Genética no Enem: Veja dois filmes clássicos para as questões de Biologia

Você está no limite de tanto estudar? Anda até sonhando com a resolução das questões do Enem? Sabe que precisa descansar, mas bate aquele peso na consciência? Que tal desencanar um pouco e assistir dois filmes que podem te ajudar nas questões de biologia Enem e vestibular? Confira abaixo.

Vida de vestibulando e de quem vai fazer o Enem não é fácil. O mundo (e você também) te cobra um resultado positivo no Ensino Médio, no vestibular, no Enem, e quer que você acerte sua vida de primeira!  Aí você estuda, trabalha, come, estuda de novo, trabalha, dorme e…  só! Mas você não precisa se estressar tanto assim! É também preciso um pouquinho de diversão. Que tal relaxar vendo dois filmes  que vão ajudar você nas questões de Genética, e sobre a Evolução das Espécies nas provas do Enem?   filmes de biologia

Separamos para você dois filmes que vão te divertir e ao mesmo tempo te dar aquela ajudinha na prova de Biologia Enem ou vestibular. O primeiro é Gattaca, que trata de uma Experiência Genética. O segundo é Criação, que trata das Origens das Espécies, na linha da Teoria da Evolução das Espécies, de Charles Darwin. Que tal? Então corra até a próxima locadora, prepare a pipoquinha e o sofá, porque hoje é dia de cinema!

1 – Filme:  GATTACA – Experiência genéticaBiologia - Filmes que podem te ajudar no vestibular

O filme Gattaca se passa em um futuro não muito distante, em que a sociedade é formada por indivíduos frutos da manipulação genética.  Neste mundo, a maioria foi concebida em laboratório tendo seus genes estrategicamente escolhidos a fim de produzir seres humanos perfeitos. O Estado tem poder sobre a visão da população em relação à manipulação genética, gerando grande preconceito e a formação de “castas” sociais. Vincent Freeman (Ethan Hawke),é o primogênito de um casal que nasceu da maneira tradicional, sem preparos genéticos.

Por isso seu código genético tem predisposições à doenças e baixa expectativa de vida, tornando-o um “não-valido”. Apesar de seu esforço e competência, Vincent consegue apenas empregos mais simples (como faxineiro), enquanto seu irmão mais novo, gerado pela manipulação genética – um “válido”, consegue subir rapidamente na carreira. Contra tudo e todos, Vincent decide realizar seus sonhos. Para conseguir o que quer, o personagem se faz passar por outra pessoa e consegue um emprego na base GATTACA, uma espécie de “Nasa”. Porém, um assassinato em seu emprego coloca em risco sua máscara.

Por que ver este filme? – Você notou uma peculiaridade no nome do filme? Veja bem: o nome é formado por letras que representam as bases nitrogenadas do DNA! Só por isso, o filme já merece algum crédito, não? Mas não é só isso. O filme é uma ficção científica cheia de suspense que discute a ética e os problemas relacionados à manipulação do DNA. A história da sociedade fictícia e do personagem Vincent é bastante consistente com as últimas novidades científicas nas áreas de Biologia.

Hoje, assim como no filme, já é possível manipular embriões geneticamente para livrá-los de genes deletérios que podem o levar a ter doenças sérias, ajudando casais que não poderiam ter filhos da maneira tradicional. Observe que, assim como em outros inventos, a manipulação genética surgiu com o objetivo de levar qualidade de vida às pessoas. Mas, será que essa é uma tecnologia acessível a todos? Será que essa tecnologia não poderia, um dia, gerar discriminação e preconceito como no filme? Para se divertir um pouco e ao mesmo tempo refletir sobre o papel da ciência na sociedade, assista a este filme e aprenda um pouco mais sobre o DNA! Quem sabe ele te ajuda naquela questãozinha de Biologia do vestibular?

Dica do Blog do Enem 1: Quer saber um pouco mais sobre DNA e RNA? Então veja aqui um novo post com uma vídeo-aula especialmente selecionada para você.

2 – Filme: Criação

A publicação de “A origem das espécies”, de Charles Darwin, revolucionou a ciência e também a vida do autor. Vivendo na Inglaterra, em uma sociedade extremamente moderada pela religião, Darwin se vê no meio de um conflito em que ele luta com suas raízes tradicionais e religiosas e a revolução que suas descobertas científicas sobre evolução irão causar na sociedade. O filme mostra um pouco do processo de construção da teoria da Seleção Natural por Darwin e sua vida pessoal, discutindo o contexto histórico em que a teoria da “seleção natural” foi difundida.

Biologia - Filmes que podem te ajudar no vestibular(2)

Por que ver este filme? – O filme Criação não se propõe a explicar didaticamente a teoria da seleção natural e infelizmente mostra pouco sobre a viagem de Darwin a bordo do Beagle (viagem onde ele fez várias observações da natureza que contribuíram para seu trabalho).

Porém, assistir a este filme é relevante para você vestibulando, pois mostra o contexto histórico em que o livro “A origem das espécies” foi lançado e como ele revolucionou a visão do homem sobre a natureza e a sociedade. Para quem gosta de Biologia, o filme é um prato cheio!  E, veja também a nossa super aula no Blog do Enem sobre Evolução das Espécies. O link está a seguir.

evolução das espécies - completa Dica Blog do Enem 2: Quer saber um pouco mais sobre evolução? Então revise aqui com o Blog do Enem neste post.
Dica Blog do Enem 3: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja aqui os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann.
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel