Faltam:
para o ENEM

Exercícios sobre As Três Leis de Newton – Revisão Enem

Inércia, Ação e Reação, e Princípio Fundamental da Dinâmica. Entenda as aplicações das Leis de Newton nesta aula de Física Enem

As Três Leis de Newton – Revisão de Física Enem e Vestibular. Confira com exercícios ao final do texto.

1ª Lei de Newton: Princípio da Inércia:

Entendemos inércia como uma propriedade intrínseca da matéria em manter o seu estado inicial ou primitivo. Assim, se um corpo está em repouso, ele tende a manter o seu estado inicial; da mesma forma, se ele está em movimento, ele tende a manter tal estado.

No entanto, se um ponto material estiver livre da ação de força resultante, este permanece em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme.

Dica 1 – Em um dado movimento, os vetores representam direção e sentido. Entenda como correlacionar essas grandezas nesta aula de Física Enem – https://blogdoenem.com.br/vetores-fisica-enem/ vetores e soma vetorial

2ª Lei de Newton: Princípio Fundamental da Dinâmica (P.F.D.)

  • Quando uma força resultante é aplicada sobre um corpo, ela produz uma aceleração de mesma direção e sentido, com intensidade diretamente proporcional à intensidade da força.
  • image004.jpg

3ª Lei de Newton: Ação e Reação

  • Quando um corpo M aplica uma força image001.jpg sobre um corpo m, o corpo m reage e aplica sobre o corpo M uma força –image003.jpg.
  • As forças de ação e reação são forças simétricas, isto é, têm mesma intensidade, mesma direção e sentidos opostos.
  • As forças de ação e reação nunca se anulam, pois agem sempre em corpos diferentes.

Simulado Enem de Física

– Teste aqui seu conhecimento em 10 questões Online. Gabarito na mesma hora, com aulas de revisão para os temas que você não acertar. Acesso gratuito aqui para o Simulado Enem de Físicasimulado-enem-de-%e2%80%8cfisica-fino

Aulão de Revisão Online sobre as Três Leis de Newton:

Desafios sobre As Três Leis de Newton

Questão 1

(Uff) Dois corpos, um de massa m e outro de massa 5m, estão conectados entre si por um fio e o conjunto encontra-se originalmente em repouso, suspenso por uma linha presa a uma haste, como mostra a figura. A linha que prende o conjunto à haste é queimada e o conjunto cai em queda livre.

image006.jpg

Desprezando os efeitos da resistência do ar, indique a figura que representa corretamente as forças f1 e f2 que o fio faz sobre os corpos de massa m e 5m, respectivamente, durante a queda.

a) image008.jpg b) image010.jpg

c) image012.jpg d)image014.jpg e) image016.jpg

Aula Gratuita sobre As Três Leis de Newton:

Dica 2 – Revise sobre Gráficos e Movimentos Notáveis – Física Enem –  https://blogdoenem.com.br/graficos-movimentos-notaveis-fisica-enem/

Questão 2

(Ufpa) Belém tem sofrido com a carga de tráfego em suas vias de trânsito. Os motoristas de ônibus fazem frequentemente verdadeiros malabarismos, que impõem desconforto aos usuários devido às forças inerciais. Se fixarmos um pêndulo no teto do ônibus, podemos observar a presença de tais forças. Sem levar em conta os efeitos do ar em todas as situações hipotéticas, ilustradas abaixo, considere que o pêndulo está em repouso com relação ao ônibus e que o ônibus move-se horizontalmente.

Sendo v a velocidade do ônibus e a sua aceleração, a posição do pêndulo está ilustrada corretamente

a) na situação (I).

b) nas situações (II) e (V).

c) nas situações (II) e (IV).

d) nas situações (III) e (V).

e) nas situações (III) e (IV).

Questão 3

(Uerj) No interior de um avião que se desloca horizontalmente em relação ao solo, com velocidade constante de 1000 km/h, um passageiro deixa cair um copo. Observe a ilustração abaixo, na qual estão indicados quatro pontos no piso do corredor do avião e a posição desse passageiro.

image018.jpg 

O copo, ao cair, atinge o piso do avião próximo ao ponto indicado pela seguinte letra:

a) P

b) Q

c) R

d) S

Dica 3 –Relembre os fundamentos da Cinemática – Física Enem – https://blogdoenem.com.br/fisica-enem-cinematica/

Questão 4

(Ufpel) Uma pessoa de massa igual a 65 kg está dentro de um elevador, inicialmente parado, que começa a descer. Durante um curto intervalo de tempo, o elevador sofre uma aceleração para baixo de módulo igual a 2 m/s2. Considerando-se a aceleração gravitacional no local igual a 10 m/s2, durante o tempo em que o elevador acelera a força normal exercida pelo piso do elevador na pessoa é igual a

a) 520 N.

b) 650 N.

c) 780 N.

d) zero.

image022.jpg

Questão 5

(Enem) Partículas suspensas em um fluido apresentam contínua movimentação aleatória, chamado movimento browniano, causado pelos choques das partículas que compõe o fluido. A ideia de um inventor era construir uma série de palhetas, montadas sobre um eixo, que seriam postas em movimento pela agitação das partículas ao seu redor. Como o movimento ocorreria igualmente em ambos os sentidos de rotação, o cientista concebeu um segundo elemento, um dente de engrenagem assimétrico. Assim, em escala muito pequena, este tipo de motor poderia executar trabalho, por exemplo, puxando um pequeno peso para cima. O esquema, que já foi testado, é mostrado a seguir.

A explicação para a necessidade do uso da engrenagem com trava é:

a) O travamento do motor, para que ele não se solte aleatoriamente.

b) A seleção da velocidade, controlada pela pressão nos dentes da engrenagem.

c) O controle do sentido da velocidade tangencial, permitindo, inclusive, uma fácil leitura do seu valor.

d) A determinação do movimento, devido ao caráter aleatório, cuja tendência é o equilíbrio.

e) A escolha do ângulo a ser girado, sendo possível, inclusive, medi-lo pelo número de dentes da engrenagem.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!