Reaplicação do Enem: excluídos já podem solicitar nova data de provas ao INEP

A Justiça Federal já emitiu decisão em favor dos candidatos que ficaram de fora nas provas do dia 17, e o INEP também tomou a iniciativa de permitir a solicitação na Página do Participante, sem precisar anexar comprovantes. Veja agora:

A dica de hoje é esta: o INEP reconheceu que, de fato, aconteceram problemas de superlotação de salas em algumas cidades nas provas do dia 17 de janeiro (dia da Redação). E os candidatos que foram barrados ou que se sentiram inseguros para fazer a prova em salas cheias podem entrar na Página do Participante e solicitar participação nas provas de 23 e 24 de fevereiro.

Justiça garante Enem 23 e 24 de fevereiro

Independente da possibilidade que o INEP abriu para que os participantes que foram bloqueados nas provas do dia 17 de janeiro possam solicitar a reaplicação do Exame, sem precisar juntar comprovantes, a Justiça Federal de São Paulo já tinha garantido a estes participantes o direito de participar da nova etapa em fevereiro.

Em Santa Catarina está tramitando na Justiça Federal outra ação, impetrada pela Associação Brasileira de Estudantes por EaD, solicitando que o INEP dê ampla divulgação à possibilidade de participação em novas provas, e que somente após esta divulgação é que comece a contar o prazo para a manifestação dos ausentes solicitando participar do Enem de fevereiro.

Curso Gratuito continua para o Enem de fevereiro

A Rede Enem, organização de Impacto Social pela Educação, e que mantem os canais do Blog do Enem, e do Curso Enem Gratuito, avisou que para as provas de fevereiro está garantida a oferta do Intensivo Enem de fevereiro, pelo Curso Enem Gratuito, e também dos Mapas Mentais do Enem; do Resumão Enem de Redação; e do Resumão de Matemática, pelo Blog do Enem. Tudo com acesso 100% gratuito.

Resumão de Biologia, Matemática, Química e Física.

O Blog do Enem está junto com você também para vencer os desafios da semana que vem. Veja agora como estudar de graça com as aulas inéditas do Resumão Enem de Matemática, e os Mapas Mentais do Enem, de Biologia, Química e Física. Confira: Resumão Enem de MatemáticaAumente suas chances neste domingo. Com o Resumão de Matemática você tem 10 aulas com exercícios resolvidos só com os temas que mais caem. E, nos Mapas Mentais do Evem você têm os macetes da prova de Ciências da Natureza. Tudo 100% gratuito.

Ontem o dia foi de abstenção recorde

O tempo fechado, com um domingo de chuvas na maior parte do país deve provocar um novo recorde nas ausências da segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio. Com isso, a abstenção no Enem cresce, e um indicador ainda pior no comparecimento foi divulgado hoje de noite pelo INEP: 55,3% dos inscritos não compareceram à segunda prova.

Pegar um ônibus ou trem com vidros fechados por conta da chuva é contra o protocolo de prevenção ao Covid-19, por exemplo. Estas condições geram insegurança entre os participantes, e que assim calculam o risco de contágio em função crescimento dos números da Pandemia, e muitos optaram por ficar em casa. E o deslocamento em transporte individual ou mesmo caminhando até o local de provas ficou mais complicado em cidades com alagamentos.

Abstenção no Enem cresce

Em Santa Catarina, por exemplo, na capital Florianópolis e nos municípios do entorno chove de maneira constante faz três dias, e com diversos pontos de alagamento e falta de energia elétrica, dificultando a mobilidade urbana (foto).  Dois fatores importantes para reduzir o número de participantes. Na foto, imagem de Florianópolis às 13 horas, no momento de fechamento dos portões do Enem. Com as dificuldades provocadas pela chuva, a abstenção no Enem cresceu na região, acompanhando a tendência nacional.

Comparecimento menor

Mesmo em cidades onde a chuva não atuou como um forte  impeditivo o número de participantes caiu em relação à semana passada. Em São Paulo, nas provas aplicadas na Universidade Paulista, Unidade Marquês de São Vicente, em salas para 40 alunos estavam menos de 15 fazendo provas.

Na Escola João Cursino, em São José dos Campos, por exemplo, apareceram apenas 150 dos 450 candidatos possíveis. Em Goiânia, no campus do Centro Universitário Unigoiás o comparecimento ficou abaixo do registrado no domingo anterior.

O professor Waldenyr Sousa, coordenador da equipe de marketing da instituição, inclusive observou que houve comparecimento maior de candidatos treineiros e de adultos já egressos do Ensino Médio, indicando maior ausência de concluintes do Terceiro ano do Ensino Médio. abstenção no Enem cresce em GoiâniaEm Goiânia, mesmo com sol na hora de chegada dos candidatos aos locais de prova o comparecimento foi menor no dia 24 de janeiro, registrou Waldenyr. Assim, a abstenção no Enem cresce ainda mais.

Cenario nacional desmobilizado

A semana entre os dias 17 e 24 de janeiro teve uma boa notícia para os participantes do Enem, porém divulgada apenas na sexta-feira e de maneira discreta, de que o INEP irá aceitar até o dia 29 manifestações de alunos que foram barrados nas provas do dia 17, por excesso de lotação nas salas, para que possam realizar o exame nos dias 23 e 24 de fevereiro.

O Instituto também disse que os candidatos que assim o desejassem poderiam comparecer já nas provas deste domingo (24 de janeiro), e solicitar a reposição apenas da primeira prova. Porém, em todo o país o que se viu foi um recrudescimento da curva de contágios e de mortes pela Pandemia do Covid-19, o que aumentou o nível de alerta geral para evitar situações de risco de contágio, contribuindo para reduzir o número de presentes nas provas de Matemática e de Ciências da Natureza.

A professora Cibele Schuelter, consultora da Hoper Educação e que faz o monitoramento nacional de comparecimento do Enem em diversos campus universitários, relatou que “sentiu uma baixa drástica no número de participantes. Menos presença ainda que na primeira etapa, ocorrida semana passada. A impressão foi unânime: menos da metade dos alunos compareceram.

No Maranhão, por exemplo, A professora Cibele relatou que “menos de 50% dos participantes da primeira etapa compareceram” nas unidades em que ela monitorou equipes de mobilização. Ela observa que uma parte da evasão nas cidades onde a chuva não foi o maior impedimento pode ter ocorrido pela simples avaliação de participantes que podem não ter ido bem na primeira etapa de provas, e por isso terem desistido.

 

Abstenção recorde no Enem

Veja as informações sobre a Abstenção de 51,5% na primeira prova.

 

Abstenção no Enem cresce

 

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Destaques, Enem Tags:
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel