Lista de exercícios sobre conotação e denotação

Entenda a diferença entre conotação e denotação e treine para as provas com questões do Enem e de vestibulares! São 10 exercícios ara você testar seus conhecimentos!

Você já deve ter ouvido as expressões “Maria perdeu a cabeça” ou “morri de rir”. Mas, você sabe que, na verdade, Maria continua com a cabeça sob o pescoço e quem riu ainda está vivo. O sentido dessas frases tem tudo a  ver com os conteúdos desta aula. Confira nosso resumo e, em seguida, resolva os exercícios sobre conotação e denotação!

Resumo sobre conotação e denotação

A conotação ou linguagem conotativa é o avesso da denotação, pois trata do sentido figurado, simbólico das palavras, não literal. Encontramos exemplos de uso de palavras com novos sentidos em textos literários, músicas e textos humorísticos. Mas, na redação do Enem, por exemplo, não se deve escrever texto poético, e sim, dissertativo-argumentativo.

Exemplo de conotação: “Há dias que amanhecem noite” (noite no sentido de tristeza, sombrio).

Tirinha - conotação e denotaçãoTirinha com exemplo de linguagem conotativa. Fonte: http://www2.uol.com.br/niquel/bau.shtml.

A denotação será aquela que trata do significado básico e objetivo de uma palavra. Assim, uma palavra com sentido denotativo está no seu sentido literal, primário, real.

Por exemplo: “Gosto de estudar à noite” (noite no sentido de período noturno).

Videoaula sobre conotação e denotação

Antes de resolver os exercícios sobre conotação e denotação, veja com a professora Camila um resumo bem rápido sobre o tema:

Exercícios sobre conotação e denotação

Confira como as linguagens conotativa e denotativa costumam aparecer nas questões do Enem e de vestibulares:

  1. (UFAM/2006)

    BANZO

     

    1. Visões que n’alma o céu do exílio incuba,
    2. Mortais visões! Fuzila o azul infando…
    3. Coleia, basilisco de ouro, ondeando,
    4. Níger… Bramem leões de fulva juba…

     

    1. Uivam chacais… Ressoa a fera tuba
    2. Dos cafres, pelas grotas retumbando,
    3. E a estralada das árvores que um bando
    4. De paquidermes colossais derruba…

     

    1. Como o guaraz nas rubras penas dorme,
    2. Dorme em nimbos de sangue o sol oculto…
    3. Fuma o saibro africano incandescente…

     

    1. Vai coa sombra crescendo o vulto enorme
    2. Do baobá… E cresce n’alma o vulto
    3. De uma tristeza imensa, imensamente.

    O “basilisco”, segundo os dicionários, é um “ser fantástico em forma de serpente”. Ao comparar o rio Níger com um basilisco, o poeta substituiu a denotação pela conotação, linguagem mais apropriada ao gênero poético. Essa comparação, constante dos versos 3 e 4, pode ser apropriadamente entendida da seguinte maneira:

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  2. (IBMEC SP/2017)

    Leia trechos do cordel de Zé da Luz.

     

    Brasi Caboco

     

    O qui é Brasí Caboco?

    É um Brasi diferente

    do Brasí das capitá.

    É um Brasi brasilêro,

    sem mistura de instrangero,

    um Brasi nacioná!

    É o Brasi qui não veste

    liforme de gazimira,

    camisa de peito duro,

    com butuadura de ouro…

    Brasi caboco só veste,

    camisa grossa de lista,

    carça de brim da “polista”

    gibão e chapéu de coro!

    Brasi caboco num come

    assentado nos banquete,

    misturado cum os home

    de casaca e anelão…

    Brasi caboco só come

    o bode seco, o feijão,

    e as veiz uma panelada,

    um pirão de carne verde,

    nos dias da inleição

    quando vai servi de iscada

    prus home de posição.

    (Zé da Luz, Brasi Caboco. http://www.ablc.com.br/cordeis.html)

     

    O cordel é um gênero textual que se relaciona a uma situação de comunicação em que

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  3. (UFT TO/2008)

    Leia as tirinhas abaixo:

    Fonte: Folha de São Paulo,12 de julho de 2007. Folha Ilustrada, E 11.

    Sabemos que a compreensão de todo e qualquer texto passa pelo conhecimento prévio do leitor ou ouvinte, como é o caso de tirinhas, charges e piadas. Um termo ou uma palavra, além do seu significado literal, pode vir acrescido de outros significados. No processo de interação da linguagem, o autor intencionalmente busca causar efeitos, desencadear comportamentos, atuar sobre o outro de determinada maneira.

    Considerando essa discussão, assinale a alternativa CORRETA:

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  4. (PUC GO/2010)

    Comercial com conotação sexual é censurado no Brasil

     

    – Os internautas (Youtube) opinam sobre o primeiro comercial:

    – “Toda vez que esse comercial passava eu mudava de canal, onde já se viu dizer que ser moderno é sair transando por aí?”

    – “A Censura simplesmente fez o trabalho dela, agora, se os políticos estão fazendo coisas erradas em Brasília, ai já é outra estória, pois um erro não justifica o outro. Democracia não significa ter que abusar do direito de liberdade.”

    – “aaaah para né, tanta coisa aai que os políticos fazem e nada acontece, aai uma propaganda que eu dou muita risada é censurada .. eeeeee Brasil ..”

    – “povo ipócrita a praça e nossa e o zorra total são mil vezes pior e muita gente vê essas (…), nada de mais no comercial.”

    – “Mas sacanagem q tem em Brasilia e ninguem vai Preso!!!”

    YOUTUBE. Disponível em:<http://www.youtube.
    com/ watch>. Acesso em: 23 set. 2009.

     

    As conotações do mesmo signo variam conforme as pessoas, ao passo que os signos com a mesma denotação podem ter diferentes conotações em contextos diversos. Denotação é o sentido literal que a palavra apresenta, e conotação é o sentido que se atribui a ela, considerando-se a circunstância, o emissor, o receptor e a mensagem expressa. Nos textos verbais e nas imagens há uma diferença importante, porque o texto verbal e sua unidade menor, a oração, têm começo e fim e assim podem ser lidos. No texto há signos verbais e não verbais, que se complementam. No entanto,

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  5. (UNESP SP/2013)

    Os donos da comunicação

     

    Os presidentes, os ditadores e os reis da Espanha que se cuidem porque os donos da comunicação duram muito mais. Os ditadores abrem e fecham a imprensa, os presidentes xingam a TV e os reis da Espanha cassam o rádio, mas, quando a gente soma tudo, os donos da comunicação ainda tão por cima. Mandam na economia, mandam nos intelectuais, mandam nas moças fofinhas que querem aparecer nos shows dos horários nobres e mandam no society que morre se o nome não aparecer nas colunas.

    Todo mundo fala mal dos donos da comunicação, mas só de longe. E ninguém fala mal deles por escrito porque quem fala mal deles por escrito nunca mais vê seu nome e sua cara nos “veículos” deles. Isso é assim aqui, na Bessarábia e na Baixa Betuanalândia. Parece que é a lei. O que também é muito justo porque os donos da comunicação são seres lá em cima. Basta ver o seguinte: nós, pra sabermos umas coisinhas, só sabemos delas pela mídia deles, não é mesmo? Agora vocês já imaginaram o que sabem os donos da comunicação que só deixam sair 10% do que sabem?

    Pois é; tem gente que faz greve, faz revolução, faz terrorismo, todas essas besteiras. Corajoso mesmo, eu acho, é falar mal de dono de comunicação. Aí tua revolução fica xinfrim, teu terrorismo sai em corpo 6 e se você morre vai lá pro fundo do jornal em quatro linhas.

    (Millôr Fernandes. Que país é este?, 1978.)

     

    Millôr Fernandes emprega com conotação irônica o termo inglês society, para referir-se a

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  6. (Unievangélica GO/2014)

    A ciência constrói atletas

     

    Assim como pode descobrir, entre meninos e meninas aparentemente iguais, quem deles tem corpo e jeito para se transformar num grande atleta, a ciência do esporte evolui a cada dia na arte de lapidá-los. Técnicos e especialistas, com ajuda de minuciosos testes conduzidos por cientistas, farejam campeão… É um trabalho requintado, a ponto de se prever como as fibras musculares irão conseguir energia em cada etapa de uma prova, ou em que segundo exato o atleta ficará cansado. O objetivo é sempre um só: rendimento máximo. Antes de se construir um ganhador de medalhas, porém, é preciso saber garimpar a melhor matéria – prima. O Brasil, um país de poucos campeões olímpicos ao longo de sua história, tem um trabalho um tanto artesanal para detectar talentos para o esporte.

    Disponível em: <http:/super.abril.com.br/esporte/fisiologia-esforco-biomecanicapsicologia- ciencia-constroi-atletas-439787.shtml>. Acesso em: 23 set. 2013. (Adaptado).

     

    A linguagem conotativa confere maior expressividade ao texto. As palavras lapidar, garimpar e matéria-prima, pertencentes ao mesmo campo semântico, apresentam, no texto, os seguintes significados, respectivamente:

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  7. (FGV /2012)

    Lixo industrial na sua casa

     

    1A obsolescência programada dos produtos já ultrapassou todos os limites. Você compra uma 2geladeira, um fogão, uma máquina de lavar hoje e daqui a três ou quatro meses consulta a lista de 3assistência técnica. Chato, não?

    4Vem a assistência técnica autorizada, conserta, ou melhor, dá um jeito por um mês ou dois. E o 5produto quase novo, já reparado, está novamente estragado. Irritante, não?

    6Pois é, falamos, discutimos, escrevemos, lemos e vemos programas e filmes sobre a proteção ao 7ambiente. Um tema relevante, empolgante, mas que se contrapõe à curta duração dos produtos.

    8Porque, bem, cá entre nós e que ninguém nos ouça, com produtos fabricados para estragar e 9assistência técnica que faz gambiarras, sai mais em conta comprar um novo.

    10Chegamos, então, à triste situação de descartar, após um ano ou dois, equipamentos que antes 11duravam dez ou mais anos. Todos feitos com muito plástico, que deforma, enguiça, quebra e não dura.

    12A natureza, já tão ameaçada por nosso descaso e desrespeito milenares, sofre com montanhas de 13baterias, carcaças de celulares, de máquinas de lavar e fontes de microcomputadores. Lixo, muito lixo, que 14decorre da cupidez de quem fabrica porcaria para vender novamente em prazo recorde.

    Maria Inês Dolci, Folha de S. Paulo, 31/05/2010. Adaptado.

     

    Destes pares de palavras, entendidos no contexto, o único em que ocorrem contrastes entre linguagem formal e informal e entre denotação e conotação é:

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  8. (UEM PR/2004)

    Soneto de separação

    De repente do riso fez-se o pranto

    Silencioso e branco como a bruma

    E das bocas unidas fez-se a espuma

    E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

     

    De repente da calma fez-se o vento

    Que dos olhos desfez a última chama

    E da paixão fez-se o pressentimento

    E do momento imóvel fez-se o drama.

     

    De repente, não mais que de repente

    Fez-se de triste o que se fez amante

    E de sozinho o que se fez contente.

     

    Fez-se do amigo próximo o distante

    Fez-se da vida uma aventura errante

    De repente, não mais que de repente

     

    Sobre o texto assinale o que for correto.

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  9. (UNIFOR CE/2016)

    O ápice da narrativa da tirinha está centrado no uso de significados diferentes para a mesma palavra, o que dependerá do contexto em que está inserida, como é o caso da palavra “barbero”. A essa propriedade damos o nome de:

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  10. (UNEB BA/2015)

    1A abrangência que o conceito de patrimônio adquiriu 2pode ser explicada pela dicotomia na relação entre o 3global e o local. De um lado, o avanço do fenômeno da 4globalização e do sistema capitalista nas cidades como 5discurso homogeneizante de valores e modos de vida 6ameaçou as culturas e tradições locais. Por outro lado, 7o “contramovimento” de revalorização da tradição e da 8cultura que surge no âmbito das microrregiões do 9planeta. Ou seja, a relação dialética entre tradição e 10transformação. Assim, o conceito de patrimônio passa 11por uma considerável ampliação de seu sentido, 12sobretudo diante das contribuições da reformulação do 13olhar acadêmico das Ciências Sociais, o qual despertou 14o interesse por novos objetos, sujeitos sociais e 15temáticas culturais antes mantidos à margem da 16sociedade.

    17Nessa perspectiva, foram lançados pela UNESCO 18os projetos Recomendação sobre a Salvaguarda da 19Cultura Tradicional Popular (1989) e Convenção para a 20Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003), com 21diretrizes que orientavam e atribuíam ao conceito de 22patrimônio a categoria de imaterial ou intangível.

    23Desde então, foi possível elevar à categoria de 24patrimônio cultural da humanidade ou da nação 25elementos que — na visão mais tradicional do conceito 26de patrimônio — eram descartados, como danças típicas, 27ritos, expressões religiosas, além de práticas cotidianas 28de reprodução da cultura e da vida.

    29Assim, de um discurso patrimonial baseado na 30ideia do “monumento histórico e artístico”, que se referia 31aos grandes monumentos do passado, passou-se, em 32nossa era, para uma concepção do patrimônio entendido 33como o conjunto de “bens culturais” referentes às 34diversas identidades coletivas.

    BLACH, Mateus. Patrimônio Cultural, parte II: a contemporaneidade. Disponível em:<http://www.sobrehistoria.org/conceito-de-patrimoniocultural/&gt;. Acesso em: 9 nov. 2014.

     

    É exemplo de linguagem conotativa o fragmento apresentado na alternativa

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Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas, as notas de corte do Enem para esses cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições.  Veja aqui todas as notas de corte do Enem.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
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