Pronto para as questões de Matemática no vestibular e no Enem? Revise o essencial sobre Função Exponencial. Resumo da teoria, aula gratuita, e exercício resolvido para você lembrar este conteúdo. Confira abaixo.
Função Exponencial – Revisão de Matemática para o Enem. Você lembra? Vamos lá! Começando pelo começo: Veja as definições e principais características, e depois veja o Exercício Resolvido.
- Chama-se função exponencial toda função que pode ser reduzida à seguinte forma:
- f(x) = ax + b,a > 0 e a ≠ 1
- Veja nos Gráficos: Para a > 1, a função é crescente:
- Para 0 < a < 1, a função é decrescente:
Imagem da função:
Para a função f(x)= ax + b a sua imagem será Im = [b,∞].
Exercício resolvido sobre função exponencial:
(UFPR, 2012) – Um grupo de cientistas decidiu utilizar o seguinte modelo logístico, bastante conhecido por matemáticos e biólogos, para estimar o número de pássaros, P(t), de determinada espécie numa área de proteção ambiental. Sendo t o tempo em anos e t = 0 o momento em que o estudo foi iniciado.
- a) Em quanto tempo a população chegará a 400 indivíduos?
- Resolução:
- b) À medida que o tempo t aumenta, o número de pássaros dessa espécie se aproxima de qual valor? Justifique sua resposta.
- Resolução: Para t muito grande, o valor 22-t tende a ser 0; logo, P(t) será dado por
- Portanto, o número de pássaros dessa espécie se aproxima a 500.
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Desafios para você resolver sobre função exponencial
Questão 1
(PUCMG, 2010) O valor de certo equipamento, com- prado por R$ 60.000,00, é reduzido à metade a cada 15 meses. Assim, a equação
V (t) = 60.000 ⋅ ,
onde t é o tempo de uso em meses e V(t) é o valor em reais, representa a variação do valor desse equipamento. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que o valor do equipamento após 45 meses de uso será igual a:
a) R$ 3.750,00 b) R$ 7.500,00 c) R$ 10.000,00 d) R$ 20.000,00
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Questão 2
(PUCMG, 2007) Uma cultura tem, inicialmente, 125 bactérias. Sabendo-se que essa população dobra a cada 2 horas, o tempo necessário, em horas, para que o número de bactérias chegue a 256.000, é igual a:
a) 14
b) 18
c) 22
d) 26
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Questão 3
(ENEM, 2007) A duração do efeito de alguns fármacos está relacionada à sua meia-vida, tempo necessário para que a quantidade original do fármaco no orga- nismo se reduza à metade. A cada intervalo de tempo correspondente a uma meia-vida, a quantidade de fármaco existente no organismo no final do intervalo é igual a 50% da quantidade no início desse intervalo.
O gráfico anterior representa, de forma genérica, o que acontece com a quantidade de fármaco no organismo humano ao longo do tempo.
Fonte: FUCHS, F. D.; WANNMA, C. I. Farmacologia clinica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,1992, p. 40.
A meia-vida do antibiótico amoxicilina é de 1 hora. Assim, se uma dose desse antibiótico for injetada às 12 h em um paciente, o percentual dessa dose que restará em seu organismo às 13h30 será aproximadamente de
a) 10%
b) 15%
c) 25%
d) 35%
e) 50%
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Questão 4
(UFSM, 2006) Num raio de x km, marcado a partir de uma escola de periferia, o Sr. Jones constatou que o número de famílias que recebem menos de 4 salários mínimos é dado por N(x) = K ⋅ 22x, onde K é uma constante e x > 0. Se há 6.144 famílias nessa situação num raio de 5 km da escola, o número que você encontraria delas, num raio de 2 km da escola, seria:
a) 2.048
b) 1.229
c) 192
d) 96
e) 48
Questão 5
(UNIRIO, 2002) Numa população de bactérias, há P(t) = 109 ⋅ 43t bactérias no instante t medido em horas (ou fração da hora). Sabendo-se que inicialmente existem 109 bactérias, quantos minutos são necessários para que se tenha o dobro da população inicial?
a) 20
b) 12
c) 30
d) 15
e)10
- o: Para t = ? tem-se P(t)=400. Portanto:
- Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!