Veja os fundamentos sobre o Movimento Retilíneo, sobre Aceleração, Peso e Velocidade. Dominar estes componentes é básico para você mandar bem nas questões de Física no Enem
Revisão sobre Movimentos Retilíneos na Física do Enem. Veja aulas gratuitas sobre Movimento Retilíneo Uniforme, o MRU; e sonre o Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, o MRUV.
Movimento Retilíneo Uniforme
Comece a sua revisão pelas aulas-resumo do canal do Curso Enem Gratuito. A primeira é sobre o clássico MRU: Movimento Retilíneo Uniforme. É o movimento que ocorre com velocidade constante em uma trajetória reta. Vamos revisar esse conteúdo bem importante no Enem e nos vestibulares?
Muito boa esta aula-resumo. sobre Movimento Retilíneo. É do canal Curso Enem Gratuito.
Agora, veja o resumo de Velocidade, uma base para as questões de Movimento
Gostou do resumo do professor Rosseto? Excelente! É base para questões de Movimento Retilineo.
Em poucas palavras, podemos dizer que a velocidade é o quão rápido ou o quão devagar um veículo ou um corpo se move. Pensando nisso, podemos dizer que a Velocidade Média (Vm) é obtida pela razão entre o deslocamento escalar (s) realizado pelo tempo gasto (t).
Esse assunto é muito frequente nos vestibulares porque ele não aparece somente no conteúdo de cinemática, mas também em outros: dinâmica, eletricidade, etc… Por isso, fique ligadinho (a) 🙂
O conceito de velocidade é a razão entre o deslocamento escalar e o intervalo de tempo. Cuidado: no sistema internacional, a unidade de velocidade é metro por segundo (m/s). Para converter de km/h para m/s, basta dividir por 3,6.
A velocidade é positiva quando o movimento é progressivo; negativa, quando o movimento é retrógrado.
Resumo sobre a Força do Atrito
Hora se seguir no resumo de física para mandar bem. Veja agora . O atrito é uma força de contato entre superfícies. Só existe quando há tendência ou escorregamento entre elas. Em um bloco parado sobre uma superfície qualquer, por exemplo, não existe atrito.
A força de atrito surge devido à interação entre um objeto e a superfície na qual ele está sendo arrastado. Essa força é sempre contrária à tendência do movimento.
A força de atrito estática acontece enquanto o objeto não se move. A força de atrito estática será máxima quando o bloco estiver quase se movimentando, ou seja, na eminência do movimento.
Resumo gratuito de Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
Veja agora um resumo simples e rápido sobre MRUV. A aceleração é o resultado da divisão entre a variação de velocidade e a variação de tempo. Sua unidade de medida no SI é m/s². Saiba mais sobre a aceleração tangencial média agora, na aula do prof Rossetto \o/
Gostou do resumo sobre Movimento Retilíneo Uniformemente Variado? Muito bom! Vamos prosseguir com as questões do Simulado sobre Movimento Retilíneo:
Movimento Uniforme
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UNIFOR CE/2016)
Zenão de Eleia nasceu por volta do ano de 489 a.C. Segundo Aristóteles, Zenão foi o fundador da Dialética como arte de provar ou refutar a verdade de um argumento, partindo de princípios admitidos por seu interlocutor. Para mostrar aos seus adversários que o movimento ou pluralidade é impossível, Zenão inventou alguns paradoxos (para = contra; doxa = opinião), que permitiam a ele refutar as teses apresentadas sobre o movimento.
Um dos exemplos clássicos dos paradoxos de Zenão é o da corrida entre Aquiles (o herói mais veloz da mitologia grega) e a tartaruga. Segundo Zenão, numa disputa entre os dois, se a tartaruga saísse primeiro, Aquiles jamais a alcançaria, pois segundo ele, antes de ultrapassar a tartaruga, Aquiles tinha que alcançar o ponto em que ela estava no momento de sua partida. Enquanto fazia isso, a tartaruga, é claro, se afastava mais um pouco. Repetindo esse processo ao infinito, o pobre herói jamais conseguiria ultrapassar o animal.
A elegância dos paradoxos de Zenão era inegável, mas eles mostravam algo inconcebível, que era impossível o movimento. Esse problema confundiu e confunde até hoje muitos filósofos e físicos e foi duramente atacado por Aristóteles.
Adaptado de: CHERMAN, Alexandre. Sobre os ombros de gigantes:
uma história da física. Jorge Zahar Editor Ltda., 2004.Analisando a célebre corrida entre Aquiles e a tartaruga e supondo que a velocidade a ser desenvolvida por Aquiles seja de 10 m/s e a da tartaruga de 1,2 m/min, qual o tempo máximo de vantagem Aquiles poderia dar a tartaruga para que não perdesse a corrida, supondo um percurso de 1 km?
Exemplo resolvido de exercício em Plano Sem Atrito:
1 – Blocos em contato – Considere dois blocos em contato sendo empurrados por uma força F
- Montando as equações fundamentais para cada bloco, teremos:
- 1) F – F21= (m1 + m2) . a
- 2) F12 = m2a
2 – Exercício com Blocos conectados por um ‘fio ideal’ – Considere dois blocos sendo interligados através de um fio esticado devido à aplicação de uma força F sob o bloco 2
- Montando as equações fundamentais para cada bloco, teremos:
- 1) F -T= (m1 + m2) . a
- 2) T = m1a
Dica 1 – Inércia, Ação e Reação, e Princípio Fundamental da Dinâmica. Entenda as aplicações das Leis de Newton nesta aula de Física Enem – https://blogdoenem.com.br/leis-newton-fisica-enem/
3 – Exercícios com ‘Bloco Pendurado’. Veja.
- Considere um bloco 1 disposto sobre uma mesa sem atrito, sendo puxado por um bloco 2 que se encontra pendurado.
- 1) P2 -T= (m1 + m2)a
- 2) T = m1a
4 – Exercício com Pêndulo
Montando as equações fundamentais em função das componentes da tração:
- 1) Ty = P = mg
- 2) Tx = ma
- a = g . tg θ
Dica 2 – Em um dado movimento, os vetores representam direção e sentido. Entenda como correlacionar essas grandezas nesta aula de Física Enem – https://blogdoenem.com.br/vetores-fisica-enem/
5 – Exercícios com a Máquina de Atwood
Em tal situação destacamos a atuação de uma polia fixa, cuja função principal é a transmissão de uma força de tração gerada por uma interseção de dois blocos 1 e 2 com o planeta Terra.
- Montando as equações fundamentais para cada bloco e considerando (P2 >P1):
- 1) P2 – P1 = (m1 + m2)a
- 2) T – P1 = m1a
Desafios para você resolver e compartilhar a solução encontrada:
Questão 1
(Uftm) Após a cobrança de uma falta, num jogo de futebol, a bola chutada acerta violentamente o rosto de um zagueiro. A foto mostra o instante em que a bola encontra-se muito deformada devido às forças trocadas entre ela e o rosto do jogador.
- A respeito dessa situação são feitas as seguintes afirmações:
- I. A força aplicada pela bola no rosto e a força aplicada pelo rosto na bola têm direções iguais, sentidos opostos e intensidades iguais, porém, não se anulam.
- II. A força aplicada pelo rosto na bola é mais intensa do que a aplicada pela bola no rosto, uma vez que a bola está mais deformada do que o rosto.
- III. A força aplicada pelo rosto na bola atua durante mais tempo do que a aplicada pela bola no rosto, o que explica a inversão do sentido do movimento da bola.
- IV. A força de reação aplicada pela bola no rosto é a força aplicada pela cabeça no pescoço do jogador, que surge como consequência do impacto.
É correto o contido apenas em
- a) I.
- b) I e III.
- c) I e IV.
- d) II e IV.
- e) II, III e IV.
Questão 2 – Exercício de Física
(Unesp) Observe a tirinha:Uma garota de 50 kg está em um elevador sobre uma balança calibrada em newtons. O elevador move-se verticalmente, com aceleração para cima na subida e com aceleração para baixo na descida.
O módulo da aceleração é constante e igual a em ambas situações. Considerando, a diferença, em newtons, entre o peso aparente da garota, indicado na balança, quando o elevador sobe e quando o elevador desce, é igual a
a) 50. b) 100. c) 150 d) 200 e) 250
Questão 3

(Espcex (Aman)) Três blocos A, B e C de massas 4 kg, 6 kg e 8 kg, respectivamente, são dispostos, conforme representado no desenho abaixo, em um local onde a aceleração da gravidade g vale 10m/s2 . Desprezando todas as forças de atrito e considerando ideais as polias e os fios, a intensidade da força horizontal que deve ser aplicada ao bloco A, para que o bloco C suba verticalmente com uma aceleração constante de, é de:
a) 100 N b) 112 N c) 124 N d) 140 e) 176 N
Questão 4
(Uerj) Uma pequena caixa é lançada sobre um plano inclinado e, depois de um intervalo de tempo, desliza com velocidade constante. Observe a figura, na qual o segmento orientado indica a direção e o sentido do movimento da caixa.Entre as representações a seguir, a que melhor indica as forças que atuam sobre a caixa é:
Questão 5
(Unifesp) Na figura está representado um lustre pendurado no teto de uma sala.Nessa situação, considere as seguintes forças:
- I. O peso do lustre, exercido pela Terra, aplicado no centro de gravidade do lustre.
- II. A tração que sustenta o lustre, aplicada no ponto em que o lustre se prende ao fio.
- III. A tração exercida pelo fio no teto da sala, aplicada no ponto em que o fio se prende ao teto.
- IV. A força que o teto exerce no fio, aplicada no ponto em que o fio se prende ao teto.
- Dessas forças, quais configuram um par ação-reação, de acordo com a Terceira Lei de Newton?
a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e III. e) II e IV.
Dica 3 – Revise sobre Gráficos e Movimentos Notáveis – Física Enem – https://blogdoenem.com.br/graficos-movimentos-notaveis-fisica-enem/
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!