Entenda a diferença entre conotação e denotação e treine para as provas com questões do Enem e de vestibulares! São 10 exercícios ara você testar seus conhecimentos!
Você já deve ter ouvido as expressões “Maria perdeu a cabeça” ou “morri de rir”. Mas, você sabe que, na verdade, Maria continua com a cabeça sob o pescoço e quem riu ainda está vivo. O sentido dessas frases tem tudo a ver com os conteúdos desta aula. Confira nosso resumo e, em seguida, resolva os exercícios sobre conotação e denotação!
Resumo sobre conotação e denotação
A conotação ou linguagem conotativa é o avesso da denotação, pois trata do sentido figurado, simbólico das palavras, não literal. Encontramos exemplos de uso de palavras com novos sentidos em textos literários, músicas e textos humorísticos. Mas, na redação do Enem, por exemplo, não se deve escrever texto poético, e sim, dissertativo-argumentativo.
Exemplo de conotação: “Há dias que amanhecem noite” (noite no sentido de tristeza, sombrio).
Tirinha com exemplo de linguagem conotativa. Fonte: http://www2.uol.com.br/niquel/bau.shtml.
A denotação será aquela que trata do significado básico e objetivo de uma palavra. Assim, uma palavra com sentido denotativo está no seu sentido literal, primário, real.
Por exemplo: “Gosto de estudar à noite” (noite no sentido de período noturno).
Videoaula sobre conotação e denotação
Antes de resolver os exercícios sobre conotação e denotação, veja com a professora Camila um resumo bem rápido sobre o tema:
Exercícios sobre conotação e denotação
Confira como as linguagens conotativa e denotativa costumam aparecer nas questões do Enem e de vestibulares:
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UNIFOR CE/2016)
O ápice da narrativa da tirinha está centrado no uso de significados diferentes para a mesma palavra, o que dependerá do contexto em que está inserida, como é o caso da palavra “barbero”. A essa propriedade damos o nome de:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(FGV /2012)
Lixo industrial na sua casa
1A obsolescência programada dos produtos já ultrapassou todos os limites. Você compra uma 2geladeira, um fogão, uma máquina de lavar hoje e daqui a três ou quatro meses consulta a lista de 3assistência técnica. Chato, não?
4Vem a assistência técnica autorizada, conserta, ou melhor, dá um jeito por um mês ou dois. E o 5produto quase novo, já reparado, está novamente estragado. Irritante, não?
6Pois é, falamos, discutimos, escrevemos, lemos e vemos programas e filmes sobre a proteção ao 7ambiente. Um tema relevante, empolgante, mas que se contrapõe à curta duração dos produtos.
8Porque, bem, cá entre nós e que ninguém nos ouça, com produtos fabricados para estragar e 9assistência técnica que faz gambiarras, sai mais em conta comprar um novo.
10Chegamos, então, à triste situação de descartar, após um ano ou dois, equipamentos que antes 11duravam dez ou mais anos. Todos feitos com muito plástico, que deforma, enguiça, quebra e não dura.
12A natureza, já tão ameaçada por nosso descaso e desrespeito milenares, sofre com montanhas de 13baterias, carcaças de celulares, de máquinas de lavar e fontes de microcomputadores. Lixo, muito lixo, que 14decorre da cupidez de quem fabrica porcaria para vender novamente em prazo recorde.
Maria Inês Dolci, Folha de S. Paulo, 31/05/2010. Adaptado.
Destes pares de palavras, entendidos no contexto, o único em que ocorrem contrastes entre linguagem formal e informal e entre denotação e conotação é:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(PUC GO/2010)
Comercial com conotação sexual é censurado no Brasil
– Os internautas (Youtube) opinam sobre o primeiro comercial:
– “Toda vez que esse comercial passava eu mudava de canal, onde já se viu dizer que ser moderno é sair transando por aí?”
– “A Censura simplesmente fez o trabalho dela, agora, se os políticos estão fazendo coisas erradas em Brasília, ai já é outra estória, pois um erro não justifica o outro. Democracia não significa ter que abusar do direito de liberdade.”
– “aaaah para né, tanta coisa aai que os políticos fazem e nada acontece, aai uma propaganda que eu dou muita risada é censurada .. eeeeee Brasil ..”
– “povo ipócrita a praça e nossa e o zorra total são mil vezes pior e muita gente vê essas (…), nada de mais no comercial.”
– “Mas sacanagem q tem em Brasilia e ninguem vai Preso!!!”
YOUTUBE. Disponível em:<http://www.youtube.
com/ watch>. Acesso em: 23 set. 2009.As conotações do mesmo signo variam conforme as pessoas, ao passo que os signos com a mesma denotação podem ter diferentes conotações em contextos diversos. Denotação é o sentido literal que a palavra apresenta, e conotação é o sentido que se atribui a ela, considerando-se a circunstância, o emissor, o receptor e a mensagem expressa. Nos textos verbais e nas imagens há uma diferença importante, porque o texto verbal e sua unidade menor, a oração, têm começo e fim e assim podem ser lidos. No texto há signos verbais e não verbais, que se complementam. No entanto,
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UFT TO/2008)
Leia as tirinhas abaixo:
Fonte: Folha de São Paulo,12 de julho de 2007. Folha Ilustrada, E 11.
Sabemos que a compreensão de todo e qualquer texto passa pelo conhecimento prévio do leitor ou ouvinte, como é o caso de tirinhas, charges e piadas. Um termo ou uma palavra, além do seu significado literal, pode vir acrescido de outros significados. No processo de interação da linguagem, o autor intencionalmente busca causar efeitos, desencadear comportamentos, atuar sobre o outro de determinada maneira.
Considerando essa discussão, assinale a alternativa CORRETA:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UFAM/2006)
BANZO
- Visões que n’alma o céu do exílio incuba,
- Mortais visões! Fuzila o azul infando…
- Coleia, basilisco de ouro, ondeando,
- Níger… Bramem leões de fulva juba…
- Uivam chacais… Ressoa a fera tuba
- Dos cafres, pelas grotas retumbando,
- E a estralada das árvores que um bando
- De paquidermes colossais derruba…
- Como o guaraz nas rubras penas dorme,
- Dorme em nimbos de sangue o sol oculto…
- Fuma o saibro africano incandescente…
- Vai coa sombra crescendo o vulto enorme
- Do baobá… E cresce n’alma o vulto
- De uma tristeza imensa, imensamente.
O “basilisco”, segundo os dicionários, é um “ser fantástico em forma de serpente”. Ao comparar o rio Níger com um basilisco, o poeta substituiu a denotação pela conotação, linguagem mais apropriada ao gênero poético. Essa comparação, constante dos versos 3 e 4, pode ser apropriadamente entendida da seguinte maneira:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UEM PR/2004)
Soneto de separação
De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.
De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.
De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.
Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente
Sobre o texto assinale o que for correto.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UNEB BA/2015)
1A abrangência que o conceito de patrimônio adquiriu 2pode ser explicada pela dicotomia na relação entre o 3global e o local. De um lado, o avanço do fenômeno da 4globalização e do sistema capitalista nas cidades como 5discurso homogeneizante de valores e modos de vida 6ameaçou as culturas e tradições locais. Por outro lado, 7o “contramovimento” de revalorização da tradição e da 8cultura que surge no âmbito das microrregiões do 9planeta. Ou seja, a relação dialética entre tradição e 10transformação. Assim, o conceito de patrimônio passa 11por uma considerável ampliação de seu sentido, 12sobretudo diante das contribuições da reformulação do 13olhar acadêmico das Ciências Sociais, o qual despertou 14o interesse por novos objetos, sujeitos sociais e 15temáticas culturais antes mantidos à margem da 16sociedade.
17Nessa perspectiva, foram lançados pela UNESCO 18os projetos Recomendação sobre a Salvaguarda da 19Cultura Tradicional Popular (1989) e Convenção para a 20Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003), com 21diretrizes que orientavam e atribuíam ao conceito de 22patrimônio a categoria de imaterial ou intangível.
23Desde então, foi possível elevar à categoria de 24patrimônio cultural da humanidade ou da nação 25elementos que — na visão mais tradicional do conceito 26de patrimônio — eram descartados, como danças típicas, 27ritos, expressões religiosas, além de práticas cotidianas 28de reprodução da cultura e da vida.
29Assim, de um discurso patrimonial baseado na 30ideia do “monumento histórico e artístico”, que se referia 31aos grandes monumentos do passado, passou-se, em 32nossa era, para uma concepção do patrimônio entendido 33como o conjunto de “bens culturais” referentes às 34diversas identidades coletivas.
BLACH, Mateus. Patrimônio Cultural, parte II: a contemporaneidade. Disponível em:<http://www.sobrehistoria.org/conceito-de-patrimoniocultural/>. Acesso em: 9 nov. 2014.
É exemplo de linguagem conotativa o fragmento apresentado na alternativa
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(Unievangélica GO/2014)
A ciência constrói atletas
Assim como pode descobrir, entre meninos e meninas aparentemente iguais, quem deles tem corpo e jeito para se transformar num grande atleta, a ciência do esporte evolui a cada dia na arte de lapidá-los. Técnicos e especialistas, com ajuda de minuciosos testes conduzidos por cientistas, farejam campeão… É um trabalho requintado, a ponto de se prever como as fibras musculares irão conseguir energia em cada etapa de uma prova, ou em que segundo exato o atleta ficará cansado. O objetivo é sempre um só: rendimento máximo. Antes de se construir um ganhador de medalhas, porém, é preciso saber garimpar a melhor matéria – prima. O Brasil, um país de poucos campeões olímpicos ao longo de sua história, tem um trabalho um tanto artesanal para detectar talentos para o esporte.
Disponível em: <http:/super.abril.com.br/esporte/fisiologia-esforco-biomecanicapsicologia- ciencia-constroi-atletas-439787.shtml>. Acesso em: 23 set. 2013. (Adaptado).
A linguagem conotativa confere maior expressividade ao texto. As palavras lapidar, garimpar e matéria-prima, pertencentes ao mesmo campo semântico, apresentam, no texto, os seguintes significados, respectivamente:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(IBMEC SP/2017)
Leia trechos do cordel de Zé da Luz.
Brasi Caboco
O qui é Brasí Caboco?
É um Brasi diferente
do Brasí das capitá.
É um Brasi brasilêro,
sem mistura de instrangero,
um Brasi nacioná!
É o Brasi qui não veste
liforme de gazimira,
camisa de peito duro,
com butuadura de ouro…
Brasi caboco só veste,
camisa grossa de lista,
carça de brim da “polista”
gibão e chapéu de coro!
Brasi caboco num come
assentado nos banquete,
misturado cum os home
de casaca e anelão…
Brasi caboco só come
o bode seco, o feijão,
e as veiz uma panelada,
um pirão de carne verde,
nos dias da inleição
quando vai servi de iscada
prus home de posição.
(Zé da Luz, Brasi Caboco. http://www.ablc.com.br/cordeis.html)
O cordel é um gênero textual que se relaciona a uma situação de comunicação em que
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UNESP SP/2013)
Os donos da comunicação
Os presidentes, os ditadores e os reis da Espanha que se cuidem porque os donos da comunicação duram muito mais. Os ditadores abrem e fecham a imprensa, os presidentes xingam a TV e os reis da Espanha cassam o rádio, mas, quando a gente soma tudo, os donos da comunicação ainda tão por cima. Mandam na economia, mandam nos intelectuais, mandam nas moças fofinhas que querem aparecer nos shows dos horários nobres e mandam no society que morre se o nome não aparecer nas colunas.
Todo mundo fala mal dos donos da comunicação, mas só de longe. E ninguém fala mal deles por escrito porque quem fala mal deles por escrito nunca mais vê seu nome e sua cara nos “veículos” deles. Isso é assim aqui, na Bessarábia e na Baixa Betuanalândia. Parece que é a lei. O que também é muito justo porque os donos da comunicação são seres lá em cima. Basta ver o seguinte: nós, pra sabermos umas coisinhas, só sabemos delas pela mídia deles, não é mesmo? Agora vocês já imaginaram o que sabem os donos da comunicação que só deixam sair 10% do que sabem?
Pois é; tem gente que faz greve, faz revolução, faz terrorismo, todas essas besteiras. Corajoso mesmo, eu acho, é falar mal de dono de comunicação. Aí tua revolução fica xinfrim, teu terrorismo sai em corpo 6 e se você morre vai lá pro fundo do jornal em quatro linhas.
(Millôr Fernandes. Que país é este?, 1978.)
Millôr Fernandes emprega com conotação irônica o termo inglês society, para referir-se a
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Notas de Corte do Enem
É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas, as notas de corte do Enem para esses cursos passam de 800 pontos.
Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. Veja aqui todas as notas de corte do Enem.