Citologia: tudo sobre as células. Biologia Enem

Citologia é o estudo das células. Veja a Membrana Plasmática, as Organelas Celulares, e confira o mecanismo dos vírus para invadir as células para ali se reproduzirem. Vem!

Os estudos de Citologia começaram em 1667, com Robert Hooke, na Inglaterra, ao observar uma célula vegetal ao microscópio. Hoje, microscópios eletrônicos de alta resolução provocam revoluções na área. Confira nestas aulas gratuitas para o vestibular e o Enem tudo sobre as células

O que é Citologia? – A resposta direta é bem simples: Citologia é o estudo da Célula. Mas, apensar de uma célula ser a menor unidade estrutural básica do ser vivo, em cada uma delas há todo um universo de organelas, de tipos e de funções para que a vida acontece.

Veja o que é uma Célula

Confira agora com a professora de biologia Claudia Aguiar, do canal do Curso Enem Gratuito:

Os segredos da Citologia em cada célula

No interior das células procariontes e eucariontes encontramos o citoplasma. Também chamado de citosol ou hialoplasma, o citoplasma é uma espécie de material gelatinoso que preenche o interior da célula.

Sua composição contém tanto substância orgânicas, quanto inorgânicas dissolvidas em água. Mergulhadas no citoplasma, encontramos as organelas citoplasmáticas.

Organelas Citoplasmáticas

Comece pelo resumo com a professora Juliana Evelyn Santos sobre as Organelas Celulares. São aulas geniais, que estão no canal do Curso Enem Gratuito.

Conseguiu compreender todo o conteúdo de Citologia abordando as Organelas Citoplasmáticas?

Se ainda ficou difícil pra você, então a dica do Blog do Enem é “voltar uma casa” e ver o resumo da Membrana Citoplasmática. Bora lá?

A Membrana Plasmática

Quando seus(suas) professores(as) de biologia e ciências desenhavam uma célula no quadro, geralmente representavam três estruturas básicas: núcleo, citoplasma e membrana plasmática. A membrana plasmática, estrutura representada pelo contorno do desenho, é a estrutura que vamos estudar detalhadamente nesta aula.

Veja com a professora Juliana Evelyn Santos o básico, o essencial para você gabaritar as questões de biologia com foco na Citologia.

Mandou muito bem!!!

Biologia Enem

Os vírus invadem as células

Veja agora o que acontece nas células do corpo humano quando eles sofrem um ataque viral. É impressionante a potência que um simples vírus tem para fazer um grande estrago em nosso organismo. Confira.

De início, tem que lembrar que os vírus não conseguem fazer nada se ele estiver fora de uma célula hospedeira! Então ele precisa parasitar uma célula para usar a maquinaria celular/estrutura celular dela para conseguir produzir suas próprias estruturas. Sem isso, o vírus é uma partícula inerte.

E aí ele pode fazer dois tipos de ciclos diferentes dentro de uma célula. Para isso, ele precisa entrar dentro da célula ou pelo menos injetar o seu material genético. Os vírus vão ter diferentes maneiras para entrar dentro de uma célula.  Acompanhe no vídeo:

Muito bom este resumo. Tudo a ver com a Citologia para o Enem.

Dica 1: Biologia – Apostila Enem e aulas grátis do Grupo Virtous – https://blogdoenem.com.br/enem-2013-so-biologia/
Dica 2: Biologia Enem – Características Gerais dos Seres Vivos – https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-caracteristicas-gerais-seres-vivos/
Dica 3: Redação do Enem – Dicas e aulas gratuitas para uma super nota – https://blogdoenem.com.br/redacao-do-enem-2013-dicas/

 Agora é só caprichar nos estudos de Biologia e descolar uma super nota no Exame Nacional do Ensino Médio!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel