Tipos de rochas e suas características – Geografia Enem

Sabe aquela pedra que você viu? Na verdade, pedra é um nome dado para um fragmento de rocha. Sim, toda pedra é rocha! Mas, lembre-se: nem toda rocha é pedra, ok?

Para início de conversa, rocha nada mais é do que o agregado de um ou mais minerais em forma sólida. Toda a camada externa da Terra, a litosfera, é formada por rochas dos mais diversos tamanhos.

As rochas podem ser classificadas pela sua composição química, sua textura ou até sua forma. Mas, a classificação mais utilizada é conforme sua formação, ou seja, sua origem. Você sabe como podemos classificar os tipos de rochas? Não? Então, veja este super post de geografia para gabaritar o Enem e os vestibulares!

– Rochas Ígneas

As rochas ígneas ou magmáticas são formadas através da solidificação do magma, porém, essa solidificação pode ocorrer de duas formas diferentes:

  • Intrusiva – ela tem a solidificação na parte interna da crosta terrestre, sendo mais lento o processo e ocorrendo de dentro pra fora. Isso faz com que os cristais e agrupamentos de minerais fiquem visíveis a olho nu. Um exemplo fácil, que você pode ter em casa, inclusive, é o granito.
1
Granito utilizado em pia
  • Extrusiva – ela solidifica na parte externa da Terra, num processo mais rápido, solidificando de fora para dentro (tipo quando você faz brigadeiro de panela e deixa esfriar, sabe?). Esse processo não deixa os cristais visíveis a olho nu, fazendo com que a rocha fique escura e opaca. O basalto é um exemplar dessa formação.
33
Fonte: https://pixabay.com/pt/lava-fluxo-de-lava-basalto-375902/

Lava solidificada

– Rochas Sedimentares

As rochas sedimentares, como diz o próprio nome, se formam através da compactação de sedimentos, mas também se formam de maneiras diferentes.

  • Detríticas – formadas através da compactação de sedimentos apenas. Você percebe pelas camadas que se formam. Exemplo, o arenito.
3
Fonte: https://pixabay.com/pt/arenito-a-onda-pedra-natureza-467714/

Arenito

  • Químicas – além dos fragmentos de rochas, contamos com a presença da água, infiltrando e transportando os sedimentos, dando origem a uma nova rocha. A sal-gema é um exemplo. Outros exemplos comuns são as estalactites e estalagmites.
4
Fonte: https://pixabay.com/pt/caverna-covil-do-drag%C3%A3o-mallorca-374728/

Caverna Covil do Dragão – Mallorca – Espanha

  • Orgânicas – são formadas com os sedimentos e matéria orgânica, como por exemplo, o carvão mineral.
55
Fonte: https://pixabay.com/pt/black-btu-carv%C3%A3o-combust%C3%ADvel-88320/

Carvão Mineral

– Rochas Metamórficas

A nomenclatura já diz muito: metamorfose, transformação. Estas rochas se formam de uma rocha pré-existente que sofreu elevação de temperatura e pressão, misturando-se, ou não, a outra rocha. O exemplo mais clássico é o mármore.

6

Tampo de Mármore

Dica: Quando for utilizar mármore, ou rochas sedimentares, principalmente as porosas, não coloque em contato com água (em grande quantidade), pois ela infiltrará e vai desgastando a peça que você colocou, como um pia. Sim, é bonito, mas a durabilidade pode ser reduzida por conta do contato com a água.

Ficou com alguma dúvida? Veja a videoaula do prof. Carrieri sobre o assunto:

Para entender melhor como se formam as rochas, há um esquema que mostra que o início de toda rocha é o magma e o fim delas também.

7
Fonte: http://portefolio-geologia-biologia.webnode.pt/ciclo-das-rochas/

Ciclo das Rochas

Notou que estamos falando de um sistema cíclico, ok? Então sempre teremos a formação de rochas.

Para saber mais sobre os tipo de rocha, veja a nossa videoaula a seguir:

Grande abraço e bons estudos aí galera!

Exercícios sobre tipos de rochas

1. (UEM) Sobre as rochas que compõem a crosta terrestre, assinale a alternativa correta.

a) As rochas sedimentares formaram-se pelo resfriamento e pela solidificação de minerais da crosta terrestre, isto é, o magma.

b) As rochas metamórficas formaram-se a partir das transformações sofridas pelas rochas magmáticas e sedimentares quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra.

c) As rochas magmáticas formaram-se a partir da compactação de sedimentos de outras rochas.

d) O arenito e o calcário são exemplos de rochas metamórficas.

e) O gnaisse e o mármore são exemplos de rochas sedimentares.

 

2. (UFV) Observe a figura abaixo:

8

No decorrer do tempo geológico, as rochas passam por diversas modificações e se transformam. Com base na figura acima e nos conhecimentos sobre dinâmica da crosta terrestre, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) As rochas ígneas são formadas a partir do resfriamento do magma, levando à formação de rochas como o granito.

b) O intemperismo transforma as rochas ígneas em metamórficas, como ocorreu com a formação do calcário na região de Sete Lagoas (MG).

c) As rochas metamórficas são mais resistentes ao intemperismo do que as rochas sedimentares, permitindo o uso dessas na construção civil.

d) As rochas sedimentares são formadas pelo processo de compactação do material oriundo do intemperismo e do transporte das rochas ígneas ou metamórficas.

e) As rochas metamórficas resultam da transformação de rochas antigas, submetidas à pressão ou elevação de temperaturas, como é caso do gnaisse.

GABARITO

1 – B

2 – B

O textos e exemplos acima sobre tipos de rochas foram escritos pelo professor Leandro, formada em Geografia pela Udesc. Leandro leciona Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel