Os neurônios e a anatomia do sistema nervoso

Cérebro, Cerebelo, Meninge, Medula, Tálamo, Hipotálamo e muito mais. Você conhece os órgãos do sistema nervoso central? Sabe como ele funciona? Então não perca a chance de revisar biologia para o Enem!

O sistema nervoso, juntamente com o sistema endócrino, coordena o nosso organismo. Os neurônios estão na base de tudo. Todos os animais, exceto as esponjas, possuem um sistema nervoso.

Esse sistema recebe informações do ambiente, elabora e comanda as respostas a estes estímulos. É também o sistema nervoso que possibilita suas emoções, seus sentimentos e o armazenamento de suas lembranças.

Quer saber mais sobre a classificação do sistema nervoso e seu papel fundamental em nosso organismo? Então fique ligado(a) neste post e arrase nas questões Biologia do Enem e dos vestibulares! Para saber tudo sobre o sistema nervoso, veja o resumo que preparamos para você:

Células do sistema nervoso:

As principais células do sistema nervoso são os neurônios. São eles que permitem a transmissão dos impulsos nervosos que vão levar informações dos órgãos para o sistema nervoso central e destes, respostas para os órgãos.

Entenda os Neurônios, Dentritos e Axônios

Aprenda agora com a professora de biologia Claudia Aguiar, do canal do Curso Enem Gratuito:

Os neurônios possuem um corpo celular (onde está a maior parte do citoplasma desta célula, assim como seu núcleo) e prolongamentos – os dendritos (curtos) e o axônio (longo).

Biologia Enem

Anatomicamente podemos dividir o sistema nervoso em duas partes: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.

Dica 2: Que tal dar uma revisadinha no sistema imunológico? Veja este post com uma divertida aula da Khan Academy: https://blogdoenem.com.br/sistema-imunologico-biologia-enem/

Sistema nervoso central:

Como o próprio nome diz, o SNC é o centro de comando de seu corpo. Essa parte do sistema nervoso é protegido por três membranas –as meninges.  A mais externa dessas membranas é a dura-máter, a do meio é a aracnoide e a mais interna e próxima dos órgãos do SNC é a pia-máter. Além disso, a caixa craniana protege os órgãos do encéfalo (aqueles dentro de sua cabeça) e a coluna vertebral protegem sua medula espinal.Fazem parte do sistema nervoso central os órgãos do encéfaloe a medula espinal. Veja a seguir as principais funções desses órgãos:

Biologia Enem

Cérebro:

Dividido em dois hemisférios – direito e esquerdo, que se ligam através de uma estrutura chamada de corpo caloso. Cada hemisfério do cérebrose divide em lobos, delimitados por sucos presentes em sua superfície – frontal, occipital, temporal e parietal.

A parte mais externa do cérebro, chamada de córtex, tem uma cor acinzentada, por conta da grande quantidade de corpos celulares dos neurônios. A parte mais interna é esbranquiçada e é formada principalmente por axônios dos neurônios.

O cérebro controla a percepção de estímulos e elabora respostas para estes estímulos. Além disso, o cérebro é o centro das emoções, pensamentos, aprendizagem, linguagem, memória e inteligência.

Hipotálamo:

Localizado abaixo do cérebro, é responsável pela regulação da pressão sanguínea e pelo equilíbrio hídrico do corpo. Além disso, também é responsável pela percepção de fome e sede, assim como pela estimulação de comportamentos como a raiva, o medo e o prazer sexual.

O hipotálamo também atua no controle da liberação de hormônios da tireoide e da hipófise (como o FSH e o LH, produzidos pelaneuroipófise, que atuam nas características sexuais).

Tálamo:

Localizado abaixo do cérebro, sobre o hipotálamo. O tálamo recebe os estímulos vindos dos órgãos dos sentidos (exceto o olfato) e os envia para o córtex cerebral.

Mesencéfalo:

O mesencéfalo controla os reflexos relacionados à audição (como virar a cabeça em direção a um som). Além disso, o mesencéfalo possui a função de “filtrar” os estímulos que chegam ao cérebro, processo fundamental no processo do sono.

Bulbo:

O bulbo controla as funções automáticas do nosso corpo, como os batimentos cardíacos, a respiração, a tosse e o ato de engolir.

Ponte:

A ponte ajuda o bulbo em algumas funções, como o controle da respiração. Além disso, assim como o mesencéfalo, ajuda na retransmissão e “filtragem” de estímulos que são enviados ao cérebro.

Cerebelo: O cerebelo ajuda o cérebro a coordenar os movimentos do corpo, assim como manter o equilíbrio e a postura.

Medula espinal ou espinhal:

A medula espinhal, localizada dentro da coluna vertebral, possui (ao contrário do cérebro) substância cinzenta internamente e branca externamente. Ela liga os órgãos do encéfalo ao restante do corpo.

Sistema nervoso periférico:

O sistema nervoso periférico corresponde à parte do sistema nervoso que sai do SNC para todas as parte do corpo. É composto por nervos, que se estendem por todo o organismo. Os nervos são, basicamente, agrupamentos de neurônios.

Eles podem ser classificados quanto à sua origem (cranianos, que saem do encéfalo e espinhais, que saem da medula) ou quanto à sua função (aferentes ou sensoriais, que levam os estímulos até o SNC; eferentes ou motores, que levam respostas do SNC para os órgãos efetores; mistos, quando realizam ambas as funções).

Agora que você já sabe tudo sobre as divisão anatômica do sistema nervoso, que tal testar seus conhecimentos?

1)    (Mack-2005) O esquema dado representa alguns órgãos que constituem o sistema nervoso central.As funções de controle de coordenação motora e equilíbrio, controle da tireoide e controle dos ritmos cardíaco e respiratório são exercidas, respectivamente, por

Biologia Enem

a) 5, 1 e 2.
b) 4, 2 e 4.
c) 3, 1 e 2.
d) 5, 2 e 3.
e) 5, 3 e 4.

Resposta: d.

Dica : Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 6: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel