As datas da segunda edição do Sisu 2023 já foram divulgadas! É hora de saber como e quando fazer a sua inscrição para concorrer a uma vaga nas universidades participantes!
Vem aí a segunda edição do Sisu 2023! O Ministério da Educação disponibilizou as datas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior na tarde do dia 24 de maio. O prazo para a adesão das universidades participantes também já foi anunciado.
O Sistema de Seleção Unificada usa as notas do Enem para classificar os candidatos e garantir, assim, o seu ingresso em universidades públicas brasileiras.
A edição do primeiro semestre ofertou 226.399 vagas em 128 instituições públicas de todo o país. Foram registrados um total de 1.073.024 inscritos.
Os editais dos programas do governo federal – Sisu, Prouni e Fies -, ainda não foram publicados.
Acompanhe a leitura para saber mais sobre a segunda edição do Sisu 2023.
Cronograma da segunda edição do Sisu 2023
Fique atento aos prazos da segunda edição do Sisu 2023 divulgados até o momento:
- Inscrições: 19 a 22 de junho
- Resultado da chamada regular: 27 de junho
- Matrícula da chamada regular: 29 de junho a 4 de julho
- Prazo para participar da lista de espera: 27 de junho a 4 de julho
- Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições: a partir do dia 10 de julho
Inscrições para a segunda edição do Sisu 2023
O período de inscrições para a segunda edição do Sisu 2023 vai de 19 a 22 de junho. É preciso acessar o site oficial para concorrer a uma das vagas e indicar:
- Suas opções de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso e turno, em ordem de preferência;
- A modalidade de concorrência.
Quanto à modalidade, os candidatos podem optar pelas vagas destinadas às políticas de ações afirmativas adotadas pela instituição no Termo de Adesão ao Sisu ou na ampla concorrência.
Até o fim do prazo, os estudantes podem alterar as opções informadas, quantas vezes achar necessárias, bem como cancelar a inscrição.
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 27 de junho.
Quem pode se inscrever na segunda edição do Sisu 2023?
A forma de seleção para a segunda edição do Sisu 2023 é por meio do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Portanto, podem participar estudantes que fizeram o Enem 2022, não zeraram a redação do exame e já concluíram o ensino médio.
Os critérios para a classificação de candidatos no Sisu incluem:
- Maior nota na redação;
- Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
- Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
O Sistema calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso, baseado no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.
Quais são as modalidades de vagas disponíveis no Sisu?
As modalidades de vagas disponíveis no Sisu podem variar conforme a Instituição de Ensino que participa da seleção. No entanto, geralmente abrangem:
- A0: Ampla concorrência.
- L1: Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
- L2: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
- L5: Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
- L6: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
- L10: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
- L14: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
- V7884: Candidatos de comunidades remanescentes de quilombos ou comunidades identitárias tradicionais.
- V7885: Candidatos indígenas aldeados.
- V7886: Candidatos transexuais, travestis e transgêneros.
- V7887: Candidatos de origem cigana.
- V7888: Candidatos em situação de privação de liberdade ou egressas do sistema prisional ou refugiadas.
Estude de graça para o Enem 2023
Se você vai fazer o Enem 2023, já é hora de começar a se preparar! Nada melhor do que contar com os melhores professores e ter acesso aos conteúdos que mais caem nas provas, concorda?
Então, estude com o Curso Enem Gratuito, uma plataforma totalmente sem custos que oferece Planos de Estudo que se adaptam perfeitamente às suas necessidades.
Você terá acesso a aulas escritas, videoaulas, resumos, e-books e simulados para aumentar as suas chances de ter um excelente desempenho no Enem 2023 e garantir o seu ingresso no ensino superior por meio de programas como o Sisu.
Comece hoje mesmo!