A ação será realizada em todo o Brasil e contará com o apoio de militares
Zika Vírus: Um mosquito não é mais forte que um país inteiro. Este é o slogan da nova campanha de combate ao Zika Vírus, que vem causando o surto de microcefalia no Brasil.
Nesta sexta-feira, dia 19 de fevereiro, o país inteiro se une no dia Dia do Enfrentamento ao Zika Vírus e ao Aedes Aegypti. A mobilização será feita devido à urgência mundial decretada pela Organização Mundial de Saúde, considerando o surto de Zika Vírus um risco global.
O Brasil é o principal foco de contaminação atual. A campanha desta sexta-feira tem foco em informar e envolver toda a população brasileira para que se una no combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Uma megaoperação também foi realizada em conjunto com militares e agentes de saúde no último sábado, dia 13.
Zika Vírus e Microcefalia
O Zika Vírus tem no mosquito o vetor que dissemina o vírus entre a população. As principais vítimas potenciais da infeção são os bebês ainda em gestação. O vírus que alcança mulheres durante a gravidez consegue superar as barreiras da placenta e chega ao feto, provocando danos neurológicos como a microcefalia, cegueira, surdez, e retardo mental.
Quizz do Zika Vírus – Quer saber mais sobre este assunto que pode cair no Enem deste ano? Então teste seus conhecimentos sobre um dos assuntos mais falados em todo o Brasil, basta clicar aqui para participar do Quizz do Zika Vírus.
Microcefalia e Zika Vírus no Enem 2016 – Veja também: clicando aqui você tem acesso ao conteúdo que pode cair nos vestibulares e no Enem. Entenda o que é a doença, como se dá a transmissão e o que é esse vírus que tem alarmado a população.
Confira os seis passos para combater o mosquito Aedes Aegypti periodicamente:
1º passo:
2º passo:
3º passo:
4º passo:
5º passo:
6º passo:
Você sabia?
- Eliminar os criadouros potenciais do mosquito é a principal medida contra as doenças
- É importante permitir e acompanhar a visita do agende de saúde na sua casa
- Cada fêmea coloca mais de 100 ovos por vez
- Os ovos podem durar um ano e meio fora da água
- Só as fêmeas picam as pessoas. Elas precisam de sangue para amadurecer os ovos