Balanço Geral do Enem 2015. Confira os dados do MEC e saiba de todos os detalhes

Índice de abstenção de 25,5% foi o menor da série histórica do exame

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, avaliou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e divulgou dados oficiais. “Chegamos ao final do Enem com o mais absoluto êxito; fazer um exame desta dimensão é um grande avanço para a educação brasileira” declarou Mercadante, durante entrevista coletiva.

Enem

Sobre as eliminações, o ministro afirmou que 743 participantes foram eliminados, sendo este um número muito inferior ao de 2014, no qual 1.519 candidatos foram excluídos. Fora isso, em 2015, três candidatos foram eliminados por fazer postagens em redes sociais.

O tema da redação: “persistência da violência contra a mulher” foi considerado como pertinente, pelo ministro. “O tema da redação foi de muita relevância para a cultura do Brasil”, disse.

Provas em dezembro

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os participantes dos municípios de Rio do Sul e Taió, em Santa Catarina, tiveram as provas suspensas devido à chuva das últimas semanas. Esses candidatos poderão fazer as provas nos dias 1º e 2 de dezembro.

Já os estudantes que realizaram as provas na escola Nossa Senhora do Rosário, em Marituba, no Pará, poderão fazer as provas do segundo dia em 2 de dezembro. Isso porque tiveram as provas de domingo canceladas, em decorrência de problemas na rede elétrica do colégio.

Gabarito

A previsão é que até a próxima quarta-feira, dia 28 de outubro, o MEC divulgue os gabaritos oficiais das provas objetivas. Basta acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para obter os gabaritos: www.portal.inep.gov.br.

De acordo com o MEC, as notas devem ser divulgadas na primeira semana de janeiro. Nesta data também deve sair o edital com as vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Martha Ramos
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina.  Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel