10 dicas dos corretores da Redação do Enem para pontuar melhor

A hora é sempre agora para buscar uma boa nota no texto dissertativo-argumentativo. Confira com os professores as dicas dos corretores da Redação para você mandar bem:

Quando chegar o dia da prova de Redação o nível de adrenalina dos candidatos bate no teto. É o momento de maior tensão e nervosismo. Mandar bem no texto dissertativo-argumentativo vale até 1000 pontos. Então, aproveite agora e veja as 10 dicas dos corretores da Redação do Enem para pontuar melhor.

Tirar uma nota acima de 700 pontos pode definir quem vai passa e quem fica na Lista de Espera dos cursos mais disputados.  Muita gente perde pontos só porque não presta atenção em recomendações básicas, bem simples, mas que ajudam a fazer a diferença.

Veja as dicas dos corretores da Redação do Enem

A correção da Introdução da Redação

Gostou aí da professora Daniela Garcia? Ela é mesmo um show na preparação de alunos para a Redação. Você encontra mais aulas dela no canal do Curso Enem Gratuito.

10 dicas de professores que corrigem a Redação

1 – Proposta e texto motivadores

Sabe aqueles textos, imagens gráficos ou ilustrações que vêm nos Cadernos de Prova, e que aparecem antes “do tema”da Redação do Enem? Então, eles não estão ali pra bonito. Leia com atenção os textos de apoio e a proposta da redação.  Eles te ajudam a entender o contexto para você mergulhar no Tema e desenvolver a sua proposta. Só um toque: fuga do tema é ZERO. Você não vai querer correr esse risco, não é mesmo?

2 – Criatividade na Redação Enem

Não se prenda ao comum, use os textos de apoio como APOIO. Não se prenda ou se assemelhe tanto aos exemplos, isso não é bem visto pelo corretores.   Traga algo da sua vivência ou da sua observação, busque  algum fato novo, engraçado, dramático, que faço o leitor se prender ao seu texto. O leitor (no caso o corretor) deve ler linha a linha, na expectativa de chegar ao final com gostinho de “quero mais”.

3 – Não copie os texto motivadores

Ai está mais uma chance de você conseguir zerar na Redação Enem. Se você repetir trechos dos textos de apoio na Redação, também perde pontos. E não é isso que você quer, não é mesmo?

4 – Reflita sobre o tema proposto

Assim como na vida, na sua Redação Enem você deve usar da retórica nas palavras para convencer o leitor do seu texto a acreditar no que você está escrevendo. Coloque um ponto de vista claro no seu texto e use do seu poder de argumentação, variando bem as ideias. Convencer o corretor da sua redação que sua ideia é válida é um bom caminho andado rumo à uma nota super agradável.

5 – Reúna sua ideias

Complementando a dica 4: não jogue suas ideias ao vento em sua Redação Enem. Organize bem direitinho, dando uma maior coerência e coesão ao seu texto. O leitor vai entender melhor e sua redação terá uma nota maneira.  Fique ligado pra não esquecer estas dicas dos corretores da Redação do Enem!

Dicas da Correção do Desenvolvimento

Veja agora as dicas da professora Daniela Garcia sobre a correção desta parte do texto, que é o Desenvolvimento  da Redação.

Gostou? Então, estas sugestões estão alinhadas com as dicas dos corretores da Redação do Enem!

6 – Desenvolva sua ideia

Aqui vai um pouco da dica 4 e 5, somado à atenção. Desenvolva seu texto de modo que o leitor não se perca o “fio da meada”. O poder de articulação aqui é testado, esteja pronto para isso.  E, em cada parágrafo, coloque uma frase-chave

Pense no seu texto em blocos, cada bloco uma ideia correlacionada com a anterior e a próxima. Esses blocos ou parágrafos devem ter uma frase chave, que norteie seu texto. Recomenda-se começar o parágrafo com essa frase-chave, ou tópico frasal como eles gostam de chamar. Assim seu leitor já vai ter um resumo do caminho que seu paragrafo seguirá.

7 – Mantenha o foco, coesão e coerência no seu texto

Agora que os parágrafos da sua Redação Enem estão em conformidade, agora é ver se eles fazem sentido em um todo e mantém uma boa inter-ligação. Releia seu texto e veja se o inicio, o meio e o fim tem uma boa fluidez. Não comece com tudo e deixe seu texto “se apagar”.

8 – Mostre que você não é só um rostinho bonito, também tem conhecimento

Uma grande variedade de assuntos e argumentos mostra que você tem conhecimento do assunto proposto. Traga curiosidades sobre os assuntos descritos, dessa forma os corretores saberão que você entende mesmo do que está falando. Por exemplo: se o tema for um tópico bem contemporâneo, mas que tem ligação com fatos ou eventos passados, tente  falar um pouco da edição anterior, relacionando com o presente.

Dicas dos Corretores da Conclusão da Redação

Você já está concluindo o Desenvolvimento, e logo vai partir para a Proposta de Intervenção, para a Conclusão. Veja as dicas da correção da Conclusão:

9 – Nada de clichês, ok?

Fuja do comum, daquele senso popular e frases prontas que todo mundo diz. Varie o vocabulário e explore seus argumentos a fundo. a palavra é ORIGINALIDADE.

10 – Não fuja JAMAIS do tema da Redação Enem

O tema proposto não deve nunca ser deixado de lado. Ao longo da criação do seu texto, vá relendo para ter certeza que você continua no caminho certo. SE você ver que fugiu um pouco do tema, volte e faça como manda o figurino (e as regras do Enem ). Eu sei que vocês sabem, mas é sempre bom lembrar: FUJIR DO TEMA É ZERO, SEM CHORORÔ.

 

Anotou tudo??

Está ficando cada vez mais fácil se dar bem na Redação Enem, não é caro leitor? Então se liga aqui no Blog do Enem que ainda mais te dar muitas dicas que nem esta lista com as dicas dos corretores da Redação para você pontuar melhor.

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel