O que são as nota de corte do Sisu e como utilizá-las

Nota de corte é a menor nota que um candidato precisa tirar para ser aprovado na 1ª chamada. Cada modalidade de concorrência tem uma nota de corte diferente. Entenda!

As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2022 estão chegando. Entre os dias 15 e 18 de fevereiro, os candidatos vão encarar a disputa pelas notas de corte em instituições públicas de ensino superior do Brasil inteiro. Saiba o que são as notas de corte, como são calculadas e confira a lista de notas de corte do Sisu 2021 para calcular suas chances!

O que são as notas de corte do Sisu

A nota de corte nada mais é do que a menor nota que um candidato precisa tirar pra ser aprovado no Sisu. As notas de corte são calculadas para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

A fim de entender melhor, imagine que uma universidade disponibilizou 10 vagas pra determinado curso na ampla concorrência. De todas as pessoas que se inscreveram para concorrer a essas vagas, serão selecionadas as 10 que tiverem as maiores notas. A nota de corte é a nota da pessoa que foi aprovada na última colocação, ou seja, da pessoa que teve a 10ª maior nota.

Notas de corte parciais

A nota de corte final de cada curso só é divulgada junto com o resultado do Sisu. Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula uma nota de corte parcial para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Essas notas mudam todos os dias porque novas pessoas se inscrevem e os candidatos alteram as opções de curso. Portanto, as notas de corte parciais não são garantia de aprovação. São só uma referência pra ajudar no monitoramento da inscrição e a decidir qual é a opção com maior probabilidade de aprovação.

Diferença entre as notas de corte da ampla concorrência e das cotas

As vagas destinadas à ampla concorrência e de cada modalidade de cota são ofertadas separadamente no Sisu. Por isso, elas possuem notas de corte diferentes. Portanto, se você se inscrever pra cotas raciais e de escola pública, por exemplo, você só vai concorrer com quem se inscreveu nessa mesma modalidade.

As notas de corte costumam ser mais baixas nas cotas do que na ampla concorrência. Por exemplo: as notas de corte de cotas para estudantes de escola pública são, em média, 6,3% menores do que na ampla concorrência. Veja alguns exemplos da diferença nas notas de corte de Arquitetura no Sisu 2021:

Universidade Ampla concorrência

Cotas para escola pública

USP (São Paulo)

803,53 766,84

USP (São Carlos)

796,97

750,05

UFPE (Recife)

757,22

751,4

UFSC (Florianópolis) 756,44

734,76

UFMG (Belo Horizonte – Matutino) 753,26

739,72

Então, quando você estiver pesquisando notas de corte de um curso ou universidade é importante saber em qual modalidade você se encaixa. Se você não sabe como as categorias de cotas funcionam, assista ao vídeo do Curso Enem Gratuito:

Notas de corte no Sisu 2021

Aqui no Blog do Enem nós temos a lista completa das notas de corte do Sisu do ano passado. Você já pode pesquisar pelo curso e universidade que você deseja para ter uma noção de quantos pontos precisa para ser aprovado. Aproveite para ver também as 10 maiores e 10 menores notas de corte do Sisu!

Notas mínimas e médias mínimas

Além disso, existe a nota mínima e a média mínima, que são diferentes das notas de corte. Alguns cursos e instituições exigem que o candidato tire uma nota mínima pra concorrer a uma vaga. 

No Sisu de 2021, por exemplo, todos os cursos da UFMG exigiram 300 pontos como nota mínima na Redação. Enquanto isso, o curso de Medicina da USP exigiu que os candidatos tenham tirado pelo menos 500 em cada uma das 5 provas.

Como calcular a nota do Enem para o Sisu

Uma dúvida que sempre aparece durante o Sisu é: por que as notas dos candidatos não são as mesmas em todos os cursos e universidades?

Isso acontece porque cada curso, dentro de cada universidade, pode escolher qual peso dará para cada prova do Enem. Alguns cursos e instituições optam por dar peso 1 a todas as provas. Nesses casos, basta fazer uma média aritmética simples (somar tudo e dividir por 5) para descobrir sua nota.

Enquanto isso, existem cursos e instituições que atribuem pesos diferentes. Por isso, em vez de fazer uma média aritmética simples, o sistema do Sisu faz uma média ponderada de acordo com os pesos informados pela instituição. 

A fim de entender melhor, vamos ver o exemplo dos pesos atribuídos pelo curso de Direito da UFSC no Sisu 2021:

  • Redação: 2
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 1
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: 2
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 2
  • Matemática e suas Tecnologias: 1

Para saber qual a sua nota nesse curso, você teria que multiplicar por 2 suas notas de Redação, Ciências Humanas e Linguagens. Em seguida, deveria somar o resultado com as notas de Ciências da Natureza e Matemática. Por fim, teria que dividir o total por 8, que é o número total de pesos. Dessa maneira você descobriria sua nota para concorrer ao curso de Direito da UFSC.

Média ponderada da nota do Enem - notas de corte

Não se preocupe porque não é necessário fazer esse cálculo na inscrição do Sisu. O sistema sempre mostra qual é a sua nota pra aquela vaga. Mas, se você quiser saber quais são os pesos de determinado curso, é só buscar pelo termo de adesão da instituição no Sisu. Esse documento sempre está disponível no site de cada universidade.

Bônus regional

Por fim, também é possível que você já tenha se deparado com alguma nota de corte superando os 900 pontos. Isso só acontece porque algumas universidades têm um bônus regional.

Esse bônus é um acréscimo na nota dos candidatos que estudaram no estado onde universidade está localizada. Também pode ser que apenas uma região do estado seja contemplada. As regras sobre qual período que o estudante deve ter cursado na região são determinadas por cada instituição.

O acréscimo na nota tem o objetivo de reduzir a desigualdade regional no ensino superior. Algumas universidades que concedem o bônus regional são a UFMA, a UFPE e a UFPB, mas isso pode mudar a cada edição do Sisu.

Se você quiser saber mais sobre as notas de corte, não deixe de ver o vídeo do Curso Enem Gratuito:

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Enem, Sisu
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel