Biologia Enem – Tudo sobre Raiz, Caule e Folha

Os vegetais também possuem órgãos, você sabia? Vamos juntos definir as suas funções e diferentes formas para gabaritar na prova de Biologia Enem.

Em Biologia Enem, “órgão” é um grupo de tecidos que formam uma função específica. Nos animais temos como exemplo o coração e o cérebro; já nas plantas, têm-se as raízes, caules, folhas, frutos e flores.

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Os órgãos das plantas podem se dividir em vegetativos e reprodutivos. O primeiro é essencial para desenvolvimento da planta e estes órgãos serão abordados na aula de hoje. Enquanto os reprodutivos, como o próprio nome diz, servem para a reprodução e já foram tópico aqui no blog sendo eles a flor, fruto e semente.

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Vamos começar os estudos da Biologia Enem pela raiz, que é um órgão vegetal geralmente subterrâneo aclorofilado, responsável pela fixação da planta, absorção e condução da seiva, além de armazenar substâncias de reserva. Um exemplo bem curioso de uma raiz é a popularmente conhecida batata doce.

Biologia Enem

Existem dois tipos básicos de raízes: a raiz tipo pivotante, em que há uma raiz principal que podemos ver claramente; e raiz fasciculada, em que os ramos radiculares são muito parecidos, não apresentando uma raiz principal.

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Existem ainda raízes classificadas quanto ao habitat onde são localizadas, podendo ser: Subterrâneas, Aéreas e Aquáticas, além de outros tipos de sistemas radiculares que se encaixam dentro destes 3 grandes grupos.

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Mas só conhecer os principais tipos de raízes é pouco, vamos entender quais as partes que a compõe e qual a função de cada uma delas, assim a Biologia Enem fica completa.

A extremidade de uma raiz é envolta por um capacete de células denominado coifa, cuja função é proteger o meristema radicular, onde são produzidas as novas células da raiz, que possibilita o seu crescimento. Logo após a extremidade, localiza-se a zona de crescimento celular, local responsável pela maior taxa de crescimento da raiz. Logo após situa-se a zona pilífera, composto por pêlos finos e alongado, que tem a função de absorver a maior parte da água e dos sais minerais de que a planta precisa. Já a região de ramos secundários é composta pelo brotamento de novas raízes que surgem de regiões internas da raiz principal. compreendendo assim fica mais fácil não esquecer na hora da prova de Biologia Enem.

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O caule é outro órgão vegetativo importantíssimo para as plantas. Sua função é sustentar as folhas, flores, ramos e frutos, ligar às raízes e conduzir água e sais minerais. Além disto, existem diferentes tipos de caules e estão classificados em 3 grandes grupos, entre eles:

-Aéreos: São aqueles que se encontram em contato direto com o ar atmosférico. Podem ser do tipo: Tronco (exemplos: abacateiro, laranjeira), Haste (exemplo: caule do feijão), Estipe (exemplo: palmeiras), do tipo rastejantes(exemplo: morangueiro), ou trepadores ( exemplo: ervilha).

-Subterrâneos: Localizam-se sob o solo. Entre eles estão: rizomas, tubérculos e bulbos (por exemplo: banana, samambaia, cebola)

-Aquáticos: São capazes de absorver a água através da epiderme (exemplo: vitória-régia).

Para o sucesso na prova de Biologia Enem, também devemos ter em mente as parte de um caule. Entre elas, a Gema apical (ou terminal), localizada na extremidade do caule ou dos ramos, é formada por células que se reproduzem intensamente, promovendo o crescimento em altura.
A figura a seguir, ainda, nos mostra a Gema lateral ou axial de onde originam os brotos, folhas ou flores; o Nó local de onde partem as folhas ou ramos laterais; e o Entrenó local que fica entre dois nós sucessivos.

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O último órgão vegetativo apresentado hoje é a Folha, mas nem todas as plantas as possuem. Temos como exemplo as briófitas e os cactos. Porém, as plantas que a possuem conseguem produzir alimento, através de suas células clorofiladas (alimento para a planta). A composição de uma folha geralmente compreende as estruturas citadas na figura abaixo:

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O Limbo é a lâmina da folha. Nele encontram-se pequenos orifícios muito pequenos: os estômatos, responsável pelas trocas gasosas com o meio ambiente. Quando o observamos com mais atenção percebemos que ele é todo riscado por nervuras que contêm os vasos condutores de seiva bruta e seiva elaborada.  Já o Pecíolo – ou “cabinho” – tem a função de prender a folha ao caule e ao ramo, enquanto que a bainha é a parte mais dilatada da base do pecíolo, por onde a folha se prende ao caule.

Para finalizar não esqueçam que a folha possuem 3 principais funções: a fotossíntese, transpiração e a respiração, e todas essas funções são vitais pra desenvolvimento da planta. Assista a videoaula abaixo e guarde essas informações para mandar bem na prova de Biologia Enem.

Vamos testar seu aprendizado?!?!?

EXERCÍCIOS

1. (UNESP) Considere uma refeição onde estão incluídos arroz branco, feijão, batata inglesa, alface e pimentão. Assinale a alternativa que representa a parte comestível dos vegetais citados, na ordem em que foram apresentados.

a) Endosperma da semente, semente, raiz, folha e fruto.
b) Endosperma da semente, semente, caule, folha e fruto.
c) Semente, endosperma da semente, caule, folha e fruto.
d) Fruto, semente, raiz, folha e endosperma da semente.
e) Semente, fruto, caule, folha, e fruto.

2. (UFSC) Assinale as proposições que apresentam CORRETAMENTE os tipos de raízes, suas características e exemplos de vegetais que as possuem.

(01) Raízes fasciculadas possuem um eixo central mais desenvolvido e estão presentes nos vegetais chamados dicotiledôneas, como o milho e a grama.

(02) As raízes respiratórias, presentes nos mangues, promovem uma maior absorção de oxigênio.

(04) Raízes tabulares aumentam a estabilidade de árvores frondosas, como as figueiras.

(08) As raízes sugadoras dos vegetais parasitas, como o cipó-chumbo, penetram nos caules de plantas hospedeiras, sugando a seiva que necessitam.

(16) A raiz tuberosa, presente na cenoura e beterraba, acumula substâncias nutritivas.

Somatório (    )

RESPOSTAS:

1- B; 2- 30.

O link abaixo tem várias questões que podem ser resolvidas, é um modo mais interativo de você fixar também o conteúdo visto anteriormente.

*Aula produzida pela Professora Renata Menegatti, do Gauss Pré-vestibular, da Universidade Federal de Santa Catarina.

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