso e opções de bolsas e financiamento.

Vai fazer vestibular? O Blog do Enem reúne para você as principais informações sobre as maiores universidades do Brasil. Hora de conhecer a ULBRA.

ulbra-2Mantida pela Associação Educacional Luterana do Brasil, a Universidade Luterana do Brasil – ULBRA caracteriza-se por ser uma instituição que busca permanentemente a modernização da sua infraestrutura e dos recursos pedagógicos, com o objetivo de disponibilizar serviços de qualidade para acadêmicos, professores, profissionais e toda a comunidade.

A ULBRA iniciou suas atividades em 1972, na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul. Hoje, sua ação educacional vai além do sul do Brasil, a ULBRA está presente em 85 cidades distribuídas em 21 estados do país e mantém 65 polos de educação a distância em outras cidades.

A ULBRA conta com as notas 4 e 5 (no índice de 1 a 5) das comissões de avaliação do MEC em mais de 70% dos cursos visitados nos campi do Rio Grande do Sul. O ensino ofertado reflete a capacitação do seu quadro docente, que tem mais de 70% de professores mestres e doutores. Também na modalidade de educação a distância a Universidade se destaca nos conceitos obtidos pelos alunos no ENADE.

Alunos e professores da ULBRA podem participar de programas de intercâmbio acadêmico, científico e de cooperação, com 42 universidades estrangeiras, de 15 países. A universidade também recebe alunos do exterior, proporcionando troca de informações e experiências. A produção científica realizada na Instituição abrange todas as áreas do conhecimento previstas pela CAPES e CNPq, e recebe importante apoio de diversos órgãos de fomento. Projetando o futuro, a Rede ULBRA de Inovação está implementando seu Parque Tecnológico e a Incubadora Tecnológica ULBRATECH, com o objetivo de alavancar o desenvolvimento em todas as regiões onde está presente.

Já são mais de 160 mil profissionais formados pela Instituição, em todo o Brasil, para atuarem no mercado de trabalho. Na EAD, a ULBRA já formou 56 mil pessoas.

Dica 1 – Já sabe que curso escolher para o vestibular? Dê uma olhada no guia de carreiras do Blog do Enem – https://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

 

Veja quais são os cursos de graduação oferecidos pela ULBRA:

Administração, Agronomia, Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Automação Industrial, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciência Política, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Comunicação Social – Relações Públicas, Dança, Design, Design de Interiores, Design de Moda, Design do Produto, Design Gráfico, Direito, Educação Física, Educação nas Organizações, Eletrotécnica Industrial, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia de Plásticos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecânica Automotiva, Engenharia Química, Enfermagem, Estética e Cosmética, Estética, Farmácia, Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Fotografia, Geografia, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão da Produção Industrial, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Segurança Privada, Gestão Financeira, História, Letras, Logística, Manutenção Industrial, Marketing, Matemática, Matemática Aplicada à Informática, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia, Polímeros, Processos Gerenciais, Produção Audiovisual, Psicologia, Química, Química Industrial, Radiologia, Redes de Computadores, Secretariado Executivo Trilíngue, Segurança no Trabalho, Serviço Social, Sistemas de Informação, Teologia, Transporte Terrestre (Gestão e Segurança do Trânsito)


Formas de ingresso:

A principal forma de ingresso na ULBRA é através do vestibular. A prova do processo seletivo para o campus de Canoas é composta de 15 questões objetivas sobre conhecimentos de Português, incluindo a redação sobre tema atual e 5 questões objetivas de Matemática

Dica 2 — Aprende mais quem estuda mais! Confira a lista de apostilas que o Blog do Enem compilou para ajudá-lo em seus estudos — https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

Você ainda pode ingressar utilizando a sua nota do Enem.  A ULBRA reserva uma cota de até 10% das vagas para candidatos que desejam concorrer no Processo Seletivo utilizando sua avaliação do Enem, dos anos 2011 e 2012. Serão aceitos exclusivamente candidatos que tiverem obtido nota igual ou superior a 200 pontos na redação.

Outras formas de ingresso são o Ingresso de Diplomado, para quem já tem um curso superior, e o Ingresso por Transferência, para quem já está na universidade e deseja continuar seus estudos na ULBRA.

Saiba mais: http://www.ulbra.br/vestibular/


Bolsas de Estudo e Financiamento:

O aluno da ULBRA tem a possibilidade de receber incentivos para reduzir o valor das mensalidades e de financiar seus estudos através dos Programas PROUNI e PROIES.

Dica 3 – O que é Prouni? Veja como concorrer a bolsas de estudo pelo programa – https://blogdoenem.com.br/prouni-bolsas-estudo/

Na ULBRA o aluno ainda pode encontrar apoio financeiro, através do FIES e também pelos  Créditos Educativos ULBRACRED.

Dica 4 – Fies, o que é? – Veja como fazer faculdade agora e pagar depois – https://blogdoenem.com.br/fies-faculdade-pagar/

Deseja mais informações sobre as bolsas de estudos e opções e finananciamento da ULBRA? Confira aqui:

 

Confira o calendário acadêmico 2015 da ULBRA: http://www.ulbra.br/novo-comuns/files/calendario-academico-2015.pdf

 

ulbra-1

 

compartilhe
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel