Análise do tema da Redação do Enem 2013

Depois de estudar o ano todo, você finalmente conheceu o tema da Redação do Enem 2013: “os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. Para saber se você mandou bem no seu texto da prova, ou em uma redação teste que você fez em casa, vamos fazer uma análise e mostrar exemplos de redação que alcançaram uma boa nota!

Análise do tema da redação Enem 2013

Seguindo os critérios do Enem, os alunos precisaram escrever um texto dissertativo-argumentativo. A partir dos textos motivadores, os estudantes precisavam se posicionar acerca da Lei Seca. Foram 4 textos motivadores no total, sendo 2 imagens e 2 em formato de texto.

Uma das imagens da redação Enem 2013 trazia uma campanha do governo federal defendendo que as pessoas não dirijam após beber. Na outra, constava um infográfico com dados da recepção da população sobre essa campanha.

Trazendo a perspectiva dos donos de bares e restaurantes, um dos textos mostrava iniciativas tomadas para conscientizar a população. Além disso, a redação do Enem 2013 também trouxe dados oficiais de acidentes provocados por motoristas embriagados.

Mantendo a tradição do Enem, o tema abordou uma questão de cunho social e bem recente na história do país. Afinal, a Lei Seca foi sancionada em 2008, mas foi em 2012 que ela passou a ter tolerância zero com motoristas que insistiam em dirigir após ingerirem bebidas alcoólicas.

Uma das reflexões interessantes que o aluno poderia ter seguido é acerca da efetividade da Lei Seca. Como um dos textos mostrava, o número de acidentes de trânsito não diminuiu após a medida.

A partir disso, o aluno poderia questionar os meios de fiscalização, a educação da população, a maior taxação de tributos às bebidas alcoólicas, entre outros temas de reflexão.

Eu poderia ser contra a Lei Seca?

Sim, se você conseguisse manter uma linha de raciocínio contra a Lei, com certeza. Porém, para isso, seria necessário criticá-la embasada em dados e fontes. Você poderia citar, por exemplo, que a Lei Seca fere os seus direitos pessoais, já que limita o que você pode ou não fazer.

Ademais, era possível criticar a Lei Seca por conta da sua punição. Uma pessoa que ingeriu apenas um copo de shot de uma bebida alcoólica sofria as mesmas punições do que alguém que bebeu 13 latinhas de cerveja.

Diante disso, o aluno poderia discorrer sobre a necessidade de uma revisão na lei e aplicações de punições diferentes de acordo com a infração.

É por isso que o tema da redação Enem 2013 foi bastante polêmico! Poderíamos abordar diversos aspectos da sociedade como: vício em bebidas alcoólicas, tributação, fiscalização, propaganda,  direito, liberdade, punição, entre outros.

Outro tema que poderia ser citado era a questão cultural e a educação em nosso país. Como educar jovens, que geralmente carregam bastante a sensação de impunidade, a não dirigir após beber? Aqui, o aluno poderia desenvolver a sua proposta de intervenção, confrontando o Estado sobre o seu papel na conscientização dos mais jovens.

Exemplos de boas redações

Redação nota 1000, escrita por Maria Clara Lovato:

redação do enem 2013 nota 1000
Redação nota 1000 no Enem. Fonte: guiadoestudante.

Maria Clara foi uma das 481 pessoas que tiraram nota 1000 na redação Enem 2013. Note que seu texto já começa com um bom título: chamativo e que faz um jogo com as palavras que demonstra criatividade da estudante.

Outro aspecto importante a ser destacado nesse texto é a coerência e a coesão, bastante requisitada na redação do Enem. Como por exemplo podemos citar o vocabulário: ele é vasto e adequado. Além disso, os parágrafos apresentam ligação um com o outro. Ou seja, nenhum aspecto abordado nessa redação é inútil ou está perdido ali no texto.

Note que a estudante aborda temas já falados anteriormente: a impunidade, a dificuldade da fiscalização, a falta de recursos e equipamento e a necessidade de adequação cultural e educacional da população acerca da temática.

Redação nota 960

redacao enem 2013 com 960 de nota
redação do enem 2013 nota 960. Fonte: guiadoestudante.

Apesar de muitos estudantes almejarem a nota 1000, notas acima de 900 já são consideradas excelentes devido ao grau de dificuldade da prova e seriedade na hora da correção. Por isso, decidimos trazer o exemplo de uma ótima redação, mas que não alcançou o 1000.

Foi o caso da estudante Lais Fernandes, que escreveu a redação “direção e álcool, o coquetel fatal”. Vamos notar que ela mesma chamou a Lei Seca de “polêmica”, como apontamos aqui em nosso texto.

Ela traz como apontamentos o sucesso da lei em outros países, as campanhas de incentivo à Lei que foram criadas no Brasil (como a citação do termo “motorista da rodada”, retirado de uma das propagandas da época), além de colocar em sua proposta de intervenção a educação.

Mais dicas para melhorar sua redação

Depois de ler esse post inteiro, você deve ter aprendido aspectos importantes da redação. Em suma, é necessário ter vocabulário, coesão, coerência e ligar muito bem as ideias dos seus parágrafos.

Porém, você só conseguirá implementar isso em seu texto se treinar! Apenas dessa maneira você construirá o hábito de elencar melhor seus argumentos, embasar sua discussão e conquistar os corretores.

Por fim, mas não menos importante, temos uma das dicas principais: leia bastante! Esteja sempre atualizado sobre novas leis que surgiram no Brasil e no mundo, discussões atuais envolvendo política, economia, saúde e meio ambiente. Essas temas sempre são bastante cobrados tanto na redação do Enem, como na prova em si. Então vale a pena ficar ligado!

Para finalizar, que tal assistir um vídeo sobre redação?