Como estudar para o Enem: 5 formas não convencionais

Nem só de apostilas vive o estudante! Dá pra estudar de maneiras diferentes e até divertidas. Vem ver 5 formas não convencionais de estudar para o Enem!

Nós sabemos que estudar para o Enem não é uma tarefa fácil: é muito conteúdo a ser aprendido e revisado, centenas de exercícios a serem feitos, diversas disciplinas pelas quais precisamos passar e ainda temos que nos preparar bem para a redação.

Por outro lado, a maneira convencional de estudar muitas vezes é maçante e exige um período de dedicação total, evitando que você possa aproveitar seu tempo livre no ônibus, por exemplo, para aprender mais. Muita gente não consegue ler se não for em um ambiente silencioso e a realização de exercícios exige atenção total.

Mas, então, como estudar para o Enem de forma não convencional? É possível aprender de outras maneiras?

A resposta é: sim! E nós separamos 5 formas de você fazer isso no artigo de hoje. Confira!

1. Ouça podcasts

Os podcasts estão cada vez mais em alta justamente pela flexibilidade e facilidade de consumo desse formato de conteúdo. Afinal, você pode ouví-lo no caminho para a escola, na academia, durante uma caminhada, antes de dormir… são infinitas as possibilidades!

Existem podcasts sobre saúde, animais, estilo de vida, política… mas é possível realmente aprender com eles? Sim! E, inclusive, existem programas realizados especialmente para você que está se preparando para o Enem.

Quer uma dica? O Dá Ideia é um podcast sobre possíveis temas de redação do Enem. A cada 15 dias, um novo episódio é lançado abordando assuntos atuais de forma simples e compreensível. Você vai entender como os temas podem cair no Enem e como abordá-los em sua redação. É possível ouvir no site e no Spotify.

2. Assista vídeos no YouTube

Para você que está buscando saber como estudar para o Enem, o YouTube pode ser um ótimo aliado! Na plataforma, você encontrará diversos canais de educação que te ajudarão a aprender sobre os mais diversos temas de forma dinâmica e rápida.

É só jogar o assunto que você precisa estudar na barra de pesquisas e esperar pelos resultados! Provavelmente, você encontrará desde videoaulas maiores até pequenos vídeos sintetizando o tema.

Uma boa dica é utilizar o YouTube para aprender sobre aquela matéria que está difícil de entender. Você poderá encontrar vídeos bastante didáticos e até mesmo macetes que te ajudarão a compreender o assunto e a fixá-lo.

No canal da Imaginie, por exemplo, você pode tirar diversas dúvidas sobre português e redação. Assim, você aprende de forma fácil, rápida e divertida!

3. Acompanhe influenciadores

Todo mundo que já precisou fazer uma rotina de estudos para o Enem sabe que essa é uma etapa difícil para a maioria dos estudantes. Por conta disso, algumas pessoas resolvem compartilhar suas experiências e dicas pela internet!

Então, uma ótima dica para você que quer saber como estudar para o Enem de forma não convencional é procurar por influenciadores da área de educação.

Além de encontrar dicas sobre como organizar sua rotina de estudos, você também poderá aprender sobre diversas áreas com professores e estudantes que utilizam o Instagram e o YouTube, por exemplo, para ensinar outras pessoas.

Procure por pessoas de referência das áreas que você precisa aprender e comece a acompanhá-las. Eventualmente, você poderá aprender algo novo com uma publicação em seu feed do Instagram ou enquanto assiste os stories, por exemplo.

4. Siga páginas de educação no Instagram

Outra forma de você receber conteúdos rápidos e fáceis para estudar para o Enem é seguindo páginas de educação no Instagram.

A @imaginieedu, por exemplo, divulga diversos conteúdos sobre português para te ajudar a não errar as regras gramaticais, a aumentar o seu vocabulário e muito mais! Existem diversas outras que podem te ajudar a se desenvolver nas mais variadas áreas e a ficar mais preparado para o Enem.

Então, que tal já começar a procurar agora quais perfis você pode seguir para estudar até mesmo quando estiver dando aquela olhadinha no Instagram? Não custa nada e ainda pode te ajudar muito!

5. Assista a filmes e documentários

Sobrou aquele tempinho para assistir um filme? Que tal aproveitar esse tempo para aprender enquanto também se diverte?

Existem diversos filmes e documentários que podem te ajudar a aprender sobre história nacional e internacional, política, geografia, biologia… você relaxa enquanto aprende coisas novas e assimila os conhecimentos de forma simples e divertida!

E então, gostou das nossas dicas sobre como estudar para o Enem de forma não convencional? Já quer saber como fazer isso a partir de hoje? Então baixe o nosso ebook com filmes e documentários para aumentar o seu repertório sociocultural!

 

Post produzido pelo Blog da Imaginie.

Jade Philippe

Diretora de Conteúdo do Blog do Enem. Formada em Direito, descobriu na comunicação um caminho mais direto para ajudar as pessoas. Foi assim que passou a integrar a equipe do Curso Enem Gratuito, plataforma dedicada a entregar educação livre, de qualidade e gratuita a todos os estudantes do Brasil.
Categorias: Dicas de Estudo
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel