Revolução Industrial no Enem: veja do artesanato à maquinofatura

Veja quais eram os fatores que estavam presentes para que esta grande mudança acontecesse na Inglaterra do Século XVIII. Foi ali que surgiu a maquinofatura. Confira!

Em meados do século XVIII surgem na Inglaterra as primeiras fábricas modernas, com máquinas movidas pela energia do vapor. Era o início da maquinofatura, o sistema de produção característico da Revolução Industrial.

O que é Revolução Industrial

As mudanças provocadas pela industrialização no modo de os seres humanos viverem, se relacionarem e de produzirem mercadorias foram tão profundas que esse período ficou conhecido como Revolução Industrial.

A Revolução Industrial é um evento ainda em curso. A tecnologia da produção não para de avançar, tornando a fabricação de bens de consumo uma tarefa cada vez mais mecânica e menos humana.

As mudanças da Revolução Industrial

A mudança radical que ocorreu na Revolução Industrial  na Inglaterra entre 1780 e 1840 trouxe a produção mecanizada, também conhecida como maquinofatura.Os equipamentos movidos pela força da máquina a vapor inventada por James Watt em 1760 substituíram o trabalho humano em atividade repetitivas ou que exigiam o uso da força humana ou pela tração de animais.

Nascia ali a produção em série e a organização da força de trabalho na planta de produção com (longas) jornadas definidas e funções especializadas.

Fatores favoráveis à Revolução Industrial

  • Havia grande concentração de riquezas nas mãos da burguesia inglesa, resultado de seus ganhos com as atividades mercantilistas;
  • A partir do século XVII a Inglaterra controlava a oferta de manufaturados nos mercados coloniais;
  • Desde a Revolução Gloriosa de 1688, ocorrida na Inglaterra, governo inglês apoiava efetivamente a busca do lucro privado pelos comerciantes;
  • A Inglaterra possuía grandes jazidas de carvão e ferro, matérias-primas indispensáveis à fabricação de máquinas e geração de energia, e as extraía para o abastecimento doméstico;
  • Nas cidades inglesas havia concentração de mão de obra, resultado do forte êxodo rural provocado pelos cercamentos.

Resumo sobre a Revolução Industrial

Confira agora um resumo online do professor Felipe, do canal do Curso Enem Gratuito, com uma visão bem prática para você aprender sobre a Revolução Industrial. Depois da aula, continue no post para ver como aconteceu a Segunda Revolução Industrial.

Do artesanato à maquinofatura

Antes do surgimento das fábricas o artesanato era o principal meio de organização do processo produtivo de utensílios básicos utilizados no cotidiano, tais como móveis, ferramentas e roupas. Os artesãos conheciam todas as etapas de fabricação de uma mercadoria: compravam a matéria-prima, confeccionavam o produto e vendiam-no.

A produtividade dependia do ritmo e da habilidade do artesão. Por isso, o artesanato não garantia uma produção volumosa. Ainda convivemos com esse tipo de produção, porém, o artesanato voltou-se para a produção de artigos de luxo, peças artísticas e de decoração etc.

No século XV, desenvolveu-se o sistema doméstico: o artesão recebia encomendas de homens de negócio para produzir certas peças. Estes empresários forneciam a matéria-prima, pagavam o artesão e revendiam o produto final.

Mesmo trabalhando no sistema doméstico, o artesão ainda mantinha grande autonomia, pois conhecia todas as etapas de produção da mercadoria e controlava o tempo necessário para a execução de cada tarefa.

Ruptura no controle dos meios de produção e da família

Os novos processos de organização das fábricas e da força de trabalho implantados pela Revolução Industrial com sua maquinofatura provocaram mudanças de fácil percepção:

  1. Nestes sistemas o artesão deixou de ser o dono dos instrumentos;
  2. O local de trabalho passou a ser nos galpões das fábricas; e,
  3. os trabalhadores passaram a ceder a sua força de trabalho em troca de um salário.

Nesta obra abaixo vemos o cenário anterior, quando um artesão e sua esposa trabalhavam em uma oficina doméstica. Podemos perceber que há uma criança no cesto e outra brincando ao lado enquanto os pais trabalham.Revolução Industrial - História EnemVeja no quadro A oficina de um tecelão, pintura de Gillis Rombouts, 1656. Museu Frans Hals, Holanda. In: BRAICK, Patrícia Ramos. Estudar história: das origens do homem à era digital. 8º. ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2011. p. 82.

O sistema doméstico de produção não separava a vida familiar das tarefas do trabalho. A moradia se confundia com o local do trabalho.

Paródia sobre a Revolução Industrial

Veja agora uma música bem divertida com a Paródia do professor Felipe Oliveira, sobre as diferenças entre a produção artesanal, a manufatura e a maquinofatura:

Muito divertida esta paródia, e com ela você aprende, mesmo, as diferenças entre o Modo de Produção Artesanal e o Modo de Produção Industria.

O Controle na Produção Industrial

A manufatura surge no mesmo período, quando estes empresários começam a agrupar os artesãos em grandes galpões para controlar melhor a produção.

Neste sistema a produção era dividida em diferentes etapas, cada qual realizada por um trabalhador, contando com o auxílio de ferramentas e algumas máquinas simples.

Imagem de uma oficina que fabricava botas e que estava organizada a partir da divisão do trabalho.Revolução Industrial - História EnemFonte: VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix: história. 8º. ano. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2012. p. 104.

Na segunda metade do século XVIII, a manufatura foi substituída pela maquinofatura. Os comerciantes queriam mais mercadorias para vender e reclamavam do ritmo de trabalho dos artesãos, o qual achavam lento.

Buscaram, então, uma saída para aumentar a produtividade sem depender do conhecimento do artesão sobre o processo de produção: a máquina.

A tarefa do trabalhador era alimentar a máquina, controlar sua velocidade e zelar por sua manutenção.  A principal conseqüência dessa organização foi a dependência do homem em relação à tecnologia.

O trabalhador deixou de ser o dono dos instrumentos de trabalho e perdeu o conhecimento que tinha de todo o processo de produção.

A imagem representa uma tecelagem na Inglaterra. Na Gravura de 1833 está o registro do ambiente industrial que foi revolucionário para a época.revolucao-industrial-4Fonte da imagem: BRAICK, Patrícia Ramos. Estudar história: das origens do homem à era digital. 8º. ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2011. p. 83.

A Segunda Revolução Industrial

A evolução contínua no campo da ciência e da tecnologia permitiu o desenvolvimento de máquinas cada vez mais eficazes na produção em série e nas formas de domínio humano sobre as fontes de energia.

Este ciclo contínuo provocou nas décadas de 1850 a 1870 um novo salto, denominado A Segunda Revolução Industrial. A Segunda Revolução IndustrialConfira aqui um resumo completo da Segunda Revolução Industrial para as provas do Enem e dos vestibulares.

Simulado Enem sobre Revolução Industrial e maquinofatura

Vamos testar o seu nível sobre este conteúdo?  Cai direto no Enem e nos vestibulares.  São apenas 10 questões com Gabarito na hora. Veja:

Simulado A Revolução Industrial

.

.

Problemas Sociais e a Revolução Industrial – O intenso movimento de trabalhadores para os centros urbanos causou sérios problemas sociais, além de péssimas condições de vida nas cidades.

Além da acumulação de capitais no comércio ou em conquistas no exterior as terras inglesas já tinham passado pelos chamados cercamentos, colocando em prática os conceitos de propriedade privada, contribuindo para uma profunda transformação no campo inglês.

História Enem Primeira locomotiva a vapor, construída em 1804, pelo engenheiro inglês Richard Trevithick.

 Outra vantagem complementar que pode ser apontada como causadora do pioneirismo da Inglaterra na Revolução Industrial era o domínio das navegações comerciais, facilitando a expansão de mercados consumidores em meio marítimo.

Exercício de Revolução Industrial: Agora chegou a vez de você testar o seu conhecimento. Responda a esta questão do Enem que o Blog do Enem preparou para você.

(Enem-MEC)

“Um operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um quarto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes.”

SMITH, Adam. A riqueza das nações: investigação sobre a sua natureza e suas causas. São Paulo: Nova Cultural, 1985. v. 1.

Revolução Industrial - História Enem

A respeito do texto e do quadrinho são feitas as seguintes afirmações.

I. Ambos retratam a intensa divisão do trabalho, à qual são submetidos os operários.

II. O texto refere-se à produção informatizada e o quadrinho, à produção artesanal.

III. Ambos contêm a ideia de que o produto da atividade industrial não depende do conhecimento de todo o processo por parte do operário.

Dentre essas afirmações, apenas:

a) (     ) I está correta.
b) (     ) II está correta.
c) (     ) III está correta.
d) (     ) I e II estão corretas.
e) (     )  I e III estão corretas.

Resposta: a resposta correta é a letra “e”.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel