Inep anuncia adiamento das inscrições do Enem 2023

Inep anunciou o adiamento das inscrições do Enem 2023. Veja o que mudou e fique atento ao cronograma para não perder nenhum prazo!

Uma portaria publicada nesta quarta-feira, dia 15 de março, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou o adiamento das inscrições do Enem 2023. 

Agora, as inscrições de estudantes interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio deste ano devem ser realizadas de 5 a 16 de junho. No cronograma original, essa etapa estava prevista para maio. A aplicação das provas não sofreu alterações, e permanece agendada para os dias 5 e 12 de novembro. 

Siga a leitura e confira o cronograma atualizado do Enem 2023 e outras informações importantes para quem está se preparando para fazer as provas. 

Como ficou o cronograma após o adiamento das inscrições do Enem 2023

Confira abaixo o calendário completo e atualizado após o adiamento das inscrições do Enem 2023 e organize a sua agenda:

  • Inscrições: de 5 a 16 de junho
  • Aplicação do exame: 5 e 12 de novembro
  • Divulgação do gabarito: 24 de novembro
  • Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024

Inscrições do Enem 2023 para PPL 

O Inep também já divulgou o cronograma para a participação de pessoas privadas de liberdade (PPL) no exame, que abrange as pessoas submetidas a penas privativas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade.

A aplicação das provas do Enem PPL acontece desde junho de 2010, com o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença é que são realizadas nas unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação.

Confira o cronograma:

  • Inscrições: de 9 a 27 de outubro
  • Aplicação: 12 e 13 de dezembro
  • Divulgação do gabarito: 27 de dezembro
  • Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024

Para participar, é preciso solicitar a inscrição ao responsável pedagógico da sua unidade e assinar o termo de adesão, responsabilidade e compromisso do Inep. 

Quer saber mais sobre o Enem? Preparamos um vídeo especial para te explicar tudo sobre o exame. Assista!

Prazo para pedir isenção da taxa

O prazo para pedir a isenção da taxa ainda não foi informado, mas a depender das últimas edições, acontecerá antes da abertura das inscrições do Enem 2023. O mesmo período é válido para estudantes que, por algum motivo, não conseguiram participar das provas em 2022 e desejam conseguir a gratuidade novamente, desde que a ausência seja justificada. 

Para solicitar o benefício, é preciso acessar a Página do Participante, no portal do Governo Federal (gov.br). 

As regras do Enem determinam o direito à isenção da taxa para quem:

  • Esteja cursando o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas em 2023;
  • Cursou todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral em escolas particulares, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda e ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

É importante destacar que a concessão da isenção da taxa não assegura a sua participação no exame. Para fazer as provas, é preciso estar inscrito! 

Conteúdo do Enem 2023: estude de graça! 

O conteúdo das provas do Enem 2023 consta na Matriz de Referência do Enem e são temas referentes ao Ensino Médio. 

Para se preparar para o exame, é possível estudar de graça, com o Curso Enem Gratuito, que foi criado com o objetivo de oferecer o melhor conteúdo preparatório para as provas do Enem para estudantes de todo o Brasil. 

Os conteúdos são separados por disciplina e organizados em trilhas de aprendizagem, com videoaulas, ebooks, artigos e muito mais. Assim, cada estudante pode escolher o ritmo e o tempo de duração mais adequados para acompanhar as aulas. 

Conheça suas opções:

Plano de Estudos Extensivo: para estudantes que têm mais tempo para se dedicar.

Plano de Estudos Semiextensivo: para quem está com certa pressa de aprender.

Plano de Estudos Intensivo: para quem está super apressado e tem pouco tempo disponível. 

O Curso Enem Gratuito foi aprovado pelo parecer CEE/SC 210/220 e é recomendado para as escolas de todo país pelo Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação.

Saiba mais sobre o CEG com este vídeo que preparamos especialmente para você:

Vem estudar com a gente! 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel