Todo ano, o Ministério da Educação (MEC) realiza uma das principais provas de todo o país: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este ano não é diferente, mas com algumas mudanças que vai obrigar os alunos a se reinventarem na hora dos estudos.
Em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, milhares de alunos começaram a estudar pro Enem em casa. Além disso, muitos são os participantes que não têm renda suficiente para pagar um cursinho ou que simplesmente preferem estudar em casa. Pensando nisso, a gente criou um guia pra te explicar direitinho como estudar para o Enem em casa.
Novas datas do Enem 2020
Primeiramente, os participantes do Enem 202 devem ficar atento as novas datas do exame. Com as mudanças do coronavírus no país, o Enem 2020 também teve que se reinventar para adequar-se às novas medidas de precaução. Assim, veja as novidades do Enem este ano:
Adiamento do Enem
Por conta da suspensão das aulas do Estado por período indeterminado, o MEC e o Inep chegaram ao acordo de adiar a data da prova do Enem. Após votação com os inscritos no Enem, o MEC decidiu adiar a prova para janeiro de 2021.
Agora as provas do Enem serão nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Todavia, essa não era a data desejada pelos estudantes, que votaram para o adiamento da prova para maio de 2021.
Enem digital
Antes mesmo das medidas preventivas desta pandemia, o Inep já havia anunciado as provas digitais do Enem.
O Enem digital ocorrerá em datas diferentes das provas impressas, sendo disponibilizada para 50 mil alunos do país e podem ser escolhidas no momento da inscrição do Enem.
Esta é uma versão piloto para avaliar a possibilidade do Enem ser 100% digital, reduzindo custos da prova e o tornando mais acessível.
Por fim, as dicas do nosso guia de como estudar para o Enem em casa servem tanto para a versão impressa quanto para a digital.
Dicas de como estudar para o Enem em casa
Roteiro de como estudar para o Enem em casa
- Crie uma rotina
- Treine com provas antigas
- Assista videoaulas
- Treine com exercícios de vestibulares
- Defina metas
Crie uma rotina
Entre os maiores desafios de estudar em casa e sozinho é conseguir adquirir disciplina e organização nos seus estudos.
Por isso, é importante você ter um cronograma de estudos que pode te ajudar a se organizar, como uma planilha que separa todo o conteúdo que você precisa estudar para o Enem 2020.
O ideal é que seu cronograma seja semanal, para que você possa distribuir as matérias de acordo com outra tarefas suas ao longo da semana. Lembre-se de deixar um espaço livre para descansar. Saúde mental é tudo!
Treine com provas antigas
Separe as provas antigas do Enem e faça elas na sua casa, como se estivesse no dia da prova.
Separe o tempo de cada dia de prova e simule o dia do Enem em casa. Em seguida, basta acessar o gabarito dos anos anteriores e conferir suas respostas.
Faça este treino com uma certa periodicidade. Assim, pode ir vendo sua evolução ao longo das provas!
Assista videoaulas
Você pode adquirir o conhecimento por meio de aulas online preparatórias para o Enem. O Stoodi é um cursinho online que está de Portas Abertas em tempos de coronavírus.
Por isso, acesse o site e, com apenas um cadastro gratuito, você terá acesso a todas as aulas preparatórias para o Enem.
Use exercícios de vestibular online
Avaliar seu desempenho a cada é importante para ver se está aprendendo mais e onde está com dificuldade no momento de estudo.
Por isso, pratique bastante! Use exercícios online de vestibulares antigos e acompanhe as resoluções. O Stoodi liberou mais de três mil exercícios de vestibular. Aproveite!
Defina metas
Estudar todos os dias em um mesmo ambiente pode ser cansativo, ainda mais a longo prazo.
Por isso, é importante manter-se motivado, realizando pequenas ações que irão mostrar seu esforço a longo prazo e cada uma das suas conquistas no dia a dia.
Assim, anote em uma agenda todos os itens que você tem que realizar no dia, aumentando aos poucos suas metas, até encontrar o seu limite.
Uma boa ideia é escrever seu objetivo em pequenos papéis, com frases motivacionais que o lembre do que você quer realizar com essa rotina de estudos. Dessa forma, você irá conseguir ter mais perspectiva em momentos de dificuldade.
Como estudar a redação do Enem em casa?
Entre todas as dificuldades de estudar para o Enem em casa, treinar a redação pode parecer um desafio, não é mesmo? Afinal, como conseguir um professor que irá corrigir para você?
Contudo, estudar para a redação do Enem em casa pode ser mais fácil do que parece. Veja o passo a passo:
- Escolha um tema: procure em matérias online propostas de possíveis temas que podem cair no Enem, ou use temas que já caíram em edições anteriores.
- Use uma folha de redação: você pode conseguir uma folha de redação online que possui 30 linhas, assim como no dia da prova, para treinar o espaço da escrita.
- Informe-se: pesquise sobre o temas que você escolheu, entendendo a sua importância e definindo uma opinião sobre o assunto. Não se esqueça de absorver dados e referências de autores sobre o conteúdo
- Faça a redação: sente-se em um local isolado de sua casa e escreva a redação como se estivesse no dia da prova. Cronometre o tempo e vá adequando-se com relação a tempo de escrita e até para passar sua redação a limpo.
- Mande para a correção de redação online: por meio de um cursinho online, você consegue encaminhar sua redação para uma avaliação com um corretor online. Bastante digitar o conteúdo e esperar alguns dias para ter seu resultado.
Você terá a sua nota simulada de acordo com os critérios usados pela correção de redação do Enem, avaliando como está o seu desempenho e quais pontos deve melhorar para uma próximo oportunidade.
O que estudar para o Enem?
O que geralmente assusta os alunos é a quantidade de conteúdo cobrada no exame. Por isso, vamos explicar um pouquinho sobre o que estudar para o Enem.
De antemão, é preciso ter em mente que o Enem cobra questões interdisciplinares. Ou seja, ele poderá abordar em uma questão conceitos de Matemática e de Biologia ao mesmo tempo. Isso pode assustar os alunos, mas quando você estuda pro Enem com as provas antigas, você começa a entender como essas questões funcionam.
Se você não tem muito tempo para ler e resolver provas anteriores, é interessante estudar o que mais cai no Enem.
O que estudar para o Enem 2020?
O ano de 2020 é um ano atípico e a parte de nossas vidas. Por conta disso, o participante precisa ficar atento para os principais temas que podem cair no exame. Veja alguns temas para estudar para o Enem 2020:
- A pandemia do novo coronavírus: relações políticas envolvidas, características dos vírus, questões envolvendo a temática de vacinação, questões sobre pandemias já vividas pelos seres humanos. Além disso, podemos ver alguma questão abordando a sociedade e como ela tem lidado com o isolamento social.
- A luta contra o racismo: em meio a uma pandemia, milhares de pessoas foram para as ruas nos Estados Unidos protestar contra a violência policial e o racismo. O movimento acabou se espalhando para o mundo e para as redes sociais. Aqui, no Brasil, diversos casos de racismo envolvendo a polícia aconteceram em 2020. Assim, estude as notícias sobre George Floyd, o caso de uma mulher negra brasileira que foi pisoteada no pescoço e a morte de João Pedro na sua própria casa.
- Desigualdade social: o Brasil é o sétimo país mais desigual do mundo, segundo o Pnud, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Com a pandemia do coronavírus, a tendência é que a pobreza brasileira aumente e a desigualdade fique cada vez pior. Estude o tema aprofundando em questões como: o contexto histórico e político para a nossa desigualdade, os benefícios sociais destinados aos mais pobres no Brasil e o abismo salarial de pessoas no país.
Por fim, temos mais uma dica.
Cuidado com notícias falsas!
Uma boa dica para quem irá estudar online, é sempre estar atento com notícias e canais de informação.
Contudo, há uma grande quantidade de conteúdo falsos na web e isso pode prejudicar a sua prova e até mesmo sua redação. Por isso, use sites de confiança e autoridade jornalística.
Você pode usar agências de checagem de notícia para saber quais os sites mais confiáveis. Não se informe pelas redes sociais. Questione o que receber por meio de fontes informais e sempre procure saber mais sobre cada assunto!
E aí, gostou das dicas? Então estude bastante, monte seu cronograma de estudos para o Enem e esteja preparado para o grande dia! Boa sorte.